DUVIDA SIMPLES ORGANIZACAO DE PROJETO
Olá
Eu estou migrando do vb.net para o C# e estou iniciando o meu primeiro projeto em C#. E de custume crio pastas dentro da solução para organizar o projeto e ficar tudo separado.... uma pasta para as classes - relatorios - form...
Veja na imagem
Só que toda vez que vou acessar uma classe ou form tenho que ficar colocando o nome da pasta exemplo
Se eu quiser acessar a classe clsForms que esta dentro da pasta Classes tenho que fazer assim
Classes.clsForms.objTeste = new Teste.frmTeste();
Classes.clsForms.objTeste.Show();
e no vb.net eu não preciso fazer isso, posso acessar direto a classe ai digito menos coisas.
é assim mesmo ou tenho outra alternativa?
Eu estou migrando do vb.net para o C# e estou iniciando o meu primeiro projeto em C#. E de custume crio pastas dentro da solução para organizar o projeto e ficar tudo separado.... uma pasta para as classes - relatorios - form...
Veja na imagem
Só que toda vez que vou acessar uma classe ou form tenho que ficar colocando o nome da pasta exemplo
Se eu quiser acessar a classe clsForms que esta dentro da pasta Classes tenho que fazer assim
Classes.clsForms.objTeste = new Teste.frmTeste();
Classes.clsForms.objTeste.Show();
e no vb.net eu não preciso fazer isso, posso acessar direto a classe ai digito menos coisas.
é assim mesmo ou tenho outra alternativa?
Você pode organizar as suas classes em uma estrutura de namespaces. Os namespaces, podem ser organizados da maneira que lhe for mais conveniente, independendo da pasta onde o arquivo fÃsico está.
não entendi... na verdade não entendi nada... rsrs
Teria como dar um exemplo?
Teria como dar um exemplo?
Quando vc cria uma pasta e coloca alguma coisa(classe, form...) dentro dela, no código já tem um namespace padrão, com o nome da pasta fÃsica em que o objeto está. Exemplo, suponhamos que vc tenha uma classe [Ô]cachorro[Ô] dentro da pasta [Ô]animais[Ô] ficaria mais ou menos assim:
namespace Animais
{
class Cachorro
{
}
}
Mas nada impede de vc mudar o nome do namespace ou mesmo agrupar:
namespace Animais.Mamiferos
{
class Cachorro
{
}
}
Agora imagine que vc tem uma outra pasta qualquer, com um nome qualquer com a classe [Ô]Gato[Ô] dentro. Vc não precisa usar o nome que o VS sugere, vc pode colocar essa classe dentro do namespace dos mamiferos:
{
class Gato
{
}
}
Assim, quando for insntanciar, seja cachorro ou gato, ou qualquer outra classe que esteja dentro do namespace [Ô]Animais.Mamiferos[Ô], todas as classes dentro do namespace vão aparecer na lista de sugestão.
A moral da estória é que o nome do namespace é livre, e vc pode usar qualquer coisa lá, e tudo que estiver contido dentro de um namespace(mesmo que em arquivos/classes separadas) vai estar sempre agrupado.
namespace Animais
{
class Cachorro
{
}
}
Mas nada impede de vc mudar o nome do namespace ou mesmo agrupar:
{
class Cachorro
{
}
}
Agora imagine que vc tem uma outra pasta qualquer, com um nome qualquer com a classe [Ô]Gato[Ô] dentro. Vc não precisa usar o nome que o VS sugere, vc pode colocar essa classe dentro do namespace dos mamiferos:
{
class Gato
{
}
}
Assim, quando for insntanciar, seja cachorro ou gato, ou qualquer outra classe que esteja dentro do namespace [Ô]Animais.Mamiferos[Ô], todas as classes dentro do namespace vão aparecer na lista de sugestão.
A moral da estória é que o nome do namespace é livre, e vc pode usar qualquer coisa lá, e tudo que estiver contido dentro de um namespace(mesmo que em arquivos/classes separadas) vai estar sempre agrupado.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas