ERROR:40 SQL SERVER

RACR 02/04/2011 18:36:02
#370241
Meus amigos, estou tentando fazer uma conexao com banco de dados SQL SERVER 2005.
Uso a seguinte string de conexão:

Provider=SQLOLEDB.1;Persist Security Info=False;User ID=sa;Password=123;Initial Catalog=nomedaminhabase;Data Source=nomedoservidor\SQLEXPRESS

TIpo de conexão é ADODB.Connection. Aparece a mensagem de erro abaixo:
[Ô]SQL Server inexistente ou acesso negado[Ô]

Tentei mudar o tipo de conexão para SqlConnection usando a string:

Data Source=nomedoservidor;Persist Security Info=False;Integrated Security=SSPI;Initial Catalog=nomedaminhabase;

o erro tambem muda, aparece o erro:
[Ô]Ocorreu um erro ao estabelecer uma conexão com o servidor. Ao conectar ao SQL Server 2005, essa falha pode ser causada porque, dentro das configurações padrão, o SQL Server não permite conexões remotas. (provider: Provedor de Pipes Nomeados, error: 40 - Não foi possível abrir uma conexão com o SQL Server)[Ô]

Alguem tem ideia do que está errado?
JWCELYO 02/04/2011 18:53:47
#370242
Resposta escolhida
tente assim amigo RACR

[txt-color=#007100]C#
[/txt-color]
SqlConnection con = new SqlConnection([Ô]server=nomedoservidor\SQLEXPRESS;database=nomedaminhabase;password=123;user id=sa;[Ô]);
con.Open();

[txt-color=#0000f0]VB.NET[/txt-color]
Dim con as New SqlConnection([Ô]server=nomedoservidor\SQLEXPRESS;database=nomedaminhabase;password=123;user id=sa;[Ô])
con.Open();



TECLA 02/04/2011 18:59:40
#370243
Acesse o Sql Server Configuration Manager e habilite o TCP/IP.
RACR 03/04/2011 20:50:16
#370284
JWCELYO e TECLA.
Obrigado pelas respostas, mas eu efetuei os dois procedimentos e continuo com o mesmo problema, apresenta a mensagem:

[Ô]Ocorreu um erro ao estabelecer uma conexão com o servidor. Ao conectar ao SQL Server 2005, essa falha pode ser causada porque, dentro das configurações padrão, o SQL Server não permite conexões remotas. (provider: Provedor de Pipes Nomeados, error: 40 - Não foi possível abrir uma conexão com o SQL Server)[Ô]

Primeiro só alterei a string de conexao, depois só o TCP/IP, depois os dois juntos e mesmo problema.
Eu consigo abrir o sql e as tabelas.
Tem mais alguma sugestão?
Abraço meus amigos
FFCOUTO 04/04/2011 08:47:34
#370308
é necessário também liberar a porta 1433 no firewall do Windows, caso contrário pode ser negada qualquer conexão. Pois o firewall tem o objetivo de barra qualquer conexão vinda de outro computador.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas