ERRO DE COMPILACAO - VARIABLE NOT DEFINED...

XYKOVIEIRA 25/07/2009 10:18:07
#317804
Amigos, como de hábito, venho valer-me da inestimável ajuda de vocês para um problema que ocorreu quando fui recompilar um project (que já funcionava OK).
Tive de formatar o HD. Reinstalei o Windows XP Home, Office e o Visual Basic 5 prof (tudo licenciado). Todos os aplicativos estão funcionando normalmente.
Ao tentar recompilar um project, surgiu um erro de compilação [Ô]Compile error: variable not defined[Ô]. A variável em questão é CommonDialog1. E a linha do código onde ocorre o erro: <CommonDialog1.CancelError = True> (opção para o usuário cancelar a impressão de um relatório).
Entretanto, a variável está já selecionada nos componentes do project (tanto que já rodava normalmente antes da formatação).
Dando um clique duplo nela (para reinserir no form), aponta o seguinte:
[Ô]Licence information for this component not found. You do not have an appropriate license to use this funcionality in the design environment[Ô]. Daí. não compila... Na ajuda, consta a seguinte informação:
[Ô]You are not a licensed user of the ActiveX control. This error has the following cause and solution:
You tried to place an ActiveX control on a form at design time or tried to add a form to a project with an ActiveX control on it, but the associated information in the registry could not be found.
The information in the registry may have been deleted or become corrupted. Reinstall the ActiveX control or contact the control vendor.[Ô]
Já desinstalei e reinstalei o VB5, selecionando todas as opções (incluindo ActiveX), em vão.
Alguém poderia me dizer como resolver essa parada? Nunca isso aconteceu comigo, nas diversas vezes em que desinstalei, reinstalei e rodei o VB5...
Agradeço se alguém puder ajudar..
LUTEDIV 25/07/2009 10:39:13
#317807
Faça assim , abra o seu projeto com extensão em txt(projeto.vbp), depois remova a linha que referencia o common dialog, abra o projeto e adicione o componente novamente.
XYKOVIEIRA 25/07/2009 13:30:39
#317831
Obrigado pela resposta.
Contudo, acho que [Ô]o buraco é mais embaixo[Ô]....
Para testar minha teoria, criei um new project e adicionei o componente Microsoft Common Dialog Control 6.0 (SP3). Ao tentar adicionar ao form,
com duplo clique, aparece a msg informando que eu não tenho a licença apropriada....
Se você (ou mais alguém do forum) conhecer a solução e puder ma passar, I[ô]ll do appreciate that.
Caso contrário, não vejo outra solução, além de tentar (novamente) a formatação do drive [ô]C[ô] e a reinstalação do Windows (ufa....).
Xyko.
XYKOVIEIRA 25/07/2009 18:15:30
#317848
E aí, gente... Tem ninguém não pra ajudar o irmão aqui?
( o sistema roda e compila normal, se eu retirar a cláusula <CommonDialog1.CancelError = True>, só que eu fico sem opção de
abrir a caixa de diálogo para cancelamento da impressão ...). Alguém já deparou com esse tipo específico de falha, uma vez
que o próprio VB disponibiliza esse controle ActiveX?
TECLA 25/07/2009 18:21:47
#317849
Utilizando VB6, tive um problema semelhante.
Foi resolvido com o SERVICE PACK 6.
XYKOVIEIRA 25/07/2009 23:12:02
#317863
Tecla, o service pack 6 é do VB6? Existe algum pack para o VB5? (embora possua o serial do VB5, ele foi descontinuado há tempo, e acho que pacotes de atualização para essa versão devem ser escassos, se existirem...).
Outra coisa, esse lance do erro ocorreu depois que formatei o HD e reinstalei o Xispê. Nunca tinha ocorrido antes...
Agora, tento criar um novo project qualquer, e, ao tentar utilizar o componente CommonDialog, dá falha...
Xyko.
TECLA 25/07/2009 23:29:55
#317864
Confesso que nem cheguei a usar o VB5.
Na época, eu programa em DELPHI.

Verifica qual é o SP que está usando atualmente, pois encontrei o SP3 para o VB5.
http://download.cnet.com/Visual-Basic-5-0-Runtime-Module/3000-2070_4-884473.html
XYKOVIEIRA 26/07/2009 10:36:37
#317884
é... Mesmo instalando o SP3 e reinicializando o computador, o problema persiste.
Deve ter sido algum problema durante a reinstalação do S.O. ... Vou tentar partir
da estaca zero: formatar C: novamente e reinstalar o Xispê....
Dando certo, retorno e digo.
T +
XYKOVIEIRA 27/07/2009 23:30:11
#318062
Opa...
Para encerrar o tópico (e ajudar alguém que tenha ou possa ter um problema do tipo), acrescento que formatei o HD (C:), e reinstalei todos os
aplicativos que utilizo. Igualmente, instalei o VB 5 e refiz aquele teste que já comentei: um new project, acrescentando o componente <Microsoft
Common Dialog Control 6.0 (SP3) que vem na lista dos componentes. Daí, clique duplo no ícone, alojando-o dentro do form (anteriormente, sem-
pre dava aquela msg de erro sobre inexistência de licença para o uso do controle ActiveX).
Resolvido o problema. O único senão foi a formatação, a instalação do XP, configuração de tudo (motherboard, som, video, AVG, etc etc....).
Concluindo, deve ter havido algum tipo de corrupção de arquivo no registro, causado, entre outros, pela instalação/desinstalação de programas,
que acabam deixando um rastro para trás...
Obrigado pelas tentativas de ajuda. Valeu...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas