ESTOU PRECISANDO DE AJUDA NA ANALISE EM PROJETO

USUARIO.EXCLUIDOS 14/12/2006 11:02:33
#189902
Estou em faze de conclusão de um projeto de factoring, toda a parte de desconto de duplicatas cheques contratos e etc, estão concluídas, o que estou em duvida é sobre o controle da capitalização de recursos financeiros.

O Meu cliente quer um modulo tipo conta corrente exatamente como o banco, Porem débitos e créditos referentes a juros ou encargos, O SISTEMA TEM QUE FAZER AUTOMàTICAMENTE, ELE NÃO QUER FAZER ISSO MANUALMENTE! (Vou usar o time do VB para processar os lançamentos na C/C), Olhando a grosso parece ser fácil, mas andei analisando a rotina do mesmo e veja só como é:

Pedro no dia 10/12/2006, empresta R$ 100,000 a factoring a uma tava de 1.5% ao mês, no dia 20/12/2006, Novamente Pedro empresta mais R$ 50,000 e no dia 28/12/2006 Pedro faz uma retirada de R$ 20,000, os juros são pagos pela factoring mensalmente ou caso o Credor resolva sacar toda a aplicação.

O CALCULO DEVE SER FEITO PELA MéDIA DE SALDO NA CONTA DO CREDOR NUM PERàODO.

Qual a melhor forma de montar este modulo que vou Chamar de CONTROLE DE CAPITALIZAÇÃO.

Desde já agradeço o precioso tempo de VOCÃÅ S!


RODRIGOMARCHESE 14/12/2006 11:20:10
#189905
MARCO, da maneira como nos passou é somente fazer como voce mesmo disse, uma conta corrente calculando juros diarios sobre o saldo credor do Pedro. Não esqueça que a taxa de juros pode variar de um mes para outro, teria que cadastrar o juro do mes e ano.

Mas eu procuraria convencer o cliente a agir como um banco.
Cada emprestimo do Pedro seria um contrato. Com taxa de juros(que pode variar de acordo com o tempo e risco), prazo de vcto, etc... pré-definidos.
Já pensou se o Pedro, João, Maria aparecem no mesmo período na factoring pedindo seu dinheiro ? A factoring não vai estar preparada, pois não previu isso. Com cada emprestimo com Montantes e vctos definidos a factoring vai programar seu fluxo de caixa. Se o Pedro não quiser sacar seu dinheiro é só fazer um novo contrato.



USUARIO.EXCLUIDOS 14/12/2006 11:38:48
#189908
OK.. colega... estou convicto disso!! Vou tentar convencer o meu cliente e vou expor o problema.. MAS COMO CONTROLAR NO CASO DO CREDOR EMPRESTAR PARA 30DIAS E RESOLVER SACAR ANTES...

E TEM ALGUNS CASOS QUE A FACTORING ADMINISTRA CONTAS A PAGAR DESTES CREDORES, O CREDOR DEPOSITA CERTO VALOR E A FACTORING VAI PAGANDO AS CONTAS NOS SEUS VENCIMENTOS....

RODRIGOMARCHESE 14/12/2006 11:52:49
#189909
Só lembrando que voce pode ter uma taxa de juros padrão da factoring, mas o Pedro pode negociar uma taxa de juros diferenciada em relação a outros. Portanto se não houver cadastro de taxa de juros para o Pedro assume a padrão.

No caso do pgto de contas, simplesmente ao cadastrar o pgto de uma conta,o seu sistema de contas a pagar abre uma tela mostranto o saldo da conta corrente ou os contratos do Pedro, e se tiver valores a receber escolhe de qual contrato pegar.
USUARIO.EXCLUIDOS 14/12/2006 13:14:52
#189920
Posso colocar meu pitáco?

Talvez seja importante definir antes o que precalesce: a taxa contratual ou a taxa atual?

Digamos que o contrato estabeleça a taxa de 5% ao mês. Se a taxa de mercado subir para 8% - o que vale 5 ou 8? E se ela cair para 1,5% - valem os 5 ou vale o 1,5?

Se o contrato é mandatário, você deve pressupor que depósitos em diferentes datas TERÃO diferentes taxas e não vai ter como escapar do controle dos contratos.

Mas, se quem manda é o mercado, me parece que você pode pensar numa taxa dia em lugar de taxa mensal e aplicar essa taxa sobre o saldo do dia anterior.

Tà' certo ou tà' errado?

USUARIO.EXCLUIDOS 14/12/2006 13:29:30
#189923
ANIBAL...MEIO CERTO!...AI DARIA JUROS SOB JUROS...
RXGOMES 14/12/2006 13:32:46
#189925
OLá Marcos, nas sua pergunta
Citação:

MAS COMO CONTROLAR NO CASO DO CREDOR EMPRESTAR PARA 30DIAS E RESOLVER SACAR ANTES...

, eu vejos duas maneiras:

1) Funcionar como poupança e outras transações bancárias, o juros somente será aplicado no saldo no dia do vencimento.

2) Calcular os juros diáriamente assim o saldo seria corrigido todos os dias. Até hoje não conheço menhuma transação deste tipo.
USUARIO.EXCLUIDOS 14/12/2006 15:42:38
#189968
ANIBAL...MEIO CERTO!...AI DARIA JUROS SOB JUROS... 


Não se você só creditar os juros mensalmente ou no encerramento.

A idéia seria calcular diariamente e guardar os juros num acumulador separado.

Mas... como eu disse: era só um "pitaco".

Lembremos do dito: "Caminhante - não existe um caminho. O caminho se faz ao caminhar."

Eu só quis contribuir pro "toró de parpite" (que os gringos chamam de brain storm) - afinal, só você tem TODOS os detalhes. E apenas com TODOS os detalhes se pode construir uma solução adequada.
USUARIO.EXCLUIDOS 14/12/2006 17:20:10
#190021
Certo ANIBAL.. BELO CAMINHO A ANALISAR.... SE ALGUEM TIVER MAIS ALGUMA IDéIA AGRADEÇO!!!!
USUARIO.EXCLUIDOS 14/12/2006 17:25:51
#190024
MARCO LACERA,
começe incialmente com diagrama UML e depois tudo ficará mais fácil.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas