DISTRIBUIR O FIREBIRD

ARCADYUM 17/03/2010 11:04:57
#337159
Pessoal,
Gostaria que me ajudassem em uma dúvida que me está tirando o sono e já pesquisei e não consigo encontrar uma resposta satisfatória. Recentemente alguns membros aqui do fórum me orientaram a não usar o Access como Banco de Dados devido a sua segurança que não é muito boa. Realmente. Baixei uns programas aqui do VBMania que abriram o Access que nem um livro. Bem, com isso resolvi então pesquisar outros Bancos de Dados. Resolvi investir no Firebird. Minha grande dúvida e dificuldade encontra-se no seguinte critério: como instalo o banco de dados no cliente.
Quando estudei essa matéria na faculdade, infelizmente o professor nos ensinou a trabalhar com MySql, porém na máquina local. Não foi passado como eu mando para o cliente o Banco de Dados criado ali. Qual arquivo que envio junto com o Setup para que o cliente use o Banco de Dados?
Enfim, pessoal preciso de informações de como eu faço para enviar para o cliente o Banco de Dados que eu criei para trabalhar junto com a aplicação que foi desenvolvida?
Espero ter sido claro em minhas explicações e aguardo respostas.
Desde já agradeço pela atenção de todos e principalmente daqueles que queiram me ajudar.
ARCADYUM 17/03/2010 12:07:01
#337166
Esqueci de mencionar que vou utilizar o INNO Setup para realizar a distribuição.
Aguardo respostas.
PAULOHSV 17/03/2010 12:39:33
#337168
Segue um artigo que lhe ensina como fazer isto.
http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=1300
ARCADYUM 17/03/2010 15:15:50
#337184
Então eu envio o mesmo Setup que utilizei na instalação da minha máquina? é isso ?
LLAIA 17/03/2010 15:38:55
#337187
isso mesmo.

seu cliente vai precisar do server e tudo mais que ele precisa, pois é um SGDB. claro, que se o cliente tem várias estaçãoes, vc não precisa instalar o FBServer em todas as estações.
ARCADYUM 17/03/2010 15:54:51
#337197
Leandro,
Isso quer dizer que tanto o banco de dados quanto as tabelas, deverão ser criadas via código? Ou seja minha aplicação deverá ter uma rotina que verificará sempre se o SGBD possue o Banco de Dados, as tabelas e os respectivos campos ?
Aguardando respostas.
LLAIA 17/03/2010 16:17:59
#337199
não cara no seu setup deve ir:

* as run time libs e os componentes do seu SW inclusive as bibliotecas de acesso a dados que vc escolheu.

* o instalador do FB (no INNO setup tem com passar parâmetros para a instalação ocorrer de forma transparente para o usuário, sendo que deve haver a opção na hora de instalar se vai querer instalar o FBServer ou não, pois nas estações clientes não vai ser necessário ter um FBServer. Concorda?)

* o arquivo fdb, que é o seu banco de dados, só que com as tabelas limpas.

* a única coisa que sua aplicação tem que fazer depois de instalada, é tentar se conectar ao banco.

qualuer coisatamos aí
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas