DUVIDA SOBRE LOG DE ERRO

MARCOS 08/10/2012 14:40:27
#411531
Boa tarde,Colegas!
Eu tenho uma função em VB.NET,que uso para registrar o LOG de erros
dos meus sistemas.Ela utiliza aquela Nanospace [Ô]System.IO[Ô].Funciona
muito bem.No entanto,tem algo que eu não gosto nela:

1.) Mesmo registrando uma informação em cada linha,os dados ficam parecendo mais com um texto desformatado.
Existe algum modo,de se usar esta Nanospace posicionando a impressão dos dados em colunas???


2.) Para facilitar futuros relatórios , para efeito estatistico (Quantidade de determinados tipos de erros,por exemplo),
pensei em criar minha classe de LOG,armazenando as informações de erros em uma BD.Claro que não seria a
mesma BD da aplicação.Mas,uma própia,independente. Isto é errado? Estaria infringindo alguma regra de boas
práticas?????


Agradeço qualquer orientação
KERPLUNK 08/10/2012 15:24:37
#411538
Resposta escolhida
Citação:

1.) Mesmo registrando uma informação em cada linha,os dados ficam parecendo mais com um texto desformatado.
Existe algum modo,de se usar esta Nanospace posicionando a impressão dos dados em colunas???


Use tabulações, tags html, XML tudo que quiser gravar, da maneira que quiser que apareça.

Citação:


2.) Para facilitar futuros relatórios , para efeito estatistico (Quantidade de determinados tipos de erros,por exemplo),
pensei em criar minha classe de LOG,armazenando as informações de erros em uma BD.Claro que não seria a
mesma BD da aplicação.Mas,uma própia,independente. Isto é errado? Estaria infringindo alguma regra de boas
práticas?????


Em um cenário ideal, o log ficaria no EventViewer, mas nem todo mundo [Ô]se acerta[Ô] com ele, então, muita gente prefere os arquivos log em formato texto mesmo ou em um banco de dados. Não infringe nenhuma [Ô]regra de boas práticas[Ô] gravar o log em um banco de dados, mas dê preferência em usar um banco distinto do banco da aplicação, como está fazendo.

E só pra constar, é NameSpace e não NanoSpace...
OCELOT 08/10/2012 16:32:06
#411553
Eu diria para você pesquisar sobre e tentar usar algum framework próprio para isso, como por exemplo o NLog, ele já tem suporte para gravar o log de várias formas, seja arquivo de texto, banco de dados, pela rede (ou localmente) direto para programas que exibem o log em tempo real, entre outros, e você ainda pode gravar em mais de um ao mesmo tempo, ou pode filtrar e gravar por exemplo tudo no banco de dados mas se for um erro grave gravar ele também em formato de texto por garantia, entre outras coisas.

Acho ele muito útil pois posso por exemplo colocar certos logs que são uteis somente para mim durante o desenvolvimento, e simplesmente mudando o arquivo de configuração eu desativo eles e deixo só os importantes para o programa rodando no cliente, sem precisar mudar o código.

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas