DUVIDA ...

JFERREIRA25 06/09/2013 08:03:06
#428530
Pessoal to com uma duvida eu instanciei 50 objetos para msm classe no form mesas
ex: Dim buton1, buton2, buton3, buton4, buton5, buton6, buton7, buton8, buton9, buton10 As New frmComanda

porém no caso na minha form FrmComanda tenho o botão de chek- out que verefica se a quantia foi paga e deixa a mesa livre novamente para um novo consumidor, como faço para falar que o check - out da mesa 2 é da mesa 2

ex: cliquei na mesa 2 abriu a comanda mas o botao check - out ta configurado pra mesa 1 como faço pra ficar com a mesa 2 sendo que instanciei a msm classe pros 50 objetos?

meu codigo do check -out

[ô]botão de checagem de mesas(tem que arrumar)[ô]
Private Sub btncheckout_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles btncheckout.Click
If TxtValorPago.Enabled = True Then
frmMesas.flag1 = [Ô][Ô] -----nesse caso teria que ser de acordo com o botao
Me.Close()
frmlogin.Show()
frmMesas.btnmesa1.BackColor = Color.Lime ---- nesse caso teria que ser de acordo com o botao
lbxcardapios.Items.Clear()
txtnomeclientecomanda.Clear()
TxtTroco.Text = [Ô]R$ 0,00[Ô]
TxtValorPago.Clear()
lbl_preco_unit.Text = [Ô]0[Ô]
TxtValorPago.Enabled = False
totalgeral = 0
TxtValor.Text = totalgeral
TxtValorPago.Enabled = False
btnmais.Enabled = True
btnretirar.Enabled = True
frmMesas.btnmesa1.Text = [Ô]1[Ô] ------nesse caso teria que ser de acordo com o botao
End If
End Sub
PEGUDO 06/09/2013 10:39:12
#428538
Resposta escolhida
Cara, por quê você não verifica somente o objeto que representa a mesa em questão ao invés de instanciar 50 objetos?
Veja no exemplo que enviei que criei 8 mesas, sendo que eu coloquei a propriedade tag de cada uma com 1 ou zero.
O 1 indica que o consumidor pagou e zero não pagou ou não saiu da mesa ainda (acho esta informação você deve retornar do banco de dados mas eu fiz assim no exemplo para andar mais rápido e ficar mais sucinto).
Repare que, na imagem, na janela de cima, antes clicar no botão, todas estão em branco, informando que todas estão ocupadas e na janela de baixo, depois de clicar no botão, as que eu coloquei com a propriedade tag = 1, ficaram em amarelo, informando que estão livres.


Espero que ajude.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas