DUVIDA - APLICACAO EM CAMADAS

CARLOSRAMIREZ 15/06/2011 09:17:29
#376805
Senhores,
Estou desenvolvendo um programa em camadas. Existem as camadas, apresentação, modelo, regras e data acess. Uma das minhas classes é a classe aluno, que só poderá ter uma instância. Eu a coloquei como singleton, para garantir tal fato. Minha intenção é fazer com que qualquer comunicação entre apresentação, regras e dataacess fosse feita utilizando um objeto da camada modelo. Agora, me bateu uma pequena dúvida, na minha camada de apresentação eu tenho um form login, no qual o aluno informa a sua matricula e sua data de nascimento. O que é o correto neste caso: manter minha classe aluno da camada modelo como singleton e preenche-la (criando e preenchendo os valores no próprio form, utilizando conversões) ou deixar minha classe aluno da camada de regras como singleton e dentro dela eu crio um objeto do tipo aluno (da camada modelo) e chamo do meu form apenas uma função para preencher o modelo?

Eu sei que funcionará do modo que quero independente de como seja feita, mas o que quero saber é qual dos dois modos é o mais correto do ponto de vista da programação em camadas?
KERPLUNK 15/06/2011 11:28:46
#376816
Resposta escolhida
Olha, em se tratando de programação, não existe isso de certo ou errado, existe necessidade. Você precisa fazer seu código se adaptar a necessidade. Tem coisas que são recomendadas, mas NENHUMA é regra inquebrável. Tem situações e situações e até mesmo questão de gosto pessoal que pode influenciar o modo como vc constrói sua aplicação.
CARLOSRAMIREZ 02/07/2011 21:32:24
#378330
Correto. Bem, vou encerrar o tópico, pois já fiz este trecho em minha aplicação.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas