DUVIDA: FIREBIRD X QUEDA DE ENERGIA
Pessoal, minha dúvida é sobre a segurança em usar o BD do Firebird,
Eu uso o aplicativo SEFIP do FGTS da Caixa Econômica Federal, e por algumas vezes quando deu queda de energia ou que tive que reiniciar o micro com o programa SEFIP ainda aberto, me deparei com o problema de arquivo do BD corrompido, ai tinha que reinstalar o Sefip e importar toda a base de dados novamente.
A minha maior preocupação é que isso aconteça no meu sistema de Folha/Contabilidade e Escrita Fiscal que estou desenvolvendo.
Alguém já passou por isso, tem solução caso isso aconteça?
Eu uso o aplicativo SEFIP do FGTS da Caixa Econômica Federal, e por algumas vezes quando deu queda de energia ou que tive que reiniciar o micro com o programa SEFIP ainda aberto, me deparei com o problema de arquivo do BD corrompido, ai tinha que reinstalar o Sefip e importar toda a base de dados novamente.
A minha maior preocupação é que isso aconteça no meu sistema de Folha/Contabilidade e Escrita Fiscal que estou desenvolvendo.
Alguém já passou por isso, tem solução caso isso aconteça?
Ja tive queda de energia grosseira e não ocorreu absolutamente nada.. e o micro era akeles positivos da vida...com Firebird 2.5... vai da sorte!!!
ñ existem ferramentas para reparar o banco???
se sim...vcs podem me indicar uma....
abraços a todos....
se sim...vcs podem me indicar uma....
abraços a todos....
Existir, existe.. mas ainda não conheço... seria uma boa... um expert nos informar ...
Amigo, tenho um sistema que grava dados de forma massiva a cada 3 segundos e que executa uma série de procedures e triggers. Em 4 anos que está em operação, só tive problema uma vez, mas consegui contornar, pois afetou uma tabela que não tinha tanta importância e eu podia recuperar do último backup.
O que eu lhe aconselho é pôr uma no-break nesse seu servidor e ver se há outro problema na máquina que possa estar ocasionando isso.
O que vc pode fazer é simular desligamentos nessa máquina e em outra para ver se há resultados diferentes.
Creio que o problema não seja exatamente com o firebird.
O que eu lhe aconselho é pôr uma no-break nesse seu servidor e ver se há outro problema na máquina que possa estar ocasionando isso.
O que vc pode fazer é simular desligamentos nessa máquina e em outra para ver se há resultados diferentes.
Citação::
Amigo, tenho um sistema que grava dados de forma massiva a cada 3 segundos e que executa uma série de procedures e triggers. Em 4 anos que está em operação, só tive problema uma vez, mas consegui contornar, pois afetou uma tabela que não tinha tanta importância e eu podia recuperar do último backup.
De quanto em quanto tempo o firebird atualiza o banco de dados?
Tem alguns BD que não tem como fazer uma reparação pois no mento em que estão gravando dados ocorre um desligamento no computador corrompe a BD
Uma dica é um pouco diferente
para qq sistema onde se utilize gravação de dados importantes é necessário ter nobreaks para garantir o funcionamento em queda ou corrente de surto, pois em ambos os casos pode até não ocorrer um dano de hardware mas de software com toda a certeza principalmente se vc utiliza este BD (firebird, postgresql, interbase).
Base de dados quando corrompida pode não ser possÃvel recuperar dados.
Uma dica é um pouco diferente
para qq sistema onde se utilize gravação de dados importantes é necessário ter nobreaks para garantir o funcionamento em queda ou corrente de surto, pois em ambos os casos pode até não ocorrer um dano de hardware mas de software com toda a certeza principalmente se vc utiliza este BD (firebird, postgresql, interbase).
Base de dados quando corrompida pode não ser possÃvel recuperar dados.
Qualquer tipo de arquivo que está sofrendo um processo de escrita em disco, e o computador for desligado abruptamente, tem grandes chances de ficar corrompido. Servidor sem no-break é igual carro sem freio.
[txt-size=2]Usando o gfix pra reparar BD Firebird.[/txt-size]
Para realização deste processo é indicado que você faça uma cópia de segurança da base.
1º Verificar se a base de dados está com corrupção
gfix -v -f caminho_da_base -user nome_usuario -pass senha_usuário
2º Corrigir a corrupção na base de dados
gfix -m -i caminho_da_base -user nome_usuario -pass senha_usuário
Após a conclusão deste item realizar o procedimento 1 novamente, Caso apresentar corrupção efetuar o próximo passo.
3º Fazer um backup sem versão das páginas recentes
gbak -g -b -z -l -v nome_base nome_backup -user nome_usuario -pass senha_usuário
4º Restauração do backup
gbak -g -c -z -v nome_backup nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuário
Após conclusão deste item realizar o passo 1 novamente.
Comandos adicionais
Cancelar todas as transações abertas
gfix -rollback all nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuario
Colocar a base em shutdown
gfix -shut -force 0 nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuario
Colocar a base em online
gfix -online nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuario
Executar o garbage collection na base
gfix -s nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuario
fonte: http://dicasdedelphi.blogspot.com/2008/02/manuteno-de-bases-firebird-com-gfix.html
A fonte é de 2008, mas tem o básico. Checar documentação atual para novas funcionalidades
[txt-size=2]Usando o gfix pra reparar BD Firebird.[/txt-size]
Para realização deste processo é indicado que você faça uma cópia de segurança da base.
1º Verificar se a base de dados está com corrupção
gfix -v -f caminho_da_base -user nome_usuario -pass senha_usuário
2º Corrigir a corrupção na base de dados
gfix -m -i caminho_da_base -user nome_usuario -pass senha_usuário
Após a conclusão deste item realizar o procedimento 1 novamente, Caso apresentar corrupção efetuar o próximo passo.
3º Fazer um backup sem versão das páginas recentes
gbak -g -b -z -l -v nome_base nome_backup -user nome_usuario -pass senha_usuário
4º Restauração do backup
gbak -g -c -z -v nome_backup nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuário
Após conclusão deste item realizar o passo 1 novamente.
Comandos adicionais
Cancelar todas as transações abertas
gfix -rollback all nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuario
Colocar a base em shutdown
gfix -shut -force 0 nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuario
Colocar a base em online
gfix -online nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuario
Executar o garbage collection na base
gfix -s nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuario
fonte: http://dicasdedelphi.blogspot.com/2008/02/manuteno-de-bases-firebird-com-gfix.html
A fonte é de 2008, mas tem o básico. Checar documentação atual para novas funcionalidades
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas