E IMPOSSIVEL USAR FORM DE PESQUISA NO VB.NET?
Prezados colegas,
Como sabemos,no VB(6.0) para exibir um formulário
bastava empregar o método [Ô]Show[Ô]:
Form1.Show
Nada mais simples.
No entanto não podemos mais fazer isto no VB.NET.
Agora fazemos algo assim:
Para abrir:
Dim FFrm2 As New Form2
FFrm2.Show
Para fechar:
Me.Close
----------------------------------------------------------------------------------------------
Meu problema:
Tenho um projeto muito simples,com apenaas 3 formulários:
FrmMain
FrmCliente
FrmPesquisar
O formulário FrmMain tem um button(BtnAbrirCliente) que abre o FrmCliente:
Private Sub BtnAbrirCliente_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles BtnAbrir.Click
[ô]Abre formulário [ô]FrmCliente[ô]
Dim FFrmCli As New FrmCliente
FFrmCli.Show()
End Sub
O formulário FrmCliente,por sua vez tem um button(BtnAbrirPesq) que abre o FrmPesquisar,um Textbox para mostrar o cliente e mais um método que tem a finalidade de exibiro cliente:
Private Sub BtnAbrirPesq_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles BtnAbrir.Click
[ô]Abre formulário [ô]FrmPesquisar[ô]
Dim FFrmPesquisar As New FrmPesquisar
FFrmCli.Show()
End Sub
Public Function ExibirCliente(ByVal RefParametro As String) As Boolean
TxtCliente.Text = RefParametro
Return True
En Function
Já o formulário FrmPesquisar tem um button (BtnExec) e um Textbox(TxtParametro):
Como tudo deveria funcionar:
- Quando o projeto é executado, o formulário FrmMain é aberto
- Ao ser aberto, o usuário Clica no botão BtnAbrirCliente que exibe o Formulário FrmCliente
- Ao ser aberto o formulário FrmCliente,o usuário clica em BtnAbrirPesq
- Ao ser aberto o formulário FrmPesquisar, o usuário preenche o TxtParametro e clica no botão BtnExec
- Ao ser pressionado, o botão executa o método que esta no Formulário FrmCliente para exibir o parametro
O problema:
Isto não funciona!
Peço aos colegas,uma orientação para conseguir executar o método do Formulário FrmCliente
a partir do FrmPesquisar.
Se isto for possÃvel,é claro.....
Como sabemos,no VB(6.0) para exibir um formulário
bastava empregar o método [Ô]Show[Ô]:
Form1.Show
Nada mais simples.
No entanto não podemos mais fazer isto no VB.NET.
Agora fazemos algo assim:
Para abrir:
Dim FFrm2 As New Form2
FFrm2.Show
Para fechar:
Me.Close
----------------------------------------------------------------------------------------------
Meu problema:
Tenho um projeto muito simples,com apenaas 3 formulários:
FrmMain
FrmCliente
FrmPesquisar
O formulário FrmMain tem um button(BtnAbrirCliente) que abre o FrmCliente:
Private Sub BtnAbrirCliente_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles BtnAbrir.Click
[ô]Abre formulário [ô]FrmCliente[ô]
Dim FFrmCli As New FrmCliente
FFrmCli.Show()
End Sub
O formulário FrmCliente,por sua vez tem um button(BtnAbrirPesq) que abre o FrmPesquisar,um Textbox para mostrar o cliente e mais um método que tem a finalidade de exibiro cliente:
Private Sub BtnAbrirPesq_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles BtnAbrir.Click
[ô]Abre formulário [ô]FrmPesquisar[ô]
Dim FFrmPesquisar As New FrmPesquisar
FFrmCli.Show()
End Sub
Public Function ExibirCliente(ByVal RefParametro As String) As Boolean
TxtCliente.Text = RefParametro
Return True
En Function
Já o formulário FrmPesquisar tem um button (BtnExec) e um Textbox(TxtParametro):
Como tudo deveria funcionar:
- Quando o projeto é executado, o formulário FrmMain é aberto
- Ao ser aberto, o usuário Clica no botão BtnAbrirCliente que exibe o Formulário FrmCliente
- Ao ser aberto o formulário FrmCliente,o usuário clica em BtnAbrirPesq
- Ao ser aberto o formulário FrmPesquisar, o usuário preenche o TxtParametro e clica no botão BtnExec
- Ao ser pressionado, o botão executa o método que esta no Formulário FrmCliente para exibir o parametro
O problema:
Isto não funciona!
Peço aos colegas,uma orientação para conseguir executar o método do Formulário FrmCliente
a partir do FrmPesquisar.
Se isto for possÃvel,é claro.....
olá boa noite, pelo o que eu entendi você quer fazer um select?
se for isso basta fazer o select dentro da tabela referente aos clientes, e escolher o que vc quer que exiba
Select NOME,TELEFONE,ENDERECO from Clientes
pra chamar um frm no vb.net é msm coisa
frmCliente.show()
ou
frmCliente.showDialog()
dentro do evento click do botão
se for isso basta fazer o select dentro da tabela referente aos clientes, e escolher o que vc quer que exiba
Select NOME,TELEFONE,ENDERECO from Clientes
pra chamar um frm no vb.net é msm coisa
frmCliente.show()
ou
frmCliente.showDialog()
dentro do evento click do botão
Não!
Caro colega, o que quero é saber como se pode abrir o formulário FrmPesquisar e a partir dele
executar um método do FrmCliente.
Algum colega,entendeu o problema???
Caro colega, o que quero é saber como se pode abrir o formulário FrmPesquisar e a partir dele
executar um método do FrmCliente.
Algum colega,entendeu o problema???
MARCOS...
Se eu entendi, você pode fazer assim: Crie um objeto do FrmCliente para poder executar o método que quiser dele.
Ex:
Dim frmCliente As New FrmCliente
frmCliente.Nome_Do_Método()
Abraços..
Se eu entendi, você pode fazer assim: Crie um objeto do FrmCliente para poder executar o método que quiser dele.
Ex:
Dim frmCliente As New FrmCliente
frmCliente.Nome_Do_Método()
Abraços..
Pra vc abrir o mesmo form vc tem que gerar um da forma que voce esta fazendo...pelo menos e isso que faco aqui...
Cara, eu entendi o seu problema mas não é tão difÃcil assim não.
Tenta assim:
Aqui na empresa mesmo, eu não utilizo:
Isso aà em cima é uma boa prática, mas eu crio meus forms normalmente e os chamo
diretamente, se nenhum problema:
Agora o que eu vejo muita gente que passa por aqui fazer é:
[Ô]No VB 6.0 era assim...[Ô]
[Ô]No VB 6.0 era assado...[Ô]
Eu acho que se a pessoa se propôs a migrar para .NET, tem que esquecer o VB 6.0. As pessoas têm que para de olhar pra trás.
é só surgir um problema que ao invés de procurar ajuda aqui no fórum ou em outro qualquer; Ou no MSDN da Microsoft;
Ou na documentação do próprio Visual Studio elas simplesmente falam que a ferramenta não presta, é complicada demais, etc...
Não estou querendo esculachar o VB 6.0 e nem falar que ele está obsoleto. Eu começei a programar nele e fiquei nele até sair o Visual Studio 2008.
O que muitos programadores não querem entender (e são muitos mesmo porque eu conheço vários) é que agora o VB.NET, C#, F#, etc são linguagens
de programação orientadas a objetos, coisa que não era muito presente no VB 6.0.
Bem... é isso. Espero ter ajudado e desculpe a opinião que fiz acima, mas acredito que, pelo menos um daqui do fórum compartilha da mesma visão.
Tenta assim:
Dim FFrm1 As Form = New Form1
Aqui na empresa mesmo, eu não utilizo:
Dim objForm As Form = New Form1
Isso aà em cima é uma boa prática, mas eu crio meus forms normalmente e os chamo
diretamente, se nenhum problema:
Private Sub Button1_Click(...
Form1.Show()
End Sub
OuPrivate Sub Button1_Click(...
Form1.ShowDialog()
End Sub
Agora o que eu vejo muita gente que passa por aqui fazer é:
[Ô]No VB 6.0 era assim...[Ô]
[Ô]No VB 6.0 era assado...[Ô]
Eu acho que se a pessoa se propôs a migrar para .NET, tem que esquecer o VB 6.0. As pessoas têm que para de olhar pra trás.
é só surgir um problema que ao invés de procurar ajuda aqui no fórum ou em outro qualquer; Ou no MSDN da Microsoft;
Ou na documentação do próprio Visual Studio elas simplesmente falam que a ferramenta não presta, é complicada demais, etc...
Não estou querendo esculachar o VB 6.0 e nem falar que ele está obsoleto. Eu começei a programar nele e fiquei nele até sair o Visual Studio 2008.
O que muitos programadores não querem entender (e são muitos mesmo porque eu conheço vários) é que agora o VB.NET, C#, F#, etc são linguagens
de programação orientadas a objetos, coisa que não era muito presente no VB 6.0.
Bem... é isso. Espero ter ajudado e desculpe a opinião que fiz acima, mas acredito que, pelo menos um daqui do fórum compartilha da mesma visão.
Pessoal,
Eu acredito que apezar da boa vontade dos colegas, ninguém realmente entendeu qual é o problema.
Provavelmente eu não soube explicar corretamente.Estou encerrando este tópico. Mas irei redigir um
novo tópico, tentando ser mais claro.
Eu acredito que apezar da boa vontade dos colegas, ninguém realmente entendeu qual é o problema.
Provavelmente eu não soube explicar corretamente.Estou encerrando este tópico. Mas irei redigir um
novo tópico, tentando ser mais claro.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas