ESTRUTURA DE PRODUTOS COMO E FEITA?

GATOPRETO 29/08/2011 13:20:57
#382721
Boa tarde pessoal

é meu primeiro post no forum e também sou um iniciante no mundo vb.net desculpe se eu estiver sendo redundante mas procurei aqui no forum e não achei nada esclarecedor sobre estrutura de produtos, e que assim to criando um programinha pra controlar a lanchonete aqui de casa e gostaria de saber como crio as instruções insert into e update
vou tentar ser mais claro como vi num topico saida multipla de itens aqui fazemos pastel por exemplo

então
PASTEL DE QUEIJO( é o produto [Ô]pai[Ô]) - 1unidade
QUEIJO (filho) - Consumo pra fazer 100g de queijo(ex não somos tao mão de vaca assim)

na hora que eu der saida em um pastel de queijo ele da saida em 100 g de queijo e por ai vai lembrando que o queijo tb pode ser usado em outros pasteis mais eu não sei muito bem a logica pra inserir o produto pastel e anexar o queijo a ele nem como fazer esta atualização quando houver venda

agradeço muito a ajuda obrigado
KERPLUNK 29/08/2011 14:02:03
#382725
Vc vai ter uma tabela de produtos e uma tabela de [Ô]receitas[Ô]. Quando der a saída, vai dar a saída da receita e lançar a saída das quantidades de cada produto na receita multiplicado pela quantidade de receitas vendidas:
Produto: Pastel de queijo
Receita: 40g de massa(que tb pode ser uma receita), 100g de queijo.
Se vc vender 2 pastéis de queijo, vai lançar:
40g de massa x 2
100g de queijo x 2
Entendeu a lógica? Esse tipo de agrupamento, damos o nome de ROMANEIO, que nada mais é que um agrupamento de produtos(ou mesmo de outros romaneios). A massa por exemplo, pode ser considerado um produto, mas é na verdade um romaneio de farinha, ovos, água, sal... E nada impede dos componentes do romaneio serem outros romaneios.
GATOPRETO 29/08/2011 17:12:20
#382750
Valeu Kerplunk desculpa a ignorancia mas como posso montar estas tabelas? ou fazer o UPDATE? entendi a logica mas num sei ainda como montar estas instruções e que apenas sei fazer o bsicao em SQL (CRUD) mas com apenas uma tabela

grato por vossa ajuda mesmo cara vlw!
KERPLUNK 29/08/2011 17:17:37
#382751
Bom, então tem um caminho de conhecimento pra percorrer, jovem padawan
Primeiro, crie a tabela dos produtos, com todos os dados que são relativos ao produto: código, descrição, tipo de produto(que pode ser uma outra tabela), preço, data de inserção... enfim tudo relativo ao produto.
Depois crie uma tabela que vai representar os romaneios, ela vai ter só dois campos, código e descrição.
Depois, uma outra tabela que vai fazer a ligação do produto e do romaneio, geralmente ela vai ter 3 campos: codigo(do romaneio), código do produto, quantidade
Depois de ter criado essas tabelas, temos que fazer os FK(Foreign Key), para não inserir nenhum dado que não esteja correto.
RODRIGOFERRO 29/08/2011 17:32:31
#382752
Boa... Jovem Padawan (euri)

Abraços
ASHKATCHUP 29/08/2011 17:37:20
#382753
Eu faria assim:


Banco de Dados

[==Tabela Produtos==]
Codigo {chave}
Descricao
(outras coisas que tu use)

[==Tabela Materia Prima==]
Codigo {chave}
Descricao
(outras coisas)

[==Tabela Componentes==]
Produto {chave}
Materia {chave}
Quantidade




Exemplo de cadastro:

Produto:
Codigo: 01
Descricao: Pastel de Calabresa

Materias Primas
Codigo: 01
Descricao: Queijo

Codigo: 02
Descricao: Calabresa


Componentes
Produto: 01
Materia: 01
Quantidade: 100
Materia: 02
Quantidade: 50


Na venda

Pegar produto vendido
Select * From Produtos Where Codigo = 01

Pegar Ingredientes
Select * From Componentes Where Produto = 01



Ai tu faz um loop pra cada componente achado e procura o nome assim

Pegar Nome dos Ingredientes
Select * From Materias Where Codigo = MatCodigo
GATOPRETO 30/08/2011 07:53:39
#382764
Obrigado mesmo mestres eu vou tentar fazer as instruções e logo mais eu posto que bixo deu beleza pessoal!
GATOPRETO 01/09/2011 11:28:33
#383066
Obrigado ASHKATCHUP e KERPLUNK mas...

Desculpa amigostentei mas não obtive muito exito em entender como eu monto tais instuções e por que em um mesmo
form tenho de mexer com duas tabelas simultaneas mas vamos a duvida pra dizer a ve

Certo estas estão criadas

[==Tabela Produtos==]
Codigo {chave}
Descricao
(outras coisas que tu use)

[==Tabela Materia Prima==]
Codigo {chave}
Descricao
(outras coisas)

[==Tabela Componentes==]
Produto {chave}
Materia {chave}
Quantidade


___________________________________________________________________________________________
CADASTRO:

Cadastro todas as combinações aqui não é?

Produto:
Codigo: 01
Descricao: Pastel de Calabresa

Materias Primas
Codigo: 01
Descricao: Queijo

Codigo: 02
Descricao: Calabresa

__________________________________________________________________________________________

Ele vai me gerar esta combinação que deve ser salva em outra tabela a de combinações

Componentes
Produto: 01
Materia: 01
Quantidade: 100
Materia: 02
Quantidade: 50
__________________________________________________________________________________________


Na saida de itens aqui

Pegar produto vendido
Select * From Produtos Where Codigo = 01
certo aqui ta limpeza!



Pegar Ingredientes
Select * From Componentes Where Produto = 01
certo por exemplo eu uso list view dai seto o WHERE para pegar os codigos da coluna 0 que é a primeira!


so num entendi este!??


Ai tu faz um loop pra cada componente achado e procura o nome assim

Pegar Nome dos Ingredientes
Select * From Materias Where Codigo = MatCodigo

desculpa o abuso mas se alguem tiver um tuto ou exeplo do tipo agradeço ou ate mesmo complementar a ideia

Muito obrigado mesmo
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas