DUVIDA - UTILIZACAO DE RECORDSET

SLEIFER 01/11/2013 12:12:10
#430634
Apenas uma duvida, eu tenho um recordset em ADO e ja para usar campos da consulta do recordset eu ja vi dois modos:

rsTeste([Ô]Campo[Ô]) e rsTeste!Campo

Alguem sbe me explicar qual a diferença entre uma forma e outra?
OCELOT 01/11/2013 13:00:15
#430637
Resposta escolhida
Não tem diferença nenhuma, os dois são exatamente a mesma coisa.

O operador ! é usado para acessar itens em Collections, como o Recordser é uma Collection quando se usa a ! com ele o compilador vai basicamente converter este código para a outra forma.

No caso do Recordset se não me engano a propriedade padrão dele é a Fields, então quando se faz qualquer uma destas formas ele funciona exatamente do mesmo jeito, o compilador vai automaticamente transformar todos na primeira forma

rsTeste.Fields([Ô]Campo[Ô])
rsTeste([Ô]Campo[Ô])
rsTeste!Campo
MARCELO.TREZE 01/11/2013 13:01:03
#430638
nenhuma praticamente, até hoje a unica diferença que percebi é ao usar aliases (apelidos), veja:

SELECT SUM(campo1) As totalCampo1 FROM tabela

se eu tentar carregar assim

RS!totalCampo1 [ô] eu não consegui

porém se eu carregar assim

RS([Ô]TotalCampo1[Ô]) [ô] já funcionou

PS: não que isso seja uma regra, estou apenas informando o unico problema entre os dois modos, que eu tive.

TUNUSAT 01/11/2013 13:13:12
#430640
SLEIFER,

Eu conheço quatro formas de fazer, a saber:

  
Private Sub Form_Load()
Dim rsTeste As ADODB.Recordset
Dim strTeste As String

Set rsTeste = New ADODB.Recordset

strTeste = rsTeste([Ô]Campo[Ô])
strTeste = rsTeste!Campo
strTeste = rsTeste.Fields.Item(0).Value
strTeste = rsTeste.Fields.Item([Ô]Campo[Ô]).Value

End Sub


Experimente e entenda todas as formas, mas mantenha um padrão uniforme em todo o sistema somente de uma.

Basicamente não tem diferença. A única diferença é que a performance melhora um pouquinho, pois o VB6 não precisa ficar [Ô]preenchendo[Ô] qual é o restante da linha.

Eu gosto mais de usar a última opção, pois acredito que ela é melhor relação entre performance e visualização e mais fácil de enxergar indicando claramente que eu quero um Item de um Campo e passando o nome por extenso. Se você passar o número do index fica mais difícil de enxergar para depois fazer a manutenção (mas acho que é a forma mais rápida).

Já ocorreu de eu entrar em uma empresa e todos os programadores de lá usavam a exclamação (eu não gosto desta forma) ... mas como eu percebi isto depois eu ouvi um programador conversando com um cara: Que forma é aquela que o cara novo faz? Cada um tem um gosto, né? KKKKK!


Valew!
[][ô]s,
Tunusat.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas