DOWNLOAD DO XML DIRETO DA SEFAZ

ALVAROVB2009 04/03/2024 16:44:54
#503154
Pessoal tenho um sistema, e quero baixar o xml de uma nota fiscal para fazer a importação dos dados, evitando que o cliente digite muita coisa.
Não achei muita coisa na net , e no site do Sefaz não mostra nada de como fazer esse download diretamente por um sistema.
Não enviarei nenhum xml, apenas quero trazer o xml colocando a chave de acesso e o certificado do cliente

Desde já agradeço a todos
SINCLAIR 04/03/2024 17:15:43
#503155
Prezado,

Se você deseja importar XML em seu cliente de uma nota feita por um fornecedor do seu cliente, o melhor caminho é seguir a legislação: o fornecedor tem obrigação legal de enviar o XML com protocolo de autorização de uso para seu cliente, por email por exemplo, então seu cliente salva o XML em alguma pasta e seu sistema deve permitir ao seu cliente localizar o XML na pasta usada e importar os dados. Eu faço assim.

Baixar o XML direto da SEFAZ é possível apenas em casos específicos e somente quando tiver manifestação do destinatário com "aceite da operação" (ciência da operação) e somente diretamente acessando o site da SEFAZ (embora algumas UFs possam fazer diferente, mas nas UF que trabalho é assim, e me parece que é um padrão em todas as UF).
FUTURA 04/03/2024 17:28:35
#503156
Como disse o colega Sinclair, para fazer o download de NFes destinadas, é preciso realizar o evento de manifestação do destinatário dando "ciência da operação", após vc pode realizar o download, existe um controle do ultimo NSU que vc precisa controlar, pois a sefaz não permite que vc efetue o mesmo download várias vezes, então precisa passar o último nsu para efetuar o download das mais recentes. Existe um web service para isso, pesquise por NFe destinadas.
ALVAROVB2009 04/03/2024 19:08:43
#503157
Sinclair e Futura, agradeço o retorno

Sinclair, eu estava pensando exatamente nisso, de importar os xmls que os fornecedores enviarem, pois o caso que vc colocou é o que ocorre mesmo, a nota de entrada é de um fornecedor do meu cliente.
Más no caso como que vc trata o caso de um xml não ser padrão, exemplo
um fornecedor pode ter o campo nnf e para guardar o número da nota fiscal, em um segundo ter o campo nnota , em terceiro ter o campo nnotafiscal etc etc, não da para ficar homologando todos xml's e isso estou falando só em um campo.
Por isso que estava pensando em baixar o xml da nota do fornecedor, diretamente do sefaz, dessa forma o xml seria padrão

Esse é o primeiro caso que tenho que importar o xml de uma nota fiscal, estou errado em pensar dessa forma ?



Futura , agradeço a orientação, nas minhas pesquisas acabei achando essa parte de NFe destinada, e não tinha entendido muito bem ( não fui a fundo também ), más com o que vc falou, o quebra cabeça encaixou.
FUTURA 04/03/2024 19:17:45
#503158
Tanto faz vc fazer o download via web service ou chegar no email do seu cliente, o xml é o mesmo padrão, ou seja, vc vai ter uma única rotina pra importar. A diferença é a origem, de onde virá o xml.
SINCLAIR 04/03/2024 19:43:24
#503159
Resposta escolhida
Completando o que o colega FUTURA mencionou, o XML tem uma estrutura só. Tendo o XML, o número da nota você encontrará na tag "nNF", por exemplo. O CNPJ do fornecedor no campo apropriado (não lembro agora, mas tem uma tag para o CNPJ) e tem a tag "xNome" para a razão social do fornecedor, ambas cnpj e xnome ficam dentro da tag "emitente" (se me lembro bem). É um padrão mesmo fixo. Os produtos ficam dentro das tag "item" sendo item0001 até itemXXXX.
Sempre aconselhável você ter uma rotina de cadastramento automático do fornecedor caso ele não exista no seu banco de dados (verifique pelo CNPJ, se já existe, coloque a nota fiscal como sendo deste cadastro, caso contrário, cadastre automaticamente com os dados que tem na nota fiscal). Mas, claro, nada impede que você pule esta rotina de cadastramento automático e force seu cliente a cadastrar os fornecedores primeiro, para depois poder importar XML (notas fiscais) deles.

Particularmente eu faço cadastramento automático dos fornecedores, das transportadora e até dos produtos da NFe (no caso dos produtos verifico a existência pelo código de barras, que também está no XML, caso não tenha estará escrito "SEM GTIN", dai forço meu cliente a pressionar tecla F10 em cima do item (produto) na grade e já abro a tela de cadastro de produtos preenchida com o que foi encontrado no item do XML).

É trabalhado fazer importação de XML, mas não é difícil.
ALVAROVB2009 05/03/2024 10:49:41
#503164
Agradeço pela orientação quanto ao xml da nfe ser padrão, não importando a origem , eu tinha uma idéia errada, e agora é trabalhar e com essa informação nem vou procurar de momento a importação do Sefaz, vou pedir para que eles peçam aos fornecedores que enviem o xml e/ou baixem manualmente

Sinclair nem me fale que é trabalhoso, peguei uns xml's aqui que deu bastante trabalho para registrar

Mais uma vez agradeço a vcs
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas