ERRO AO GRAVAR DADOS NO DB MYSQL

MOBILE 24/04/2014 09:23:09
#437556
Pessoal bom dia, qual comando eu utilizo para inteserir os dados de uma textbox em um db mysql eu já fiz a conexão com o banco e conseguir ver os dados que lá se encontram.
Minha tabela chama-se: cadfam nela tenho as colunas Id_fam que deve gerar um cod sequencial automatico e tem desc_fam e status_fam que são os dados que vou inserir, no software em vb.net eu tenho as textbox, txtcadfam e txtstatusfam ao clicar no botão btocadfam devem ser cadastros no banco estes dados...

Obrigado.
JOAOBENEVIDES 24/04/2014 09:35:57
#437558
Resposta escolhida
Caro Amigo Mobile segue o jeito que eu faco

Using con As MySqlConnection = GetConecao()

Try
con.Open()

If id_usuario = 0 Then
comando = [Ô]insert into usuarios (usuario,senha,nomeusuario) values (@usuario,@senha,@nome)[Ô]
Else
comando = [Ô]update usuarios set nomeusuario=@nome,senha=@senhas,email=@email where id=@id[Ô]
End If

sql = comando

Dim cmd As MySqlCommand = New MySqlCommand(sql, con)

With cmd
.CommandType = CommandType.Text
.Parameters.Add([Ô]@usuario[Ô], MySqlDbType.String).Value = TxtUsuario.Text
.Parameters.Add([Ô]@senhas[Ô], MySqlDbType.VarChar).Value = TxtSenha.Text
.Parameters.Add([Ô]@nome[Ô], MySqlDbType.VarChar).Value = Txtnome.Text
.Parameters.Add([Ô]@email[Ô], MySqlDbType.VarChar).Value = TxtEmail.Text
If id_usuario > 0 Then
.Parameters.Add([Ô]@id[Ô], MySqlDbType.Int32).Value = id_usuario
End If
End With


cmd.ExecuteNonQuery()
MsgBox([Ô]Usuario [Ô] + TxtUsuario.Text + [Ô] Incluido / Alterado com exito[Ô], MsgBoxStyle.Information)
LimpaDados()
Me.Close()
MOBILE 24/04/2014 10:17:55
#437560
Desculpe minha ignorancia mas estou iniciando agora e tenho ainda algumas duvidas, este sql = comando os dois devem ser declarados em algum lugar pois o meu da erro nos dois :
Comando:
Error 2
Expression is a value and therefore cannot be the target of an assignment. \\SERV2-VISOMES\Desenvolvimento\Sistema de Gestão Visomes - SGV\SCSV-1.0-Cronograma - V.1\Visocontrol\GerenVisomes\Frmcadfam.vb 88 21 GerenVisomes


Sql:

Error 4 [ô]System.Data.Sql[ô] is a namespace and cannot be used as an expression. \\SERV2-VISOMES\Desenvolvimento\Sistema de Gestão Visomes - SGV\SCSV-1.0-Cronograma - V.1\Visocontrol\GerenVisomes\Frmcadfam.vb 93 17 GerenVisomes
MOBILE 24/04/2014 10:34:20
#437562
No meu caso ficaria algo assim?
  Private Sub btosalcadfam_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles btosalcadfam.Click

Using con As MySqlConnection = Getconnectio()
Try
con.Open()

If Desc_fam = 0 Then
Command = [Ô]insert into cadfam (cadfam,status_fam,Desc_fam) values (@status_fam,@Desc_fam,)[Ô]
Else
comando = [Ô]update cadfam set nomeusuario=@nome,senha=@senhas,email=@email where id=@id[Ô]
End If

Sql = comando

Dim cmd As MySqlCommand = New MySqlCommand(Sql, con)

With cmd
.CommandType = CommandType.Text
.Parameters.Add([Ô]@status_fam[Ô], MySqlDbType.String).Value = cbostatAtiIna.Text
.Parameters.Add([Ô]@Desc_fam[Ô], MySqlDbType.VarChar).Value = txtcadfam.Text


End With


cmd.ExecuteNonQuery()
MsgBox([Ô]Cadastrado com exito[Ô], MsgBoxStyle.Information)

Finally
con.Close()
End Try
End Using
MOBILE 24/04/2014 10:59:52
#437566
Declarei as variaveis e agora ele da erro no insert segue como ficou:


Private Sub btosalcadfam_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles btosalcadfam.Click
Dim SQL As String
Dim comando As New MySqlCommand
Using con As MySqlConnection = Getconnectio()
Try
con.Open()

If txtcadfam.Text = 0 Then
comando = Insert into cadfam (column1, column2) values (txtcadfam.Text, cbostatAtiIna.Text)
Else
[ô]comando = [Ô]update cadfam set nomeusuario=@nome,senha=@senhas,email=@email where id=@id[Ô]
End If



Dim cmd As MySqlCommand = New MySqlCommand(SQL, con)

With cmd
.CommandType = CommandType.Text
.Parameters.Add([Ô]@status_fam[Ô], MySqlDbType.String).Value = cbostatAtiIna.Text
.Parameters.Add([Ô]@Desc_fam[Ô], MySqlDbType.VarChar).Value = txtcadfam.Text

End With

cmd.ExecuteNonQuery()
MsgBox([Ô]Cadastrado com exito[Ô], MsgBoxStyle.Information)

Finally
con.Close()
End Try
End Using

End Sub


End Class



Erro:

Error 1 Name [ô]Insert[ô] is not declared. \\SERV2-VISOMES\Desenvolvimento\Sistema de Gestão Visomes - SGV\SCSV-1.0-Cronograma - V.1\Visocontrol\GerenVisomes\Frmcadfam.vb 89 31 GerenVisomes

Erro:

Error 2 End of statement expected. \\SERV2-VISOMES\Desenvolvimento\Sistema de Gestão Visomes - SGV\SCSV-1.0-Cronograma - V.1\Visocontrol\GerenVisomes\Frmcadfam.vb 89 38 GerenVisomes



JOAOBENEVIDES 24/04/2014 16:18:35
#437586
acredito que o erro esta nesta linha

comando = Insert into cadfam (column1, column2) values (txtcadfam.Text, cbostatAtiIna.Text)

teria que ficar assim

comando =[Ô]insert into cadfam (status_fam,Desc_fam) values (@status_fam,@Desc_fam)[Ô]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas