DUVIDAS SOBRE SEGURANCA EM SISTEMA/BANCO DE DADOS

SPYDREX 17/09/2010 12:00:43
#353217
Ola a todos.

Estou aprendendo a programar em VB .NET e gostaria de saber a opinião de vocês e a ajuda sobre o seguinte:

A muito tempo venho analizando vários exemplos de desenvolvimento de sites, sistemas e banco de dados. Minha grande preocupação hoje é com a segurança de sistemas que passarei a desenvolver.

Acredito seriamente que é uma falta muito grande no desenvolvimento de sistema termos que enviar na string de conexão com o banco de dados o nome do usuário e a senha programadas dentro do programa.

Digo isso porquê não adianta nada se preocupar neste tipo de segurança, porquê se um usuário mais [Ô]avançadinho[Ô] quiser, ele pode facilmente recuperar estes dados utilizando algum tipo de descompilador e obter acesso a nome do usuário e senha de acesso a partir do fonte descompilado.

Ora de posse de tais informações o cara poderia fazer o maior estrago no banco de dados já que muitas vezes o usuário e senha passados para o banco tem direitos a SELECT/INSERT/UPDATE/DELETE em qualquer tabela do banco de dados e é ai que mora o perigo, e olha que a preocupação é com um simples usuário e não um hacker.

Pensando nisso estou determinado em fazer os meus sistemas usando a seguinte abordagem:

Peço ao usuário o nome e a senha via formulário, como se faz naturalmente em qualquer sistema, em vez de ter a string codificada dentro do sistema com usuário e senha, eu montarei parte da string de conexão com os dados necessário para conexão com o BD mas o par usuário/senha eu adicionarei logo após clique no botão de login.