DUVEIDAS IMPORTANTES SOBRE EXCECOES
Prezados colegas,
Tenho algumas dúvidas,com relação ao tratamento
de erros em Projetos OO.Se os colegas puderem
esclarecer fico grato.
Partindo da premissa que tenho pronta minha classe de
acesso a Dados (DAL) em um projeto VB.NET orientado a
objetos (OO).
1. Quais as 3 principais exceçoes com as quais devo me preocupar e portanto tratar numa classe DAL e qual ação deve
ser tomada em cada uma destas 3 exceções?
2.) Penso fazer um log de erros,para registrar todas as exceções que houverem ao se
manipular o SGBD.Devo colocar o código que criará o arquivo de LOG,no tratamento
de erros da Classe (DAL),ou o Log não deve ser disparado na camada DAL???
3.) Ao tratar as exceções,que houverem no CRUD (Camada DAL),devo fazer isto na própia classe,ou
devo [Ô]lançar[Ô] as exceções para classe que chamou a Classe DAL???
Tenho algumas dúvidas,com relação ao tratamento
de erros em Projetos OO.Se os colegas puderem
esclarecer fico grato.
Partindo da premissa que tenho pronta minha classe de
acesso a Dados (DAL) em um projeto VB.NET orientado a
objetos (OO).
1. Quais as 3 principais exceçoes com as quais devo me preocupar e portanto tratar numa classe DAL e qual ação deve
2.) Penso fazer um log de erros,para registrar todas as exceções que houverem ao se
manipular o SGBD.Devo colocar o código que criará o arquivo de LOG,no tratamento
3.) Ao tratar as exceções,que houverem no CRUD (Camada DAL),devo fazer isto na própia classe,ou
Citação:1. Quais as 3 principais exceçoes com as quais devo me preocupar e portanto tratar numa classe DAL e qual ação deve
Este artigo dá uma boa idéia de como fazer isso
Citação:2.) Penso fazer um log de erros,para registrar todas as exceções que houverem ao se
Log, é um tipo de coisa que não tem regra, ele serve para registrar qualquer coisa que você quiser, portanto, pode sim disparar de uma camada DAL
Citação:3.) Ao tratar as exceções,que houverem no CRUD (Camada DAL),devo fazer isto na própia classe,ou
O ideal é que exceções sejam lançadas para fora, sendo tratadas na camada mais superior à o que gerou a exceção. Se você tem uma estrutura BRL(Business Rules Layer) que chama uma camada DAL, se ocorrer uma exception na DAL, ela deve ser lançada para a BRL que a lançará para onde quer que ela tenha sido chamada.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas