EXPORTAR PDF DO CRYSTAL REPORTS - [RESOLVIDO]

MATURIPO 27/01/2016 05:10:00
#456562
Ola,
Gero meus relatorios com o Crystal Reports 9, VB6 e banco SQL Server 2012 no Win 8.1 e Win7.
Com o relatorio na tela (preview) eh possivel exportar para varios formatos (XLS, PDF, DOC, RTF entre outros).
Todos funcionavam muito bem, porem recentemente um usuario reclamou que nao estava conseguindo exportar mais para PDF,
no entanto para os outros formatos exportava normalmente.
Resolvi testar na minha maquina e para minha surpresa, tambem nao exportou exibindo a seguinte mensagem de erro: [Ô]failed to export the report[Ô].
ALguem tem alguma dica para resolver o problema? (Eu continuo vasculhando a internet em busca de uma solucao)

Grato,
Marcos.
MATURIPO 27/01/2016 19:30:00
#456583
Ola pessoal.
Depois de muita pesquisa, muita mesmo, descobri a causa do erro. O problema ocorre com a fonte usada no relatorio.
Quando se usa uma fonte que nao esta no relatorio, o crystal gera esse erro.
Entao, a fonte que usei originalmente foi a arial versao 6.87. Ocorre que a micro$oft lancou um update chamado KB3102429
que atualiza a fonte arial para versao 6.88, ai o crystal ao tentar exportar para pdf nao reconhece a fonte e gera o erro [Ô]failed to export...[Ô].
Dessarte, basta remover o KB citado e pimba, tudo volta a funcionar normalmente, pois a fonte volta a versao 6.87.
Ja fiz a remocao do update no cliente e rodou legal.
O detalhe eh que varias versoes do crystal reports sao afetadas, inclusive a 9 que eu uso.

Vi no forum que o colega ALVAROVB2009 teve o mesmo problema, entao fica ai a dica.

Referencias usadas:
https://community.spiceworks.com/topic/1334223-kb3102429-issues-with-crystal-reports

http://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/windows_7-windows_programs/windows-update-kb3102429-does-not-play-well-with/d4ac7c27-da72-4842-b44f-370128cd0993?auth=1

Tenho absoluta certeza que sera de grande ajuda para todos os colegas.

[]s
Marcos Tulio
NICKOSOFT 28/01/2016 12:34:28
#456616
não sei como é seu software se ele sempre gera o pdf, eu faco no .net via código q o relatório nem aparece em tela, gera o pdf automático, vc pode tentar uma solução parecida pra ver se resolver.....
tenho um relatório de boletos (tem uma fonte especifica para o cod de barra), são em media 4K por mês, e permite a exportação pra pdf, q é enviado a uma gráfica q cuida das impressões, nunca houve queixa.....
ALVAROVB2009 28/01/2016 17:04:32
#456638
Maturipo vc resolveu um problema enorme que eu não consegui resolver

Realmente tive muito problema e só consegui resolver formatando a máquina

Sei que não é essa a resposta, más juntou o útil ao agradável, a máquina do cliente já precisava a muito tempo de uma formatação e eu sabia que era alguma coisa que a dona microsft fez para zuar o componente, só que eu não sabia qual era essa atualização e na net dificilmente tem algo sobre isso, vc deve saber
Eu não tinha muito tempo pra resolver, então a formatação foi a resolução mais correta no momento pois sabia que tudo ia voltar como era antes

Agora sabendo dessa resposta, se aparecer mais algum problema igual, ja saberei o que fazer

Vlw mesmo por postar a resposta aqui
MATURIPO 31/01/2016 02:27:18
#456764
Valeu pela dica NICKOSOFT.
ALVAROVB2009, tamos ai.

[]s
Marcos Tulilo
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas