DIAGRAMA DE FLUXOS DE DADOS

ARCADYUM 06/05/2011 19:36:12
#373388
Pessoal,
Gostaria da opinião da galera sobre um assunto, que se não for relativo ao objetivo do fórum peço ao moderador que retire o tópico. Diagrama de Fluxos de Dados: Alguém já utilizou, utiliza ou sabe sobre a matéria? Existe algum programa sobre o assunto que não seja só para modelagem, mas que englobe todo um projeto ?
Aguardo notícias.
ARCADYUM 09/05/2011 09:28:13
#373488
Ninguém.
LLAIA 09/05/2011 11:31:53
#373500
Resposta escolhida
Eu tenho um livro aqui de 1984 que o autor explica a análise estruturada e ao longo do livro ele usa DFD. Eu já encontrei o mesmo livro em sebos. Muitos devem usar ainda, pois embora hoje seja dada muita ênfase à análise OO, muitas linguagens estruturadas ainda estão com muita lenha pra queimar como C.

Aplicativo mesmo só conheço para modelagem.
aplicativo (shareware): http://www.edrawsoft.com/Data-Flow-Diagrams.php

Ao mencionar aplicativo que englobe todo o projeto, não entendi o que vc quis dizer.

Esse site tem um exemplo legal: http://viu.eng.rpi.edu/lab/3/s3_3.html
ARCADYUM 09/05/2011 13:44:06
#373515
Leandro,
provavelmente você tem o Análise Estruturada de Sistemas de Gane e Sarson. Comprei um em sebo. Achei muito simples a forma como eles abordam a idéia do projeto. Quando eu disse que queria um aplicativo que englobasse todo o projeto seria algo como uma ferramenta case que demonstrasse todos os passos do projeto. Na realidade preciso desenvolver um projeto, porém a estrutura oferecida pela orientação a objeto não condiz, pelo menos na minha opinião, com o desenvolvimento do aplicativo em Orientação a Eventos.
Me sugeriram então o projeto em Diagrama de Fluxos de Dados e os conceitos da Análise Estruturada de Sistemas. Andei lendo sobre a matéria em outros sites em busca de uma estrutura pronta de projeto, porém não encontrei nada. Por isso o tópico.
Aguardo notícias.
LLAIA 09/05/2011 15:18:32
#373532
O livro que vc falou é esse mesmo!

Entendi agora. Vc quer todo a metodologia descrita em passos: desde a análise de requisitos até a execução do projeto.

Pelo que entendi do livro quando li há um tempo atrás, os processos são parecidos com os casos de uso da UML que descrevem uma funcionalidade do sistema que usam e alteram os dados e recebem e retornam informação dos estimuladores (não lembro o nome agora desse item do modelo ). E tem também o conceito de dicionário de dados, descrição de algumas funcionalidades em pseudo-código.

Sobre orientação a eventos, o EPC (Event-driven process chain), realmente lembra um pouco o DFD.

De fato não tenho uma resposta precisa, mas um brainstorm pode ajudar né.
ARCADYUM 09/05/2011 17:01:29
#373537
Leandro vou estudar um pouco e entro em contato de novo.
Valeu pela dica.
ALTAFIN 09/05/2011 21:06:52
#373546
Se você quer um livro bom de UML e padrões, recomendo: Utilizando Uml e Padrões - 3ª Edição 2007
Se quiser maiores informações, acesse o site da Livraria Saraiva.
ARCADYUM 10/05/2011 00:50:15
#373553
Altafin,
A UML não seria adequada devido a sus natureza Orientada a Objetos. Devido ao fato do meu desenvolvimento ser em programas Orientados a Eventos, caso do VB a ferramenta de modelagem teria que ser destinada para este tipo de programa. A sugestão de uma ex-professora foi o Diagrama de Fluxos de Dados, porém estou questionando para saber se existem outras.
Agradeço pela atenção e aguardo novas sugestões.
ARCADYUM 17/05/2011 11:20:02
#374153
Pessoal,
Estou agradecendo a todos pelas respostas e encerrando o tópico.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas