FILTRO NO CRYSTAL REPORTS VB.NET E MYSQL

ELMO01 06/04/2016 11:08:19
#460566
Oi pessoal

Estou brigando com um relatório de clientes onde tenho que fazer dois filtro, o primeiro é o tipo de cliente(Cliente,Fornecedor ou Funcionário), o outro filtro é se eles estão ativos, inativos, suspensos. A estrutura do relatório é a seguinte:

Código, Razão Social, Endereço, Número, Bairro e Cidade

Estou utilizando o Crystal Repots para fazer os relatório.

Acima está a tela com os dados que necessito de fazer os filtros

Se alguém poder me ajudar ficarei agradecido.

Obrigado
ELMO01 08/04/2016 08:15:26
#460730
Alguém pode me dar uma força neste tipo de relatório, pois tentei fazer alguns por conta mas não deu certo
ACCIOLLY 08/04/2016 08:45:52
#460733
Resposta escolhida
Qual versão do Crystal utiliza? Está incorporada no VS? Ou vc cria seus relatórios no crystal externamente do VS?
Eu utilizo a versão 8.5 no VS2015, e como não está incorporada no VS só posso adicionar no form o Crystl32.OCX. Assim, faço o relatório no próprio Crystal e carrego ele através dessa OCX.

Para adicionar o Crystl32.OCX na toolbox, clique com o botão direito na toolbox e vá em choose items. Na janela que abrir selecione a aba COM Components e clique no botão Browse. Procure pelo Crystl32.OCX na pasta System32. Quando carregar ele estará disponível na seção printer da sua toolbox. Então basta adiciona-lo no seu form.

Então, para chamar seu form basta fazer isso:

OBS.: Este é um exemplo pra quem trabalha com access. Se for outros bancos, então utilize uma coneção ODBC

[ô]informar o caminho do relatório
crystal.ReportFileName = [Ô]c:\projetoelatorio\seu_relatorio.rpt[Ô]
[ô]informar a senha do banco caso haja
crystal.Connect = [Ô]MS Access;pwd=12345[Ô]
[ô]Informar o caminho do banco de dados
crystal.set_DataFiles(0, [Ô]c:\projeto\banco\dados.mdb[Ô])
[ô]Fazer um filtro no relatório se necessário
crystal.SelectionFormula = [Ô]{clientes.nome} LIKE [Ô] & txt_Nome.Text
[ô]E por fim chamar o relatório
crystal.Action = 1


Se houver erro no designer do seu relatório vai ter uma exception. E se houver erro no SelectionFormula também.
No mais, o basicão do Crystal é isso!

Té mais
ACCIOLLY 08/04/2016 14:13:09
#460767
No momento da criação do relatório, para conseguir fazer com que o Crystal se conecte ao MySql é necessário ter na máquina o connector/ODBC que pode ser baixado em http://dev.mysql.com/downloads/connector/
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas