DEVO SEMPRE RESPEITAR A POO?

MARCOS 07/02/2016 18:23:40
#457315
Boa tarde,colegas!
Estou com duas dúvidas simples:
é claro que pesquisei antes.Mas como não encontrei resposta,
estou aqui,para pedir a ajuda dos colegas:

1.) Diagrama de classes (Especialização)

No meu diagrama de classes,tenho um caso no qual existe uma classe motorista .Ocorre que temos vários
tipos de motorista : (De Betoneira,De Van,de caminhão,etc...). Pelo que entendi da teoria na POO,
tenho de criar uma classe principal para motoristas e outras classes especializadas,uma para cada tipo
de motorista (Betoneira,caminhão,etc...). Até aqui tudo bem.
Mas,ao menos no meu caso, todos os motoristas tem os mesmos atributos,a uma coisa que os diferencia,
é justamente o tipo de veicúlo que dirigem.Minha vontade, é a de criar uma única classe chamada motorista,
e definir um atributo,por exemplo, chamado TipoMot.,para diferencia-los
Estarei do ponto de vista da POO, infringindo alguma boa prática???


2.) Neste mesmo diagrama,tenho uma classe que irá receber dados de um WebService.Algum colega sabe como
deve ser representado(Desenhado) no diagrama esta classe e o WebService de onde os dados virão?

Agradeço qualquer orientação
MOUSER 08/02/2016 09:02:13
#457343
Resposta escolhida
Respondendo a primeira questão:
Citação:

No meu diagrama de classes,tenho um caso no qual existe uma classe motorista .Ocorre que temos vários
tipos de motorista : (De Betoneira,De Van,de caminhão,etc...). Pelo que entendi da teoria na POO,
tenho de criar uma classe principal para motoristas e outras classes especializadas,uma para cada tipo
de motorista (Betoneira,caminhão,etc...). Até aqui tudo bem.
Mas,ao menos no meu caso, todos os motoristas tem os mesmos atributos,a uma coisa que os diferencia,
é justamente o tipo de veicúlo que dirigem.Minha vontade, é a de criar uma única classe chamada motorista,
e definir um atributo,por exemplo, chamado TipoMot.,para diferencia-los
Estarei do ponto de vista da POO, infringindo alguma boa prática???



Não, você só estaria alterando o tipo de informação que esta sendo registrado mas mantendo a mesma regra.

Segunda
Citação:

Neste mesmo diagrama,tenho uma classe que irá receber dados de um WebService.Algum colega sabe como
deve ser representado(Desenhado) no diagrama esta classe e o WebService de onde os dados virão?



Como não trabalho muito com Webservice e estou estudando sobre isso vou ficar te devendo essa. Estou entrando agora no universo Web (Seja na linguagem Asp ou Php e integrar isso a um sistema fisico seja em VB.Net, Java ou C#)
KERPLUNK 08/02/2016 10:56:42
#457357
Como o MOUSE disse, com o primeiro caso não estaria infringindo nenhuma regra. Se existe algum caso muito específico de motorista, sei lá, motorista de disco voador e suas propriedades sejam totalmente diferentes de um motorista de caminhão, ônibus ou carro, aí sim justificaria criar uma classe específica. Basicamente motoristas, são diferenciados pela categoria da CNH A,B,C...

No segundo caso, a origem de dados, não faz a menor diferença de onde vem. Você tem o seu diagrama de classe e uma rotina especializada para converter(se necessário) os dados vindos do WebService para a sua classe.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas