DUVIDA: ID EXCLUIDO SEM RELACINAMENTO

JGDJGD 23/07/2010 16:33:39
#348281
Olá Pessoal,

Dúvida: Id Excluido sem relacinamento

Tenho um cadastro/tabela de cliente padrão Ou seja, no banco de dados, tenho as colunas:
IdCad, nome, endereço, bairro, cidade, etc.

O IdCad (Id) é auto-numeração.

Tenho outro cadastro: Cadastro de Pedidos...
Com as colunas: idPed, nro, idCad, data, valorTotal, etc.

Preciso de ideais de como garantir que se o usuário excluir um cliente da tabela de cadastro, o cadastro dos pedidos não seja prejudicado... Sem fazer relacionamento.

Pensei em criar um cadastro... Digo> idCad com o nome Cliente Excluído com algum status.. Tipo: status=0

Depois, todo cadastro válido inserido. Iria com status=1

Então no caso da montagem de um ListCombo... Faria um: select * cadastro from status = 1.
Viriam todos os cadastros ativos / validos.
Tranqüilo até aqui...

Daí quando for executada uma exclusão... Faço tb um UpDate nos pedidos, trocado o IdCad excluído pelo idCad do chave [Cliente Excluído].

Então qualquer filtro/select efetuado não haveria problemas... Pois o idCad “chave” estaria no lugar do o Id excluído.

Mais aí, como faço com ListCombo já que não posso listar o idCad chave???


Agradeço qualquer ajuda.


JGD
MSMJUDAS 23/07/2010 16:53:26
#348288
Cara, geralmente eu não excluo clientes, eu apenas deixo como INATIVO (CLI_STATUS = [ô]INATIVO[ô] por exemplo). Eu recomendo vc fazer isso, pq isso que vc quer iria dar trabalho.

Ou deixe apenas excluir os clientes que não possuem nenhum pedido, pra isso é só verificar se o id do cliente consta na tabela pedidos.
JGDJGD 23/07/2010 17:25:01
#348296
Certo! MSMJUDAS

Considerando que em um novo insert... e que a comparação seja por cnpj ou cpf.
Faço a validação também com status ativo. Ok!?

Daí só preciso pensar em bloquear a edição de cadastro já excluido.

Algum discorda do raciocínio.

Agradeço qq ajuda.


JGD

MSMJUDAS 23/07/2010 17:33:12
#348300
Isso mesmo, se for um novo cadastro é só verificar pelo CPF ou CNPJ, independente se está ativo ou não. Se o for um novo cadastro e já existe o CPF/CNPJ aí é só ativar o cadastro, muitas empresas mudam de razão social, nome, endereço, mas o CPF/CNPJ continua o mesmo.

Vc pode excluir um cliente caso não tenha nenhum registro dele em nenhuma outra tabela.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas