DUVIDA: FIREBIRD X QUEDA DE ENERGIA

FNANDOOD 19/02/2011 09:51:48
#365950
Pessoal, minha dúvida é sobre a segurança em usar o BD do Firebird,

Eu uso o aplicativo SEFIP do FGTS da Caixa Econômica Federal, e por algumas vezes quando deu queda de energia ou que tive que reiniciar o micro com o programa SEFIP ainda aberto, me deparei com o problema de arquivo do BD corrompido, ai tinha que reinstalar o Sefip e importar toda a base de dados novamente.

A minha maior preocupação é que isso aconteça no meu sistema de Folha/Contabilidade e Escrita Fiscal que estou desenvolvendo.

Alguém já passou por isso, tem solução caso isso aconteça?
ADRIANOM 19/02/2011 11:59:40
#365963
Ja tive queda de energia grosseira e não ocorreu absolutamente nada.. e o micro era akeles positivos da vida...com Firebird 2.5... vai da sorte!!!
RPMARQUES 19/02/2011 14:19:00
#365968
ñ existem ferramentas para reparar o banco???
se sim...vcs podem me indicar uma....


abraços a todos....
ADRIANOM 19/02/2011 14:58:53
#365974
Existir, existe.. mas ainda não conheço... seria uma boa... um expert nos informar ...
RICART 19/02/2011 20:03:36
#365992
Amigo, tenho um sistema que grava dados de forma massiva a cada 3 segundos e que executa uma série de procedures e triggers. Em 4 anos que está em operação, só tive problema uma vez, mas consegui contornar, pois afetou uma tabela que não tinha tanta importância e eu podia recuperar do último backup.

O que eu lhe aconselho é pôr uma no-break nesse seu servidor e ver se há outro problema na máquina que possa estar ocasionando isso.

O que vc pode fazer é simular desligamentos nessa máquina e em outra para ver se há resultados diferentes.

Creio que o problema não seja exatamente com o firebird.
FNANDOOD 19/02/2011 22:20:43
#366002
Citação:

:
Amigo, tenho um sistema que grava dados de forma massiva a cada 3 segundos e que executa uma série de procedures e triggers. Em 4 anos que está em operação, só tive problema uma vez, mas consegui contornar, pois afetou uma tabela que não tinha tanta importância e eu podia recuperar do último backup.

O que eu lhe aconselho é pôr uma no-break nesse seu servidor e ver se há outro problema na máquina que possa estar ocasionando isso.

O que vc pode fazer é simular desligamentos nessa máquina e em outra para ver se há resultados diferentes.

Creio que o problema não seja exatamente com o firebird.



De quanto em quanto tempo o firebird atualiza o banco de dados?
AJSO 19/02/2011 22:32:50
#366003
Tem alguns BD que não tem como fazer uma reparação pois no mento em que estão gravando dados ocorre um desligamento no computador corrompe a BD

Uma dica é um pouco diferente

para qq sistema onde se utilize gravação de dados importantes é necessário ter nobreaks para garantir o funcionamento em queda ou corrente de surto, pois em ambos os casos pode até não ocorrer um dano de hardware mas de software com toda a certeza principalmente se vc utiliza este BD (firebird, postgresql, interbase).

Base de dados quando corrompida pode não ser possível recuperar dados.
LLAIA 20/02/2011 12:45:27
#366029
Qualquer tipo de arquivo que está sofrendo um processo de escrita em disco, e o computador for desligado abruptamente, tem grandes chances de ficar corrompido. Servidor sem no-break é igual carro sem freio.

[txt-size=2]Usando o gfix pra reparar BD Firebird.[/txt-size]

Para realização deste processo é indicado que você faça uma cópia de segurança da base.

1º Verificar se a base de dados está com corrupção

gfix -v -f caminho_da_base -user nome_usuario -pass senha_usuário

2º Corrigir a corrupção na base de dados

gfix -m -i caminho_da_base -user nome_usuario -pass senha_usuário

Após a conclusão deste item realizar o procedimento 1 novamente, Caso apresentar corrupção efetuar o próximo passo.

3º Fazer um backup sem versão das páginas recentes

gbak -g -b -z -l -v nome_base nome_backup -user nome_usuario -pass senha_usuário

4º Restauração do backup

gbak -g -c -z -v nome_backup nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuário

Após conclusão deste item realizar o passo 1 novamente.



Comandos adicionais


Cancelar todas as transações abertas

gfix -rollback all nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuario


Colocar a base em shutdown

gfix -shut -force 0 nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuario

Colocar a base em online

gfix -online nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuario

Executar o garbage collection na base

gfix -s nome_base -user nome_usuario -pass senha_usuario

fonte: http://dicasdedelphi.blogspot.com/2008/02/manuteno-de-bases-firebird-com-gfix.html

A fonte é de 2008, mas tem o básico. Checar documentação atual para novas funcionalidades
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas