DUVIDAS - PROGRAMA P/ PROJETO DE PILARES

GABINESKI 28/05/2010 11:54:51
#343071
Bom dia

Sou novo na comunidade e também sou novo na programação em visual basic.
Entrei neste fórum porque tenho algumas dúvidas em VB e vim procurar por aqui algumas soluções. Sou estudante de engenharia civil e estou finalizando meu TCC, que é a criação de um programa em Visual Basic que faça o projeto de pilares de concreto armado. Estou usando o Visual Basic 2008 Express Edition.
Além de diversos cálculos e verificações, optei pelo programa ter alguns recursos, tais como salvar as entradas do usuário (em .txt, por exemplo) para que em acesso futuro ele não tenha que digitar tudo novamente, e um gerador de relatório, que no fim apresenta (também em .txt) todos os resultados (de preferência com um formatação já organizada, etc.).
é possível de fazer isso em VB? Se sim, onde posso encontrar essas funções? Percebi que apostilas e materiais em VB 2008 é dificil de encontrar...

Uma outra dúvida é menor importante e se refere à estética do programa, apenas. Por exemplo, dentre os parâmetros que o usuário deve fornecer, o fck é um deles (resistência do concreto). Porém, o [Ô]ck[Ô] é subscrito. Posso fazer caracteres subscritos no VB 2008?
E posso misturar, numa mesma Label, letras gregas e letras do nosso alfabeto?

Muito obrigado pela atenção. Espero não ter sido muito longo.

Lucas Gabineski
TECLA 28/05/2010 13:38:38
#343086
Quais os cálculos que precisar realizar no programa?
Quanto a segunda dúvida, veja a imagem acima.
GABINESKI 28/05/2010 15:58:08
#343102
A interface do programa está mais ou menos como na figura em anexo.
Nas labels da geometria do pilar, em hx e hy, o [Ô]x[Ô] e o [Ô]y[Ô], por exemplo, deveriam ser subscritos. O mesmo para os coeficientes gama c e gama s. [Ô]c[Ô] e [Ô]s[Ô] deveriam ser subscrito e, além disso, tive que fazer duas labels diferentes, uma para o [Ô]gama[Ô] e outra para o [Ô]c[Ô], porque nao consegui colocar a letra grega e a letra romana juntas.

Quantos aos cálculos, são operações simples, de dimensionamento de área de aço, área da seção transversal do pilar, etc. Quanto à programação, nao tive problema, o que estou tentando agora é colocar todos estes resultados (área de aço, comprimento do pilar, etc, todos números) em um .txt, no caso de o usuário solicitar.

Obrigado.
ASHKATCHUP 28/05/2010 16:26:42
#343106
Você pode usar a classe StreamWriter para escrever um arquivo TXT
TECLA 28/05/2010 16:32:03
#343109
Segue um exemplo simples para criar um arquivo de texto.

Imports System.IO

Dim arq As New StreamWriter([Ô]C:\arq.txt[Ô], False)
arq.WriteLine([Ô]Texto[Ô])
arq.Close()
MsgBox([Ô]Arquivo criado com sucesso[Ô])
NICKOSOFT 06/06/2010 08:59:43
#344028
pra aparecer uma letra sublinhada no label vc coloca um & antes da letra q deseja ficar grifada, mas apenas uma letra do label pode receber esse recurso q na verdade, vc define essa letra como lendo a tecla de atalho pra mesma
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas