DUVIDA VB 6 E VB.NET

EDULOCO 15/07/2013 12:26:44
#426056
Galera boa tarde tudo bem? Tenho uma dúvida tanto quanto boba mas que não sai da minha cabeça, cheguei a procurar algo na internet, mas não compreendi muito bem.

Qual a diferença entre os dois? O VB6 é gratuito para download igual ao VB.NET ? Vejo alguns projetos aqui que o pessoal faz e baixo para entender um pouco, porém tenho o visual basic 2010 express e não consigo visualizar :s

Desculpa a pergunta [Ô]boba[Ô] pessoal, mas mesmo procurando não consegui sanar essas dúvidas.


Obrigado a todos.
ASHKATCHUP 16/07/2013 10:23:10
#426100
Bom dia!

Existem inúmeras (quase infinitas) diferenças.

O VB6 foi criado em 1998 e, basicamente, suporta programação orientada a eventos, com um pouco (bem pouco) de programação orientada a objetos.

Por outro lado, o VB.NET foi criado em 2002 e possui suporte integral a programação orientada a objetos.

Uma coisa importante é saber que tanto o VB6 quanto o VB.NET são linguagens de programação, assim como Java, C++ e C#.

O Visual Studio (seja o 6, pra VB6, ou 2010 para VB.net) são os frameworks de desenvolvimento. Estes programas são pagos.


Resumão:

VB6 = antigo, mais facil e simples. Ótimo para aprender.
VB.NET = novo, mais completo. Melhor para desenvolver comercialmente, pois possui menos bugs (mais novo) e mais funcionalidades.





TUNUSAT 16/07/2013 14:32:57
#426128
ASHKATCHUP,

Legal sua esplicação, tenho uns add-ins para ela:
- Existe uma versão gratuita e chama-se Visual Studio Express 2013, mas é porém, bem mais limitada.

Veja em:
http://www.microsoft.com/visualstudio/ptb#2013-downloads

Outro ponto...
A linguagem de programação [Ô]em si[Ô] (código puro) é gratuita, mas o ambiente de programação é pago.

O que eu quis dizer é:
- Se você programar VB.Net dentro do NotePad não precisará pagar nada, mas se você usar o Visual Studio, precisará pagar pelo Visual Studio propriamente dito.

Veja mais em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Visual_Basic

Por favor, corrijam-me if eu estiver errado.

[][ô]s,
Tunusat.
JCARLOS 16/07/2013 14:58:46
#426132
Vc pode baixar o visual studio 210 por exemplo para uso a nível de aprendizado, porém, não terá todos os recusrsos, mas dá pra se fazer bastante coisas. Pra ter toda a funcionalidade, vc precisará pagar.
KERPLUNK 16/07/2013 18:15:51
#426154
Galera, não é assim não. Versão express ou paga, todas fazem as mesmas coisas. Ou seja, o que se faz com uma se faz também com outra. A diferença são os recursos disponibilizados para a IDE paga. Reforçando: não existe nada que se faça com uma versão paga do Visual Studio que não tenha como fazer com a versão Express.
Faça seu login para responder