DISTRIBUICAO DE SISTEMA

DUMMIES 28/11/2013 20:36:31
#431591
Prezados.
Programo a vb6 a alguns anos e normalmente sempre faço sistema onde eu mesmo ou alguém de TI lá no cliente faz instalação do banco de dados configuração do banco...e tudo mais.
Mas estou precisando fazer uma aplicação distribuível...tipo esses programas que o pessoal cria põe na internet e o usuário instala sozinho e nessa instalação já é criado o banco...conexão...tudo mais.
No meu caso não estou com intensão de colocar nada na internet, mas sim enviar o programa para representantes comerciais do meu cliente.
Basicamente eles receberiam o programa e executariam um instalador.
Estive pensando em fazer isso num banco access, mas como criar a base de dados em tempo de execução?
E...essa é a melhor opção? Se alguém tiver dicas de banco de dados que possam ser criados em tempo de execução me informe por favor.
Obrigado pela força !
MARCELO.TREZE 28/11/2013 21:03:12
#431595
Resposta escolhida
Tudo depende do tamanho do seu programa, bom base access você pode fazer ela e distribuir o arquivo mdb junto, sem precisar ficar criando em tempo de execução, deixa eu fazer uma pergunta você costuma criar instalador do seu programa?.
DUMMIES 28/11/2013 21:11:16
#431598
Citação:

:
Tudo depende do tamanho do seu programa, bom base access você pode fazer ela e distribuir o arquivo mdb junto, sem precisar ficar criando em tempo de execução, deixa eu fazer uma pergunta você costuma criar instalador do seu programa?.



Sim, normalmente crio um instalador.
Nesse caso estou pensando em não fazer o instalador, isso para facilitar para o usuário...
MARCELO.TREZE 28/11/2013 22:56:02
#431601
Colega você está nadando contra a correnteza, você criar um instalador facilita para o usuário, você não criar um instalador você dificulta pois o programa possui suas dependência, a não ser que você quira criar algo que não precise ser instalado, ou seja um executável com todas dependências, ai já é algo um pouquinho mais complexo, mas não é impossível.

primeiro você deverá incluir todas ocx e dll no executável, pesquise por programa que criam portables

fazer o banco de dados em tempo de execução também não é dificil, tudo pode ser feito através de querys.

DUMMIES 29/11/2013 06:42:16
#431602
Em relação ao instalador, eu penso em fazer um exe e nele mesmo registrar todas as dlls e ocxs.
QUando digo que penso em facilitar para o usuário, é prevendo que o mesmo se quer saiba fazer uma instalação, dessa forma um exe seria apenas salvar numa pasta onde também estariam suas dlls e ocx, enfim, não defini ainda se vou fazer assim ou fazer um instalador.
Foram o access você tem ideia de algum outro banco de dados que eu poderia fazer essa aplicação?
LUIS.HERRERA 29/11/2013 08:32:14
#431603
Olha qualquer banco de dados você pode fazer sua aplicação, o que precisa é saber dos recursos de hardware disponíveis em seu cliente e o porte de sua aplicação, isso é que precisa saber pra definir que ferramentas usar.

Primeiro, access pode ser usado para muitas aplicações sem problema nenhum, desde que seu código seja muito bem feito e a rede de seu cliente seja estável, dificilmente terá algum problema. Agora se tiver muitos dados, mas digo muitos mesmo, algo acima de 1Giga, é bom pensar em outro SGDB. Eu recomendo o MS SQL Express.

Agora se você for usar para um único usuário, e não para redes, pode fazer com access sem problema, principalmente porque será muito mais fácil ao usuário. Agora se for em rede, está no caminho errado. Não poderá distribuir sua aplicação como comentou. Isso porque a instalação (sim instalação) tem que ser feita em duas etapas, em cada terminal (aplicativo e drivers de acesso ao banco, e no servidor o gerenciador do banco e os respectivos bancos também.

Isso já não é tarefa simples, pois envolve permissões de acesso e um usuário leigo não terá como fazer.

Criar qualquer banco em tempo de execução é possível, mas não tão simples. Um SGDB tem o script total pronto, que basta ser executado pelo gerenciador que ele cria. Já o Access a coisa é bem mais complicada, pois é preciso distribuir e instalar um outro recurso do Access ADOX para fazer isso, e posso lhe dizer que tem certas coisas que são bem difíceis de achar documentação de como fazer, e terá de programar muito, ao contrário dos SGDB que fazem tudo sozinho e você envia só um TXT para o SGDB recriar o banco.

Quanto ao access o correto, seguro e prático é distribuir o MDB junto e não criar no cliente.

Quanto ao instalador eu digo que é fundamental em qualquer situação. Não vejo um aplicativo sem instalador, se não pela facilidade ao usuário, mas principalmente pelo profissionalismo de seu sistema.
NILSONTRES 29/11/2013 12:01:06
#431617
Mysql + Hamchi + Vnc
Só na mão do usuario, só se for usuario unico,ai até mdb vai, caso contrario não da certo.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas