DUVIDA MUDAR CRITERIO EM TEMPO DE EXECUCAO

ERICKFELIX 22/05/2013 15:20:17
#423870
Boa tarde galera!
Sou iniciante em vba e gostaria de tirar uma duvida bem simples. Procurei bastante na internet e já tentei resolver de diversas formas mas tá difícil. Eu só gostaria de saber como acessar uma variável que crio em um formulário através da consulta. Por exemplo, tenho uma consulta que insere dados em um tabela e gostaria que os dados inseridos fossem os selecionados na lisa do form pelo usuário. A interface já está pronta, só não consigo passar o conteúdo da lista para a consulta. Já vi e tentei usar aqueles comandos [Formularios]![Meu_Form]![Campo] na consulta mas não deu certo. Quando tento executar a consulta ele abre uma janela pedindo pra que eu especifique o criterio, eu gostaria que ela pegasse o valor da variavel no forms direto. Desde já agradeço, abraço!
ERICKFELIX 22/05/2013 15:57:49
#423876
[txt-size=2]De forma resumida: quero mudar o critério de uma consulta através do forms![/txt-size]
PAYDANA 22/05/2013 16:14:28
#423878
sei-la se entendi, mais não seria um simples if?

if blablabla then x
else
y
end if
ERICKFELIX 22/05/2013 16:20:37
#423879
Nãao hahaha Na verdade o critério de uma consulta minha tá no formulário entendeu? Só que não to conseguindo acessar esse dado que tá no formulário!

Acho que seria com esse [Formularios]![MeuForm]![campo] mesmo. Uma pergunta! Esse [Ô]campo[Ô] poderia ser uma variável local de um sub?
ERICKFELIX 22/05/2013 17:07:28
#423886
Dei uma estudada aqui e percebi que é assim que acesso o formulário através da consulta mesmo. Mas tem como eu acessar uma variável que eu tenha criado dentro de um subs do formulário?
MARCELO.TREZE 22/05/2013 17:29:50
#423891
Resposta escolhida
o critério de uma consulta está no seu formulário e vc não sabe onde?

que consulta é essa e qual o critério?
ERICKFELIX 22/05/2013 17:44:28
#423893
Opa Marcelo! Sei sim o que eu não to conseguindo é acessar o critério entendeu?
Pra deixar bem claro é o seguinte: eu quero passar os valores de uma listbox como criterio para a consulta. Mas não posso passar uma listbox inteira com vários valores certo? Quando o usuário clica no botão executar consulta do formulario eu crio uma variavel e vou passando os valores da lista pra ela e executando a consulta uma vez com cada valor da listbox. O que eu nao consigo é acessar essa variável que esta com os valores da lista.

A consulta tá assim:

WHERE (((dbo_Banco.Codigo)=[Formulários]![GeradorBackup]![intBaciaSelecionada]));

Essa variável [Ô]intBaciaSelecionada[Ô] está com os valores da lista. Sei que está errado, gostaria de saber como faço para referenciá-la na consulta. E se não tiver como, o que posso fazer para passar os dados da listbox como critério para consulta
MARCELO.TREZE 22/05/2013 17:58:31
#423895
bom é o seguinte o segredo de se ter acesso a uma variavel em vários forms é com vc vai declara-la

se vc declara-la assim

Dim suavariavel As String

ela será lida apenas naquele formulário

O ideal é vc criar um módulo e criar esta variavel como global, assim poderá acessa-la de qualquer lugar

ex:

Global SuaVariavel As String

isso em um módulo
ERICKFELIX 23/05/2013 08:34:35
#423920
Entendi amigo! Já tentei aqui e consegui o/ hahaha Brigadão galera!!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas