E IMPOSSIVEL USAR FORM DE PESQUISA NO VB.NET?

MARCOS 12/03/2013 18:44:18
#420335
Prezados colegas,
Como sabemos,no VB(6.0) para exibir um formulário
bastava empregar o método [Ô]Show[Ô]:


Form1.Show

Nada mais simples.

No entanto não podemos mais fazer isto no VB.NET.

Agora fazemos algo assim:


Para abrir:

Dim FFrm2 As New Form2
FFrm2.Show


Para fechar:

Me.Close

----------------------------------------------------------------------------------------------

Meu problema:


Tenho um projeto muito simples,com apenaas 3 formulários:

FrmMain
FrmCliente
FrmPesquisar


O formulário FrmMain tem um button(BtnAbrirCliente) que abre o FrmCliente:


Private Sub BtnAbrirCliente_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles BtnAbrir.Click

[ô]Abre formulário [ô]FrmCliente[ô]
Dim FFrmCli As New FrmCliente

FFrmCli.Show()


End Sub




O formulário FrmCliente,por sua vez tem um button(BtnAbrirPesq) que abre o FrmPesquisar,um Textbox para mostrar o cliente e mais um método que tem a finalidade de exibiro cliente:



Private Sub BtnAbrirPesq_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles BtnAbrir.Click

[ô]Abre formulário [ô]FrmPesquisar[ô]
Dim FFrmPesquisar As New FrmPesquisar

FFrmCli.Show()


End Sub


Public Function ExibirCliente(ByVal RefParametro As String) As Boolean

TxtCliente.Text = RefParametro

Return True

En Function



Já o formulário FrmPesquisar tem um button (BtnExec) e um Textbox(TxtParametro):



Como tudo deveria funcionar:


- Quando o projeto é executado, o formulário FrmMain é aberto
- Ao ser aberto, o usuário Clica no botão BtnAbrirCliente que exibe o Formulário FrmCliente
- Ao ser aberto o formulário FrmCliente,o usuário clica em BtnAbrirPesq
- Ao ser aberto o formulário FrmPesquisar, o usuário preenche o TxtParametro e clica no botão BtnExec
- Ao ser pressionado, o botão executa o método que esta no Formulário FrmCliente para exibir o parametro




O problema:


Isto não funciona!


Peço aos colegas,uma orientação para conseguir executar o método do Formulário FrmCliente
a partir do FrmPesquisar.



Se isto for possível,é claro.....





XLEGENDARY 12/03/2013 19:24:06
#420338
olá boa noite, pelo o que eu entendi você quer fazer um select?

se for isso basta fazer o select dentro da tabela referente aos clientes, e escolher o que vc quer que exiba

Select NOME,TELEFONE,ENDERECO from Clientes

pra chamar um frm no vb.net é msm coisa

frmCliente.show()
ou
frmCliente.showDialog()

dentro do evento click do botão
MARCOS 12/03/2013 19:30:56
#420339
Não!
Caro colega, o que quero é saber como se pode abrir o formulário FrmPesquisar e a partir dele
executar um método do FrmCliente.


Algum colega,entendeu o problema???
PAVILLION 12/03/2013 19:53:46
#420342
MARCOS...

Se eu entendi, você pode fazer assim: Crie um objeto do FrmCliente para poder executar o método que quiser dele.

Ex:
Dim frmCliente As New FrmCliente
frmCliente.Nome_Do_Método()

Abraços..
KURTGU 12/03/2013 21:56:52
#420346
Pra vc abrir o mesmo form vc tem que gerar um da forma que voce esta fazendo...pelo menos e isso que faco aqui...
PEGUDO 13/03/2013 08:02:07
#420354
Resposta escolhida
Cara, eu entendi o seu problema mas não é tão difícil assim não.
Tenta assim:
Dim FFrm1 As Form = New Form1

Aqui na empresa mesmo, eu não utilizo:
Dim objForm As Form = New Form1

Isso aí em cima é uma boa prática, mas eu crio meus forms normalmente e os chamo
diretamente, se nenhum problema:
Private Sub Button1_Click(...
Form1.Show()
End Sub
Ou
Private Sub Button1_Click(...
Form1.ShowDialog()
End Sub

Agora o que eu vejo muita gente que passa por aqui fazer é:
[Ô]No VB 6.0 era assim...[Ô]
[Ô]No VB 6.0 era assado...[Ô]

Eu acho que se a pessoa se propôs a migrar para .NET, tem que esquecer o VB 6.0. As pessoas têm que para de olhar pra trás.
é só surgir um problema que ao invés de procurar ajuda aqui no fórum ou em outro qualquer; Ou no MSDN da Microsoft;
Ou na documentação do próprio Visual Studio elas simplesmente falam que a ferramenta não presta, é complicada demais, etc...

Não estou querendo esculachar o VB 6.0 e nem falar que ele está obsoleto. Eu começei a programar nele e fiquei nele até sair o Visual Studio 2008.
O que muitos programadores não querem entender (e são muitos mesmo porque eu conheço vários) é que agora o VB.NET, C#, F#, etc são linguagens
de programação orientadas a objetos, coisa que não era muito presente no VB 6.0.

Bem... é isso. Espero ter ajudado e desculpe a opinião que fiz acima, mas acredito que, pelo menos um daqui do fórum compartilha da mesma visão.
MARCOS 13/03/2013 08:20:31
#420355
Pessoal,
Eu acredito que apezar da boa vontade dos colegas, ninguém realmente entendeu qual é o problema.
Provavelmente eu não soube explicar corretamente.Estou encerrando este tópico. Mas irei redigir um
novo tópico, tentando ser mais claro.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas