FIREBIRD
Amigos, preciso criar um banco de dados em VB6 em tempo de execução, por linha de código, alguém sabe a sintaxe?
Em lugar de executar instruções SQL do Tipo SELECT/UPDATE/INSERT/DELETE, você irá executar instruções SQL para criação, tipo
CREATE DATABASE
CREATE TABLE
Mais detalhes sobre o SQL
http://www.w3schools.com/sql/default.asp
CREATE DATABASE
CREATE TABLE
Mais detalhes sobre o SQL
http://www.w3schools.com/sql/default.asp
A palavra firebird vc utiliza 3 ferramentas coisas pra consegui-las
Firebird 2.0 q é o executavel
ODBC - driver ** parece que tem nos downloads do forum
e IBexpert o front end mais adequado a versao gratiuita é a Personal - procure por Ibexpert Personal
se tratando de VB tenta pegar Exemplos no Forum onde se encontra pela palavra Firebird la tem uns teste andei vendo isso ontem
Abs
Marcelo Fazan
Firebird 2.0 q é o executavel
ODBC - driver ** parece que tem nos downloads do forum
e IBexpert o front end mais adequado a versao gratiuita é a Personal - procure por Ibexpert Personal
se tratando de VB tenta pegar Exemplos no Forum onde se encontra pela palavra Firebird la tem uns teste andei vendo isso ontem
Abs
Marcelo Fazan
Citação::
Amigos, preciso criar um banco de dados em VB6 em tempo de execução, por linha de código, alguém sabe a sintaxe?
Caro Samuka, obrigado pela resposta, mas CREATE TABLE apenas, não é uma sintaxe para VB6. Se você tiver a linha de código completa eu agradeço.
Samuka, Eu quiz dizer CREATE DATABASE, pois o create table eu sei a sintaxe.
Caro Marcelo, obrigado também, mas já vasculhei dezenas de sites conheciddo. E nenhum dá exemplo em VB6, e muito menos em linha de código.
Ola
veja este exemplo , é para mdb, mas tentar adaptar para o fbd
veja este exemplo , é para mdb, mas tentar adaptar para o fbd
string
sql = CREATE DATABASE [ô]CAMINHO DO ARQUIVO\BANCO.FDB[ô] USER [ô]SYSDBA[ô] PASSWORD [ô]masterkey[ô] DEFAULT CHARACTER SET WIN1252
coloque essa string no objeto connection e execute.
dim cnx as adodb.connection
set cnx = new adodb.connection
cnx. execute sql
agora o que tá pegando, é essa conexão se conectar direto ao serviço do firebird, ou a algum banco de ddos de sistema como as tablas RDB$
sql = CREATE DATABASE [ô]CAMINHO DO ARQUIVO\BANCO.FDB[ô] USER [ô]SYSDBA[ô] PASSWORD [ô]masterkey[ô] DEFAULT CHARACTER SET WIN1252
coloque essa string no objeto connection e execute.
cnx. execute sql
agora o que tá pegando, é essa conexão se conectar direto ao serviço do firebird, ou a algum banco de ddos de sistema como as tablas RDB$
Voce pode usar o ISQL do próprio FB, ele é um sistema de console (linha de comando)
Sintaxe:
Mais informações em:
http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=712
Sintaxe:
CREATE DATABASE [Ô]c: este_isql.gdb[Ô] user [Ô]SYSDBA[Ô] password [Ô]masterkey[Ô];
commit;
Mais informações em:
http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=712
Caro Leandro Laia, é desta sintaxe que estou precisando. Para criar um banco de dados novo, inexistente ainda.
Fiz o teste com a sua linha de código, mas deu a mensagem seguinte no [Ô]cnx.execute sql[Ô]:
Run-time error 3704 - Operação não permitida quando o objeto está fechado.
Fiz o teste com a sua linha de código, mas deu a mensagem seguinte no [Ô]cnx.execute sql[Ô]:
Citação::PACON disse:
Caro Leandro Laia, é desta sintaxe que estou precisando. Para criar um banco de dados novo, inexistente ainda.
pois é cara, vc viu o finalzinho do meu post? Esta conexão tem que está aberta. Faça o seguinte, tente se conectar ao banco security.fdb que fica na pasta do Firebird e em seguid, executa a query. O server precisa receber a sua query pra executá-la.
cnx.open connectionstring pra abrir o security.fdb
cnx. execute sql
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas