DOCKER VALE MESMO A PENA?

MARCOS 16/03/2023 13:47:31
#501149
Boa tarde!
Postei um tópico agora a pouco onde perguntei quem deveria ser o responsável sobre "colocar em produção com segurança um projeto depois de desenvolvido".
É responsabilidade da Infra ou do pessoal de desenvolvimento. No mesmo tópico já tive ótimas respostas que me ajudaram muito.
Mas, dentre as respostas, Kerplunk mencionou que pessoalmente ele prefere usar Docker.
Eu não estudei ainda Docker. Mas, sei para que serve.

Mas, se não for incomodo peço para quem trabalha com Docker me
esclarecer pequenas dúvidas rápidas:

1.) Usando Docker, eu continuo a depender do pessoal de infra para colocar em produção meu projeto e suas eventuais atualizações?

2.) É 100% seguro. ( Pergunto isso, para o caso da infraestrutura questionar a confiabilidade da tecnologia.

3.) É pago ou free?

Agradeço qualquer orientação.

KERPLUNK 16/03/2023 16:05:33
#501150
Resposta escolhida
1 - Sim, continua, a diferença é que a atualização é SEMPRE igual. Toda sua aplicação fica dentro do container, então não tem nada mais a fazer no deploy do que simplesmente copiar o container
2 - Até onde sei, é bem seguro sim. É uma tecnologia usada em VÁRIAS big techs, grandes empresas e até mesmo serviços de HTTP, como o AWS e Azure
3 - Não para uso comercial. Não sei exatamente como funciona, nunca precisei lidar com isso, mas pode ver aqui
MARCOS 17/03/2023 10:40:15
#501154
Kerplunk,
Vc explicou que usando Docker, teríamos que continuar dependendo da infraestrutura para poder instalar, ou fazer atualizações da aplicação.
Mas, na prática, como isso funciona?

1.) Eu entrego o Container, de que modo para infraestrutura. É uma pasta, um arquivo codificado??? Qual o formato físico do Container?

2.) Depois de receber , eles tem somente que copiar para o servidor?
KERPLUNK 17/03/2023 11:05:56
#501155
A imagem fica preparada em algum local. Para fazer o deploy, vai depender da estrutura do server. Se ele tem acesso SSH ao local onde voce guarda suas imagens, No meu caso, uso imagens em .tar
Uma vez a imagem(arquivo.tar) estando pronta, pode-se simplesmente copiar e carregar no docker. Tudo isso é feito via script. Ou seja, quem fizer o deploy, vai simplesmente rodar o script.
Gerando o tar:

docker save -o X:\pasta\arquivo.tar NOME_DA_IMAGEM

Uma vez gerado, faça a copia de modo normal:

copy X:\pasta\arquivo.tar Y:\outrapasta\arquivo.tar


Daí voce faz o carregamento dela no docker de produção:

docker load -i X:\pasta\arquivo.tar
MARCOS 17/03/2023 15:39:23
#501158
Muito obrigado!!!!!!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas