ESTRUTURA DE VERIFICACAO

USUARIO.EXCLUIDOS 04/04/2007 09:13:36
#210314
Bom dia, amigos estou desenvolvendo um sisteminha sismples apenas para cadastro de vendedores, sendo os campos Nome, e Codigo, gostaria de criar uma rotina para quando o vendedor ja estiver cadastrado o sistema exiba uma mensagem e nao efetue o cadastro. Obrigado.

O codigo para adicionar o registro e o seguinte:

Private Sub Command1_Click()
vendedores.AddNew
vendedores("Nome") = Text1.Text
vendedores("Cod") = Text2.Text
vendedores.Update
MsgBox "Vendedor cadastrado com sucesso.", vbInformation + vbSystemModal, "Cadastro efetuado"
End Sub

STRANDOW 04/04/2007 10:11:33
#210323
no caso...
vc teria de fazer uma consulta na sua base de dados,
verificando se os valores existem ou nao...

algo do tipo

sSql = "SELECT"
sSql = sSql & " *"
sSql = sSql & " FROM"
sSql = sSql & " VENDEDORES
sSql = sSql & " WHERE
sSql = sSql & " NOME = '" & Text1.text & "' AND"
sSql = sSql & " COD = '" & Text2.text & "'"

Dai vc executa a consulta, se for numa recordset se pode ver assim..

if rst.recordcount > 0 then
MsgBox "Vendedor já cadastrado.", vbInformation + vbSystemModal, "Cadastro efetuado"
else
MsgBox "Vendedor não cadastrado.", vbInformation + vbSystemModal, "Cadastro efetuado"
e manda executar a parte que grava..
end if


isso é só uma idéia de como proceder...qq coisa, de um toq ai...




USUARIO.EXCLUIDOS 04/04/2007 10:43:02
#210332
Cara, valeu mesmo, só que eu sou novo em programação e não entendi nada dos comandos Sql que você colocou, mas pelo que eu entendi ele vai testar a condição, porem depois que testar e ver que já esta cadastrado ele vai continuar a cadastrar da mesma forma. Se você pudesse me explicar isso melhor eu agradeço valeu...!!!
USUARIO.EXCLUIDOS 04/04/2007 11:40:06
#210347
ianelli, é so vc colocar no banco de dados uma chave secundaria que seria no seu caso o nome do vendedor, so isso, dai o proprio banco te retorna o erro dizendo que nao pode ser duplicado o nome do vendedor.
USUARIO.EXCLUIDOS 04/04/2007 13:06:27
#210365
Estou usando o Visdata, por enquantoi não estou com o acess instalado aqui na máquina, será que você poderia me explicar como coloco a chave secundária?

Obrigado.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas