FILTRANDO COM LIKE

NEGRON 27/07/2009 13:11:26
#317979
Boa tarde Galera....
Galera é o seguinte to criando uma consulta onde eu utilizo o comando LIKE para filtrar os nomes dos clientes, mas tem um porem,

quando eu Cadastro o cliente eu programei para o sistema receber os dados em MAIUSCULO, e assim que perde o foco ele converte para o formato normal
Maiusculo.

Por exemplo:
ANTONIO CARLOS DA SILVA
quando perde o foco : Antonio Carlos da Silva
até aqui tudo bem
mas na Consulta se eu digitar ANTONIO ( em maiusculo) ele não acha
e se eu digitar antonio (em minusculo) tambem não acha

Gostaria que vcs me ajudassem para que quando eu digitar o nome, independente se está em maiusculo ou minusculo, fosse me retornado todos tem como????

Agradeço pela Atenção

Observação: não precisa ser somente com o LIKE , se alguem conhecer alguma outra forma eficaz, eu agradeço
ALMARTI 27/07/2009 13:33:25
#317981
Primeira opção: verifique se o seu banco aceita a instrução ilike
Segunda opção, valide o que foi digitado: where upper(seucamponatabela) ilike uper(seucampode formulario)
MARCELO.TREZE 27/07/2009 13:33:28
#317982
posta o trecho do código que está usando
NETMANIA 27/07/2009 13:36:09
#317984
Qual é o banco de dados que você está utilizando? O SQL Server conforme é instalado tem este problema de diferenciar texto em caixa alta e baixa.

A minha sugestão é que na hora de realizar a consulta, que você converta o texto para caixa bauxa usando o comando lcase do VB. Com isso, você irá garantir que quando o usuário estiver digitando o texto em caixa alta, ele será convertido antes de executar a pesquisa no seu banco de dados.
RICART 27/07/2009 14:12:32
#317995
Se for access ou sqlserver:
select nome from tblClientes where lcase(nome) like lcase([Ô][ô][Ô] & txtNome.text & [Ô]*[ô][Ô])

Se for Oracle ou Firebird:
select nome from tblClientes where lower(nome) like lower([Ô][ô][Ô] & txtNome.text & [Ô]%[ô][Ô])

Ou seja: vc converte o campo e o critério para maiúlculo ou minúsculo.


EDERMIR 02/08/2009 20:06:16
#318611
Quando gravo as informações no BD estão sempre em MAIÚSCULAS. A pesquisa é sempre feita em maiúsculas.

Mas se a exebição deve ser feita em caixa e baixa, crio uma função para a exibição.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas