ESCLARECIMENTO SOBRE "PING"

MARCOS 23/07/2005 15:45:17
#95745
Pessoal,eu até "penso" que sei para que serve o comando Ping do sistema operacional.
Me parece ser para verificar,se um "Servidor Web" esta funcionando num dado momento.
Mas,para que fique claro:

1.) Esta é a finalidade do comando "Ping"???

2.) O que é aquele ETL,que aparece quando se "Pinga" um Servidor WEb???

3.) O "Ping" é o único comando que permite contato direto com um servidor Web???


Agradeço qualquer ajuda!

USUARIO.EXCLUIDOS 23/07/2005 17:16:52
#95757
Resposta escolhida
1) O PING é um utilitário para diagnóstico de trafego em redes TCP/IP, implementado sobre o protocolo UDP / ICMP. Ele não pertece ao SO e sim aos componentes de rede.

2) Não seria TTL (Time To Live) ???
Os pacotes de rede UDP não tem estado, são enviados e tem um TTL (tempo de expiração) caso não cheguem no seu destino simplesmente são ignorados. Como UDP não tem estado, não existe a retransmissão dos pacotes perdidos/expirados.

3) Não, é possivel utilizar o telnet na porta 80, no entanto, um bom adminstrator de segurança na rede geralmente bloqueia os protocolos usados pelo PING e TELNET no firewall, sendo assim, você pode receber uma resposta negativo tanto no PING e TELNET e site mesmo assim estar no ar.

Espero ter ajudado, rede não é minha praia.
MARCOS 24/07/2005 11:19:29
#95802
José,muito obrigado por sua resposta !
Mas,na pergunta número 3,você me deixou intrigado :

Até onde entendi,se o Servidor Web,estiver configurado da maneira certa.O comando
Ping,não serve para nada,ja que o servidor pode estar funcionando corretamente e
o "Ping" dar resultado negativo.

Minha conclusão esta correta???
USUARIO.EXCLUIDOS 24/07/2005 11:47:23
#95805
Citação:

Até onde entendi,se o Servidor Web,estiver configurado da maneira certa.O comando
Ping,não serve para nada,ja que o servidor pode estar funcionando corretamente e
o "Ping" dar resultado negativo.

Minha conclusão esta correta???



Sim, a parte WEB á apenas um serviço! O PING retorna OK se a configuração de rede estiver correta e se o protocolo ICMP estiver aberto no Firewall, no entanto, isto não prova que o serviço WEB está configurado corretamente e no ar.
A plena certeza se serviço WEB esta ativo só é possível através de TELNET na porta 80 (porta HTTP).
USUARIO.EXCLUIDOS 24/07/2005 17:45:26
#95828
resumindo tudo cara, ping serve para vc testar a sua conexão, se está tudo normal, intendeu, ele testa todas as portas da rede e das maquinas pra v se tá dentro dos conformes
USUARIO.EXCLUIDOS 24/07/2005 19:08:04
#95833
Citação:

resumindo tudo cara, ping serve para vc testar a sua conexão, se está tudo normal, intendeu, ele testa todas as portas da rede e das maquinas pra v se tá dentro dos conformes



Errado! A interface de rede desconhece "portas", por isso não podem ser testadas e não fazem parte do protocolo ICMP.
As portas são endereçadas dentro de um protocolo especifico e NÃO são testadas pelo utilitário PING.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas