DUVIDA SOBRE FUNCAO

RPMARQUES 15/04/2012 17:47:13
#399921
Pessoal, aqui em casa eu to tentando bolar um esquema +/- assim....
uma função para executas consultas sql, a história é algo assim
ConsultaSQL([CAMPOS],[CLAUSULA FROM],[ALIAS],[CLAUSULA LEFT],[CLAUSULA WHERE],[CLAUSULA GROUP],[CLAUSULA ORDER BY],)
e a função deveria retornar um npgsqlDataReader....

Só que tem uns detalhes que eu não sei como fazer, la vão minhas dúvidas....

1-> Na questão dos campos, é melhor eu usar uma string ou um vetor???
2-> Como faria para essa função retornar um datareader???
3-> Esse tipo de função é interessante bolar ou devo ir fazendo todo o processo para executar os select em todo o meu projeto???

Como vocês fazem nos projetos de vcs???

Abraços a todos e bom final de semana....
ALTAIR148 16/04/2012 09:16:53
#399942
Bom dia,

Bom eu utilizo o que chamamos de [Ô]CAMADAS[Ô], exemplo.

Crio a Camada Clientes, e nessa camada eu tenho uma SQL que retorna o nome dos clientes, em qualquer lugar do projeto eu posso chamar essa consulta assim deixando o código mais limpo e reaproveitando o código, com isso você economiza muito tempo, e sem falar na questão de manutenção que você vai ter, pois você basta modificar na [Ô]CAMADA[Ô] que ela vai abranger todo o seu projeto. Nesse LINK, tem um exemplo que o FOXMAN fez sobre como se utilizar camadas.
KERPLUNK 16/04/2012 09:27:42
#399943
Fiz um programinha esses dias que gera classes crud que tem algo bem semelhante ao que você quer.
RPMARQUES 18/04/2012 23:39:51
#400202
Desculpe a demora pela resposta, mas seria interessante por exemplo ter um modulo por exemplo clientes e neste módulo crio as funções ou sub referentes a clientes e depois só executo elas nos meus forms....seria algo nessa linha???
ALTAIR148 19/04/2012 07:34:03
#400203
Isso, seria por ai.... Na dica do Kerpelunk tem isso ai que você precisa.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas