DUVIDAS COM INSTALACAO E VERSAO SQL SERVER

LUIS.HERRERA 01/08/2011 19:17:17
#380529
Fui ler uma sugestão de link do Leandro em outro post e no mesmo blog vi um outro artigo sobre instalação do SQL server que [Ô]...MINHA NOSSA !!!!...[Ô] Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas.

Mudar de banco não é tão simples assim como dizem. No artigo http://blogdati.com.br/?p=86 o cara cita coisas necessárias para se instalar um SQL Server. Bem as coisas básicas parecem Grego, pois nunca ouvi falar dessas siglas. O pior é que como desenvolvedor (Não sou DBA) fica bem difícil saber o que é necessário.

O que vou dizer acho que muitos aqui devem pensar o igual, eu tenho um sistema que é válido para (n) empresas, cada uma localizada um estado distante desse Brasilzão. Assim eu nunca vou no cliente, pois além do custo do deslocamente não pagar o software, eu perderia mais tempo viajando que trabalhando. Assim meu sistema é instalado facilmente nos clientes, de modo a simplificar ao máximo o processo automatizado e permitir que o próprio cliente faça tudo.

Agora tendo de usar um SGDB onde a instalação não é simples, e no caso do SQL acredito que não seja possível distribuir junto de um instalador nosso, então como saber o que é necessário na instalação do SQL no Cliente?

Como configurar o [Ô]Bendito[Ô] corretamente?

Como dimensionar o servidor correto, pois dependendo do que o cliente tem pode não ser suficiente, obrigando a um novo investimento em hadware. Assim até uma avaliação de nosso programa seria impossível já que o equipamento dele poderia não servir ou o cliente poderia não querer instalar um SQL Server no servidor e depois decidir que o programa não era o que ele pensava. Eu não acredito que uma empresa testaria um sistema no servidor deles, então teria que ter uma configuração mínima num desktop para teste.

Depois tem a parte do usuário/senha de acesso ao sistema, como isso é criado na instalação ou depois, quem teria de fazer isso seria o TI do cliente e depois passar ao nosso programa para acesso, inclusive com o IP da conexão, etc...

Para concluir e até piorando a situação, imaginemos que o cliente já possua uma versão qualquer do SQL instalado no servidor dele. Ao distribuirmos nosso aplicativo o ideal seria que ele usasse a versão dele criando um novo banco para nossa aplicação, mas.... será que as versões do servidor SQL seriam compatíveis com nossa aplicação? Imagino distribuir um Script de criação do banco nos clientes que já tenham o SQL, mas se o script for incompatível ( a versão do cliente é mais antiga), como resolver isso?

Será que teria de ter um outro servidor para instalar nossa versão do SQL?

Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas.
LUIS.HERRERA 02/09/2011 10:15:50
#383171
um mês de aniversário.
KERPLUNK 02/09/2011 10:31:54
#383180
Você pode contratar um servidor SQL Server na nuvem e usar ele para [Ô]testar[Ô] nos clientes
FFCOUTO 02/09/2011 11:34:46
#383207
Resposta escolhida
Luis, o que o Kerplunk comentou é válido. E na minha opinião você poderia montar um servidor com Win2003 mais o SQL Server (aqui na empresa eu uso a versão 2000 com SP4) e fazer os testes remotos com o cliente que deseja testar.

Quanto a instalação acho que não é nenhum problema, também não sou DBA e aqui onde trabalho fui eu quem instalou o SQL e hoje temos 40 terminais internos, 5 terminais na filial e 30 palms acessando de qualquer lugar.

Quanto ao IP do servidor para rede interna não na necessidade uma vez que com o nome do pc já é necessário e na internet mesmo que você não tenha IP fixo você pode usar um serviço tipo No-IP.

Qualquer dúvida entre em contato.
LUIS.HERRERA 02/09/2011 11:44:57
#383210
Quanto a Nuvem, a idéia foi boa, mas não faço nem idéia de quanto isso custa e a viabilidade só para testes eventuais, mas é coisa para eu pesquisar depois.

Quanto a ter um servidor para o cliente testar, o problema disso é que eu teria de deixar um micro 24h conectado a web, o que não é viável hoje em função da minha estrutura. é uma boa opção mais para frente.

Entendi, mas são duas coisas distintas:
Uma é o cliente baixar o programa para testar, outra é ele instalar para usar na empresa. Como não vou nos clientes, eles tem que fazer tudo sozinhos, aí que está a questão. Ele pode ou não ter o SQL já em uso, pode ser versão diferente (inferior a que vou usar), o servidor não ser apropriado, etc...
FFCOUTO 02/09/2011 13:25:31
#383230
Luis, entendo a sua situação. A questão do cliente instalar o software não é tão difícil quanto parece. Quanto a não ter um servidor apropriado também não.

A única coisa que posso te aconselhar é: monte um servidor e faça a documentação do hardware mínimo. E quanto a versões diferentes não há problemas pois o SQL entende como instâncias diferentes, mas para tanto é bom um teste prático. Você terá que fazer uma documentação e especifição mínima para uso. Isso você não terá como fugir.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas