DUVIDA ARQUIVO REMESSA / RETORNO

ADHEL 04/02/2014 15:49:52
#434232
Pessoal
Eu já baixei o layout da CEF e estou lendo como é a estrutura desses arquivos.
Até aqui estou entendendo mais ou menos.
A dúvida em si é...
Como vocês fazem a transmissão dos arquivos remessa e retorno?
Pelo sistema de vocês, pelo sistema do banco ?
até mais.

SINCLAIR 04/02/2014 16:23:48
#434233
Resposta escolhida
Prezado,

No caso da CEF somente pelo transmissor do próprio banco. Não existe um webservice para onde se mande um XML (até porque já viste que o arquivo é um TXT). Também não há um FTP onde se possa inserir o TXT. Você deve criar o arquivo e colocar na pasta que o programa da CEF lê e transmite.

O banco não abre qualquer possibilidade de acesso aos computadores receptores de arquivos. Somente o programa do banco tem acesso. O mesmo se dá com Banco do Brasil.

Há um projeto de criação de um banco particular para criar webservice, mas não está dando certo porque esbarrou nas regras FEBRABAN (Federação dos Bancos) que determina o layout dos arquivos, seja o CNAB 240 ou o CNAB 400.

Tudo de bom.
SINCLAIR 04/02/2014 16:29:56
#434234
Prezado,

Em complemento a minha resposta anterior, sobre os retornos, também é o programa da CEF que os baixa para uma pasta específica, onde o programa está instalado.

No meu caso faço assim: gero os arquivos de remessa e gravo na pasta que o programa da CEF lê. Ao enviar os arquivos que gravei lá, o programa da CEF já baixa os retornos do envio anterior.

Após usar o programa da CEF, meu sistema permite ao usuário ler os retornos que vieram da CEF (referente aos arquivos de remessa anterior à remessa atual, porque nem sempre os retornos vêm no mesmo momento, geralmente só após as 16 horas). Leio tais arquivos e pelo número de identificação do título na empresa eu providencio a quitação já no sistema e também gravo as taxas e tarifas cobradas pelo banco, que vem discriminadas no arquivo para cada título.

Tudo de bom.
ADHEL 04/02/2014 16:37:20
#434235
Obrigado pelas orientações.
Foi de imensa ajuda.
Você citou o BB, que não há essa possibilidade também, e o Bradesco você tem alguma informação?
até mais.
SINCLAIR 04/02/2014 17:05:40
#434241
Olá, ADHEL

Em todos os bancos funcionará assim, porque segue um modelo da FEBRABAN.

Mas pode acontecer de algum banco fazer diferente no sentido de permitir o acesso (postagem e retirada de arquivos, ou seja POST/GET). Não acredito que o Bradesco ofereça esta possibilidade

Contudo, cabe confirmar com o gerente de qualquer agência ou mesmo no site do Bradesco.

Tudo de bom.
ADHEL 04/02/2014 19:33:10
#434264
ZEUZEBIO3
Agradeço muito sua ajuda.
até mais.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas