DUVIDAS COM ASP.NET

XXXANGELSXXX 22/10/2010 10:31:10
#355663
Bom dia senhores, consegui colocar minha aplicaçao no ar, fazendo login, consultando dados.. normalmente, agora estou precisando ir ajustando alguns detalhes, primeiro deles, estou usando asp.net em linguagem vb. primeiro.. preciso colocar em um modulo, ou definir no arquivo web.config a string da minha conexao , e recuperar ela quando eu necessitar.. vou mandar a forma que estou fazendo atualmente para preencher o grid por exemplo..


Protected Sub btnFiltrar_Click(ByVal sender As Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles btnFiltrar.Click
Dim conexaoMySQL As MySqlConnection
Dim daMySQL As MySqlDataAdapter
Dim dsMySql As Data.DataSet
Dim strSQL As String
conexaoMySQL = New MySqlConnection([Ô]server=www.meuservidorweb.com.br; user id=valter; password=master4lj@; database=crmvilanova[Ô])
strSQL = [Ô]select a.pesscodigo,a.pessnome,a.pesscontato,a.pesscnpj,b.endcidade,b.endestado,c.contdescricaocontato,a.pessativo from cadpessoas a,cadpessoasendereco b,cadpessoascontato c where a.pesscodigo=b.pesscodigo and b.endprincipal=1 and a.pesscodigo=c.pesscodigo and c.contprincipal=1 [Ô]
If txtExibir.Text = [Ô]Ativos[Ô] Then strSQL = strSQL & [Ô] and pessativo=1[Ô]
If txtExibir.Text = [Ô]Inativos[Ô] Then strSQL = strSQL & [Ô] and pessativo=0[Ô]
If txtOrdem.Text = [Ô]Código[Ô] Then strSQL = strSQL & [Ô] order by pesscodigo [Ô]
If txtOrdem.Text = [Ô]Nome[Ô] Then strSQL = strSQL & [Ô] order by pessnome[Ô]
daMySQL = New MySqlDataAdapter(strSQL, conexaoMySQL)
dsMySql = New Data.DataSet
daMySQL.Fill(dsMySql, [Ô]Produtos[Ô])
With dgMySQL
.DataSource = dsMySql
.DataBind()
End With
End Sub


funciona perfeitamente, mas eu fico pensando o seuginte.. se eu tiver 200 telas nao vou ficar chamando toda hora a conexao de tela por tela, eu tenho que informar isso em um local que seja no web. config e chamar em cada tela, pois ai, defino a string de conexao apenas 1 vez..

Outra coisa, como faço para definir a propriedade width de cada coluna? pode ser em runtime mesmo, quero que a coluna 6 do grid por exemplo fique no tamanho 1000

desde ja agradeço a todos.
TECLA 22/10/2010 14:02:18
#355682
1. Mantenha a tring de conexão no arquivo de configuração web.config.
2. Separe a conexão em uma camada de persistência
3. Rotinas de SELEÇÃO/INSERÇÃO/ATUALIZAÇÃO/EXCLUSÃO, de preferência, mantenha longe da camada de visualização (arquivos .ASPX)
4. Veja se o este exemplo serve pra você iniciar.
XXXANGELSXXX 25/10/2010 21:32:36
#355884
Tecla, otimas dicas, estou começando e seguir, aqui, mais uma perguntinha, eu tenho um registro de ocorrencias, exemplo.. tem la, ID, NOME, EMPRESA, e tenho a tabela AUXOCORRENCIA, que tem dentro o ID, NOME DO FILHO, IDADE DO FILHO, ou seja, 1 tabela principal e 1 auxiliar, entao eu posso ter varios filhos para cada registro PAI, qual forma mais facil para mim visualizar esses registros FILHOS no asp.net ? atraves de um novo form?? hoje no vb, eu seleciono o primeiro campo de uma listviewer por exemplo.. agora no asp to meio perdido.
XXXANGELSXXX 27/10/2010 13:25:06
#356040
alguem pode dar uma forcinha?
TECLA 27/10/2010 20:09:06
#356097
Creio que o que está tentando fazer é um form mestre-detalhes.

Exemplo:
http://www.macoratti.net/aspnmdt13.gif

2 Grids não resolve o problema?
XXXANGELSXXX 27/10/2010 22:46:22
#356104
Grande Tecla, resolve sim, mas estou tipo em um dilema, veja só, primeiro, nao consigo selecionar apenas 1 registro do grid por exemplo, nao sei definir para ele pegar o id e abrir uma nova pagina com os dados que quero.. entendeu ?
XXXANGELSXXX 28/10/2010 20:48:01
#356213
Tecla, é isso mesmo que necessito, mas veja bem, trabalho com banco totalmente desvinculado, vi como fazer esse procedimento colocando o componente mapasite, algo assim, mas teria que ter o banco vinculado, tem como clicar no link e o mesmo exibir os registros filhos? igual é aqui no site, cada pergunta se torna um registro, que ao clicar, abre os assuntos relacionaos ao mesmos, atraves de chaves primarias.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas