DUVIDA: ID EXCLUIDO SEM RELACINAMENTO
Olá Pessoal,
Dúvida: Id Excluido sem relacinamento
Tenho um cadastro/tabela de cliente padrão Ou seja, no banco de dados, tenho as colunas:
IdCad, nome, endereço, bairro, cidade, etc.
O IdCad (Id) é auto-numeração.
Tenho outro cadastro: Cadastro de Pedidos...
Com as colunas: idPed, nro, idCad, data, valorTotal, etc.
Preciso de ideais de como garantir que se o usuário excluir um cliente da tabela de cadastro, o cadastro dos pedidos não seja prejudicado... Sem fazer relacionamento.
Pensei em criar um cadastro... Digo> idCad com o nome Cliente ExcluÃdo com algum status.. Tipo: status=0
Depois, todo cadastro válido inserido. Iria com status=1
Então no caso da montagem de um ListCombo... Faria um: select * cadastro from status = 1.
Viriam todos os cadastros ativos / validos.
Tranqüilo até aqui...
Daà quando for executada uma exclusão... Faço tb um UpDate nos pedidos, trocado o IdCad excluÃdo pelo idCad do chave [Cliente ExcluÃdo].
Então qualquer filtro/select efetuado não haveria problemas... Pois o idCad “chave†estaria no lugar do o Id excluÃdo.
Mais aÃ, como faço com ListCombo já que não posso listar o idCad chave???
Agradeço qualquer ajuda.
JGD
Dúvida: Id Excluido sem relacinamento
Tenho um cadastro/tabela de cliente padrão Ou seja, no banco de dados, tenho as colunas:
IdCad, nome, endereço, bairro, cidade, etc.
O IdCad (Id) é auto-numeração.
Tenho outro cadastro: Cadastro de Pedidos...
Com as colunas: idPed, nro, idCad, data, valorTotal, etc.
Preciso de ideais de como garantir que se o usuário excluir um cliente da tabela de cadastro, o cadastro dos pedidos não seja prejudicado... Sem fazer relacionamento.
Pensei em criar um cadastro... Digo> idCad com o nome Cliente ExcluÃdo com algum status.. Tipo: status=0
Depois, todo cadastro válido inserido. Iria com status=1
Então no caso da montagem de um ListCombo... Faria um: select * cadastro from status = 1.
Viriam todos os cadastros ativos / validos.
Tranqüilo até aqui...
Daà quando for executada uma exclusão... Faço tb um UpDate nos pedidos, trocado o IdCad excluÃdo pelo idCad do chave [Cliente ExcluÃdo].
Então qualquer filtro/select efetuado não haveria problemas... Pois o idCad “chave†estaria no lugar do o Id excluÃdo.
Mais aÃ, como faço com ListCombo já que não posso listar o idCad chave???
Agradeço qualquer ajuda.
JGD
Cara, geralmente eu não excluo clientes, eu apenas deixo como INATIVO (CLI_STATUS = [ô]INATIVO[ô] por exemplo). Eu recomendo vc fazer isso, pq isso que vc quer iria dar trabalho.
Ou deixe apenas excluir os clientes que não possuem nenhum pedido, pra isso é só verificar se o id do cliente consta na tabela pedidos.
Ou deixe apenas excluir os clientes que não possuem nenhum pedido, pra isso é só verificar se o id do cliente consta na tabela pedidos.
Certo! MSMJUDAS
Considerando que em um novo insert... e que a comparação seja por cnpj ou cpf.
Faço a validação também com status ativo. Ok!?
Daà só preciso pensar em bloquear a edição de cadastro já excluido.
Algum discorda do raciocÃnio.
Agradeço qq ajuda.
JGD
Considerando que em um novo insert... e que a comparação seja por cnpj ou cpf.
Faço a validação também com status ativo. Ok!?
Daà só preciso pensar em bloquear a edição de cadastro já excluido.
Algum discorda do raciocÃnio.
Agradeço qq ajuda.
JGD
Isso mesmo, se for um novo cadastro é só verificar pelo CPF ou CNPJ, independente se está ativo ou não. Se o for um novo cadastro e já existe o CPF/CNPJ aà é só ativar o cadastro, muitas empresas mudam de razão social, nome, endereço, mas o CPF/CNPJ continua o mesmo.
Vc pode excluir um cliente caso não tenha nenhum registro dele em nenhuma outra tabela.
Vc pode excluir um cliente caso não tenha nenhum registro dele em nenhuma outra tabela.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas