EXECUTAR APLICACAO COM ACESSO A MYSQL NO CLIENTE

ADELMOMELO 21/09/2010 22:50:10
#353559
Olá Colegas,

Tenho uma aplicação que está rodando 100% instalada em um servidor Windows 2003 local, esta aplicação trabalha com BD SQL Server do lado do Servidor Local e com o BD MySQL do lado do Servidor Remoto, ocorre que quando instalei a mesma no PC cliente, o acesso ao Driver do MySQL está dando o erro abaixo:

driver=MySql ODBC 5.1 Driver não permitido

Pergunto, o que devo fazer no lado do cliente para que possa rodar a referida aplicação, já que instalei o drive do MySQL 5.1, mais não funcionou. O restante da aplicação roda normalmente, só dá pau quando tento fazer conexão com a base de Dados Remota que é feita como mostra abaixo e que no servidor local roda e na estação não.
mySqlIP = [Ô]000.00.00.00[Ô] [ô] a localizacao do usuario (localhost)
usr_id = [Ô]usuario[Ô] [ô] identificacao
pass = [Ô]senha[Ô] [ô] senha
strDataBaseName = [Ô]Base Dados[Ô]
Set cn = New ADODB.Connection
strConnect = [Ô]driver=MySql ODBC 5.1 Driver;server=[Ô] & mySqlIP & [Ô];uid=[Ô] & usr_id & [Ô];pwd=[Ô] & pass & [Ô];database=[Ô] & strDataBaseName & [Ô][Ô]

Set cn = New ADODB.Connection
[ô]preparando o objeto connection
cn.ConnectionString = strConnect
cn.Open
cn.CursorLocation = adUseClient

Alguém poderia ajudar?
ADRIANOM 22/09/2010 07:07:43
#353565
Amigo, não posso esclarecer a sua dúvida, mas gostaria que você desse uma olhadinha no meu tópico pois creio que vc possa me ajudar....por gentileza...acesse:
http://www.vbmania.com.br/pages/index.php?varModulo=Forum&varMethod=abrir&varID=353544&varPagina=1

Agradeço a sua ajuda
RXGOMES 22/09/2010 08:40:53
#353568
Tenta fazer assim, colocar o drive entre chaves

strConnect = [Ô]driver={MySql ODBC 5.1 Driver};server=[Ô] & mySqlIP & [Ô];uid=[Ô] & usr_id & [Ô];pwd=[Ô] & pass & [Ô];database=[Ô] & strDataBaseName
NETMANIA 22/09/2010 08:55:38
#353569
Uma coisa muito importante!!! A conexão via string do MySQL só funciona se no computador onde estiver rodando o aplicativo tiver instalado o driver de ODBC do MySQL (MyODBC). Sem isso, não funciona.
ADRIANOM 22/09/2010 08:55:51
#353570
http://www.vbmania.com.br/pages/index.php?varModulo=Forum&varMethod=abrir&varID=353544&varPagina=1

Me ajudem ae!
ADELMOMELO 22/09/2010 15:09:20
#353604
Boa Tarde companheiros,

Agradeço desde já a participação de todos e acrescentando ao que coloquei no tópico inicial, tenho a informar que assim como no servidor win 2003 server(local) onde a aplicação roda sem apresentar o problema que está acontecendo na estação(win XP), instalei também nesta estação o driver do MySQL 5.1, e mesmo assim, algumas vezes o erro é mostrado e após a aplicação é abortada e em outras vezes o erro nem aparece e a aplicação é encerrada. O que percebo e como não tenho experiência é que este drive é um tanto instável, isto é verdade? Se a resposta por entendimento de vocês for positiva, existe algum outro em que eu possa testar?

obs: Como informativo, percebo que ao rodar a aplicação também no servidor algumas vezes após conectar no servidor remoto e processar algumas rotinas da aplicação, por vezes dá erro inesperado e sao, agora se eu rodo a aplicação através do VB6(depuração), a mesma rotina que executei e deu o erro, não acontece durante a fase de debug, ou seja, constatei esta inconsistência do MySql, que infelizmente só está acontecendo se eu rodar a aplicação sem ser através do ambiente de desenvolvimento, e convenhamos que o cliente não vai querer saber deste tipo de explicação até porque ele quer é a aplicação rodando 100%, vocês não concordam? Portanto, se algum(ns) de vocês poderem contribuir, estou desde já agradecido e prometo ao final desta verdadeira [Ô]Odiceia[Ô], disponibilizar para todos a solução, pois, acho que contribuirei para todos da comunidade.
ADELMOMELO 22/09/2010 15:17:37
#353605
Olá AdrianoM,

Quanto a tua indagação colocarei uma explicação de como me conecto ao SQL Server 2000, e só informando sempre me conecto ao mesmo através de Drive ODBC do SQL Server, desde a versão 6 e não tenho nenhum problema é altamente estável.

Abraços.
MARCELO.TREZE 22/09/2010 15:28:37
#353606
Resposta escolhida
qual a versão do MYSQL no servidor

vc liberou a porta neste servidor, a porta padrão é 3306

veja este exemplo que uso para conexão remota

Public Conexao As New ADODB.Connection

Public Function Conecta(ByVal Valor As Boolean)
Dim CON_STR As String
Dim SERVER As String
Dim USER As String
Dim SENHA As String
Dim PORTA As String
Dim BD As String

[ô]verifica se a conexao está aberta e fecha para evitar erros
If Conexao.State = 1 Then
Conexao.Close
Set Conexao = Nothing
Valor = True
End If

If Valor = True Then
SERVER = [Ô]000.000.000.000[Ô]
BD = [Ô]seu banco[Ô]
PORTA = [Ô]3306[Ô]
USER = [Ô]root[Ô]
SENHA = [Ô]sua senha[Ô]
CON_STR = [Ô]DRIVER={MySQL ODBC 3.51 DRIVER};[Ô] _
& [Ô]Server=[Ô] & SERVER & [Ô];[Ô] _
& [Ô]Port=[Ô] & PORTA & [Ô];[Ô] _
& [Ô]Database=[Ô] & BD & [Ô];[Ô] _
& [Ô]UID=[Ô] & USER & [Ô];[Ô] _
& [Ô]PWD=[Ô] & SENHA & [Ô];[Ô] _
& [Ô]Option=3;[Ô]
With Conexao
.CursorLocation = adUseClient
.ConnectionString = CON_STR
.Open CON_STR
End With
Else
Conexao.Close
Set Conexao = Nothing
End If
End Function


repare que uso o driver 3.51, mas isto vai depender da versão do seu banco MySQL

XXXANGELSXXX 24/09/2010 09:11:30
#353740
amigo, veja só, ja vi acontecer algumas vezes de o driver não conseguir em hipotese alguma o driver ser instalado corretamente, pega o link abaixo faça o driver no inno setup, e instale ele, pode resolver o problema. http://www.vbmania.com.br/pages/index.php?varModulo=Detalhe&varID=8832
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas