DUVIDA SIMPLES EM ACCESS

USUARIO.EXCLUIDOS 08/05/2006 09:14:02
#145437
Estou usando os seguintes comandos para acrescentar dados no BD...

............................................................................
colaboradores.Refresh
colaboradores.Recordset.AddNew
colaboradores.Recordset("clienteBD") = clienteBD
colaboradores.Recordset("entregaBD") = entregaBD
colaboradores.Recordset("numeroBD") = numeroBD
colaboradores.Recordset("quantidadeBD") = quantidadeBD
colaboradores.Recordset("cidadeBD") = cidadeBD
colaboradores.Recordset("estadoBD") = estadoBD
colaboradores.Recordset("prenseiroBD") = prenseiroBD
colaboradores.Recordset("forneiroBD") = forneiroBD
colaboradores.Recordset("empilhadorBD") = empilhadorBD
colaboradores.Recordset("qualidadeBD") = qualidadeBD
colaboradores.Recordset("expedidorBD") = expedidorBD
colaboradores.Recordset("refBD") = refBD
colaboradores.Recordset("embaladoemBD") = embaladoemBD
colaboradores.Recordset("descpedBD") = descpedBD
colaboradores.Recordset("quantasrequeridasBD") = quantasrequeridasBD
colaboradores.Recordset("caixasexpedidasBD") = caixasexpedidasBD
colaboradores.Recordset("horaoperacaoBD") = Format(Now, "hh:mm:ss")
colaboradores.Recordset("KilosBD") = KilosBD
colaboradores.Recordset.Update
............................................................................


Se esta operação for realizada bem na hora que o servidor está zipando o BD, pode dar algum problema???

Estou fazendo a conexão por ADO 6.0 e a linha de comando do ADO é:
Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=\\acoreal\dados\dados\expedicao\pedidos\data\colaboradores.mdb;Mode=ReadWrite;Persist Security Info=False


O que está acontecendo???
LIONHEART 08/05/2006 09:27:12
#145439
Bom, a pergunta que vc fez é meio dificil de responder, pelo menos para mim, mas eu acredito que, se for como no Oracle, o banco estaria sendo "zipado" com dados antigos, e o seu sistema ficaria em "hold" até terminar de ser zipado, para depois ser atualizado.

Em Oracle, quando o banco está sendo "compactado"/"fragmentado", o que eu acredito que seja uma atividade semelhante a sua, ele locka todas as tabelas sendo usadas para fragmentar, deixando todos os sistemas que o acessam em modo de espera, com a ampulheta girando na tela até terminar o processo.......
USUARIO.EXCLUIDOS 09/05/2006 17:14:37
#145813
Mais alguém ????
ARAUJOLIN 09/05/2006 17:39:59
#145816
Na minha opinião você deveria enviar um aviso aos usuários quando desejasse fazer alguma operação com o banco de Dados(como, zipar, compactar, etc..) pois este procedimento evita que o BD se corrompa.
USUARIO.EXCLUIDOS 09/05/2006 17:48:39
#145819
Resposta escolhida
Citação:

LIONHEART escreveu:
Bom, a pergunta que vc fez é meio dificil de responder, pelo menos para mim, mas eu acredito que, se for como no Oracle, o banco estaria sendo [Ô]zipado[Ô] com dados antigos, e o seu sistema ficaria em [Ô]hold[Ô] até terminar de ser zipado, para depois ser atualizado.

Em Oracle, quando o banco está sendo [Ô]compactado[Ô]/[Ô]fragmentado[Ô], o que eu acredito que seja uma atividade semelhante a sua, ele locka todas as tabelas sendo usadas para fragmentar, deixando todos os sistemas que o acessam em modo de espera, com a ampulheta girando na tela até terminar o processo.......


Mas como não estamos falando de um banco de dados de VERDADE.... no Access se tiver uma conexão aberta você terá de fechar, se não o sistema trava, e em alguns casos a base simplesmente se corrompe...
Sugiro que faça o que o Araujo disse...
outra dica... talvez se copiar primeiro o mdb e depois zipar ou compactar a cópia o sistema não dê problemas..
USUARIO.EXCLUIDOS 09/05/2006 18:14:50
#145826
Citação:

Mas como não estamos falando de um banco de dados de VERDADE



Isso é sério ou foi ironia?
USUARIO.EXCLUIDOS 10/05/2006 07:09:24
#145860
Citação:


no Access se tiver uma conexão aberta você terá de fechar, se não o sistema trava, e em alguns casos a base simplesmente se corrompe...



é exatamente o que o colega GERMANIR citou acima que está acontecendo...
Pelo menos umas 5 vezes no mês o BD do Access dá pau...
USUARIO.EXCLUIDOS 11/05/2006 16:27:22
#146191
Cara nao resolve se antes de fazer o backup vc copiar o BD para uma outra pasta e dpois fazer a compactacao desse outro BD?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas