DUVIDAS EM RELACIONAMENTO ENTRE TABELAS

MARCOS 06/04/2004 13:16:35
Bom dia!
Pessoal,eu postei um tópico sobre 'Para que serve o relacionamento das tabelas"
Os colegas aqui do forum,com muita paciência e boa vontade,tentaram me explicar.No entanto,o "principal",eu ainda não entendi......

Os colegas explicaram o que é chave primária,chave estrangeira e também disseram,que o relacionamento impede que registros sejam deletados indevidamente.Esta parte ficou muito clara!!!!
No entanto,eu ainda não entendi o principal,do relacionamento de tabelas:

"Como funciona!!! "

1.)Por exemplo,se eu mover o ponteiro,numa tabela,para um determinado registro
isto causa,alguma coisa,na outra tabela

2.) Se eu adiciono um registro numa,acontece o que na outra

Ou seja,eu não entendi,de que modo uma tabela,afeta a outra !

Peço desculpas,por insistir.Mas,eu por natureza somente fico satisfeito quando
compreendo 100 %, do que me foi explicado.Obrigado!!!!!
LCSD 07/04/2004 14:00:39
Resposta escolhida
Marcos

Continue neste Post as suas dúvidas sobre Relacionamento até que as mesmas sejam explicadas.

Por favor não abra outros Post sobre o mesmo assunto.
LCSD 07/04/2004 14:25:21
Marcos

Com relação a Relacionamentos, tem um exemplo abaixo que pode te explicar "O Por Que" dos Relacionamentos em Banco de Dados, a Economia de Memória Física (Armazenagem) e não duplicação de informações:

Tabela de Clientes === 124 Bytes
Campo-----------------Tamanho
CodigoCliente___________4
NomeCliente___________50
EnderecoCleinte________70

Tabela de Boletos ====== 18 Bytes
NumeroBoleto__________4
CodigoCliente__________4
DataBoleto____________4
ValorBoleto___________6

No início da automação, memória RAM e espaço de armazenagem eram extremamente caros, então se utilizou as técnicas de Relacionamento para DIMINUIR o Conteúdo sem perda de dados!

Funciona da seguinte forma, quando você informa "Select ..... from Clientes, Boletos where Boletos.CodigoCliente = Clientes.CodigoCliente" o Banco de Dados retorna o RecordSet gerado a partir das 2 tabelas, caso contrário a tabela de Boletos teria de ter as informações TODAS do Cliente em cada REgistro e verifique que cada Registro de Boletos consome 18 Bytes enquanto que o de Clientes 124 Bytes.

Os Bancos Relacionais (vem de Relacionamentos) otimizam, evitando ao máximo as duplicações de informações, com isto fica com um BD melhor e com informações mais seguras, por exemplo, uma vez digitado o Registro em Clientes só será alterado quando realmente houver necessidade, já se ao cadastrar o NomeCliente em Boleto (sem Relacionamento) poderia a cada novo cadastro ocorrer erros.

Espero que tenha auxiliado.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas