DUVIDAS NO ADO, PODERIAM ME AJUDAR?

USUARIO.EXCLUIDOS 15/07/2005 10:05:26
Galera, consegui rodar toda aplicação de Banco de Dados, em ADO: Incluir, Salvar, Primeiro, etc... belezinha...

Porém ficaram algumas coisas no ar:

1. Quando eu tento salvar um novo registro, após a inclusão, onde algum campo tenha ficado em branco, dá erro. - Acredito que o vb não aceita que para Salvar fique algum registro em branco dentro da tabela.... (Eu gostaria de considerar o fato que o usuário de repente queira deixar uma determinada informação em branco).

2.Também quando eu quero efetuar a máscara de entrada de dados, é melhor definir esta mask no VB com o Vbmask ou pelo Text com a opção Format, ou eu defino isto no Access mesmo?
->
Obs: Quando eu tento relacionar um registro da tabela a um vbmask, mascarado apenas no VB, por exemplo:

VbmaskTelefone = rs(2)

Não é associado este campo ao objeto no VB....

VcÂÂÂ's saberiam me dar uma dica nestas questões?

Por enquanto valeu mesmo...

Leonardo.
[txt-color=#0000ff]leonardonet02@yahoo.com.br[/txt-color]
JEAN.JEDSON 15/07/2005 10:13:13
1. vc só não pode salvar dados em branco se em sua tabela o campo não aceitar valores nulos

2. particularmente eu faço a formatação com o format, quando vou exibir os dados

TRUHILLO 15/07/2005 10:13:13
Como você manipula o banco de dados com SQL ou controle ADODC?

Se for com SQL, quando for gravar valores em branco (nulos) num campo de uma tabela, passe NULL.

db.execute "insert into TABELA (codigo, nome, cidade) values (1, 'PAULO CESAR', NULL)"

Já no caso do maskedit, na minha humilde opinião, não aconselho usar estes controles pq acho q eles dão muito "trabalho" para pouco resultado.
Faço formatações nos texts mesmo.
WEBMASTER 15/07/2005 11:55:25
1. Você deve deixar o campo, que você quer inserir um valor em branco, com a propriedade "Permitir Comprimento Zero" = Sim, na sua tabela do Access. Desse modo o campo aceitará em branco.

2. Eu prefiro fazer a formatação no VB mesmo. Via código.
MARCOSAV 16/07/2005 00:29:21

1. Caso vc não queira mexer em sua tabela, faça uma verificação na hora de salvar o registro, ou seja, se o campo estiver vazio, grave um espaço ( " " ) na tabela. Um espaço em branco não é um registro vazio, portanto será aceito...

2. Quanto a formatação, EU prefiro o comando FORMAT... Não uso controles como o MaskEdit, por exemplo, vlw ???

Espero ter ajudado
Abraço.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas