ESTRUTURA DE PRODUTOS COMO E FEITA?

GATOPRETO 29/08/2011 13:20:57
#382721
Boa tarde pessoal

é meu primeiro post no forum e também sou um iniciante no mundo vb.net desculpe se eu estiver sendo redundante mas procurei aqui no forum e não achei nada esclarecedor sobre estrutura de produtos, e que assim to criando um programinha pra controlar a lanchonete aqui de casa e gostaria de saber como crio as instruções insert into e update
vou tentar ser mais claro como vi num topico saida multipla de itens aqui fazemos pastel por exemplo

então
PASTEL DE QUEIJO( é o produto [Ô]pai[Ô]) - 1unidade
QUEIJO (filho) - Consumo pra fazer 100g de queijo(ex não somos tao mão de vaca assim)

na hora que eu der saida em um pastel de queijo ele da saida em 100 g de queijo e por ai vai lembrando que o queijo tb pode ser usado em outros pasteis mais eu não sei muito bem a logica pra inserir o produto pastel e anexar o queijo a ele nem como fazer esta atualização quando houver venda

agradeço muito a ajuda obrigado
KERPLUNK 29/08/2011 14:02:03
#382725
Vc vai ter uma tabela de produtos e uma tabela de [Ô]receitas[Ô]. Quando der a saída, vai dar a saída da receita e lançar a saída das quantidades de cada produto na receita multiplicado pela quantidade de receitas vendidas:
Produto: Pastel de queijo
Receita: 40g de massa(que tb pode ser uma receita), 100g de queijo.
Se vc vender 2 pastéis de queijo, vai lançar:
40g de massa x 2
100g de queijo x 2
Entendeu a lógica? Esse tipo de agrupamento, damos o nome de ROMANEIO, que nada mais é que um agrupamento de produtos(ou mesmo de outros romaneios). A massa por exemplo, pode ser considerado um produto, mas é na verdade um romaneio de farinha, ovos, água, sal... E nada impede dos componentes do romaneio serem outros romaneios.
GATOPRETO 29/08/2011 17:12:20
#382750