FIREBIRD A MINHA MELHOR OPCAO MAS HA DUDIDAS-AJUDA

ADRIANOM 27/09/2010 16:45:59
#353939
DESISTI DO SQL SERVER 2005 EXPRESS...é PARA PROGRAMADORES DE VERDADE HEHEHEH

Estou usando o bom e fiel FireBird...

...Mas espera aí!!....


Estou criando o meu banco de dados.... mas onde que protejo com Senha??/ Como colocar senha no banco de dados em FireBird?

Sei que existe Usuário/senha padrão SYSDBA/masterkey.... mas queria definir a minha própria!!! como fazer...?? Estou usando o IB Expert como gerenciador gráfico...
MARCELOFAZAN 27/09/2010 17:45:38
#353942
NO IBEXPERT EM TOOLS VA EM USER MANAGER ABRIRA UMA NOVA TELA:
SELECIONE O USUARIO SYSDBA COM 2 CLIQUES VA EM
PASSWORD *****
CONFIRM PASSWORD *****
VOCE TROCOU SUA SENHA

PARA ENTRAR NA BASE NOVA VOCE NAO VAI CONSEGUIR PQ A SENHA NAO CONFERE

CLIQUE COM O BOTAO INVERSO EMCIMA DA BASE DE DADOS VA EM :
DATABASE REGISTRATION INFO VA EM PASSWORD
E INCIRA O NOVO PASSWORD E CLIQUE OK
AGORA DE 2 CLIQUES NA BASE DATABASE E ELA ABRIRA NOVAMENTE COM NOVA SENHA [Ô] PARA FICAR MAIS SEGURO [Ô]
OBS: LETRAS maiusculas e minusculas .... elas fazem diferença não podendo acessar
LLAIA 27/09/2010 18:08:50
#353944
Cadastre-se neste site e use a seção de artigos.

este artigo trata de usuários
http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=983

este aqui é muito importante, pois trata do controle de transações
http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=232

criando campos auto-numeração
http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1017

a importância do forced writes
http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1971

a importância do page size de um bd
http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1977


Acredito que esses artigos são importantes pra começar. Não sei se aqui no site tem alguma coisa sobre manipulação de datas e números decimais no Firebird, é importante saber usar corretamente esses dois tipos de dados.
ADRIANOM 27/09/2010 19:04:41
#353948
Citação:


NO IBEXPERT EM TOOLS VA EM USER MANAGER ABRIRA UMA NOVA TELA:
SELECIONE O USUARIO SYSDBA COM 2 CLIQUES VA EM
PASSWORD *****
CONFIRM PASSWORD *****
VOCE TROCOU SUA SENHA

PARA ENTRAR NA BASE NOVA VOCE NAO VAI CONSEGUIR PQ A SENHA NAO CONFERE

CLIQUE COM O BOTAO INVERSO EMCIMA DA BASE DE DADOS VA EM :
DATABASE REGISTRATION INFO VA EM PASSWORD
E INCIRA O NOVO PASSWORD E CLIQUE OK
AGORA DE 2 CLIQUES NA BASE DATABASE E ELA ABRIRA NOVAMENTE COM NOVA SENHA [Ô] PARA FICAR MAIS SEGURO [Ô]
OBS: LETRAS maiusculas e minusculas .... elas fazem diferença não podendo acessar



Meu amigo .. alterei com sucesso... Mas surgiu uma nova dúvida...: [Ô]Eu alterei a senha de acesso do meu servidor ou esta senha agora será a de acesso do meu banco de dados?
Se eu instalar uma nova instância do Firebird em um computador qualquer, a senha de acesso será essa nova que eu defini ou será a padrão do sistema?
MARCELOKROL 27/09/2010 19:25:40
#353949
Resposta escolhida
Tera a senha padrão do firebird em uma nova instalação do firebird
Eu geralmente faço assim, quando o sistema é executado pela primeira vez maquina, ele verifica a senha, se for masterkey, altera ela para a senha que ei defini, ou seja, o meu sistema trabalha com o firebird mais não aceita a senha masterkey. o cara pode ate copiar o banco de dados para outra maquina e instalar um novo firebird, so que os dados primordiais do sistema, como dados do registro do mesmo, na maquinha, estão criptografados dentro do banco de dados.
So que se o dono da loja deixa qualquer um acessar o seu servidor e copiar o banco de dados é problema do proprietário e não meu. E alem do mais o meu sistema verifica o número de serie do hd assim, o cara pode ate abrir o banco de dados, mais não vai conseguir piratear por que ainda tem a proteção do serial do hd.

Resumindo eu uso e aprovo o firebird, estou usando a versão 2.0.5, e nunca tive problemas. Uso e recomendo e não troco de banco de dados.
ADRIANOM 27/09/2010 21:41:19
#353955
marcelokrol
posta ae no o código-fonte da forma que vc descreveu acima.
Aki no vbmania, temos pouco exemplos com firebird....

pode ajudar?
MARCELOKROL 27/09/2010 22:23:02
#353956
é bem facil. eu capturo o erro da senha incorreta assim:

Select case Err.Number
Case -2147217843 [ô]SENHA DO BANCO DE DADOS AINDA NÃO FOI ALTERADA CONTINUA SENDO A [ô]masterkey[ô]
If Dir$(PathSis & [Ô]GSEC.EXE[Ô]) = vbNullString Then
If Dir$([Ô]C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_2_0\bin\gsec.exe[Ô]) = vbNullString Then
MsgBox [Ô]Não foi possível encontrar o arquivo GSEC.EXE na pasta especificada![Ô], vbInformation, [Ô]Aviso[Ô]
Exit Sub
Else
x = Shell([Ô]C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_2_0\bin\gsec -modify SYSDBA -pw NovaSenha -user SYSDBA -password masterkey[Ô], vbMinimizedNoFocus)
End If
Else
x = Shell(PathSis & [Ô]gsec -modify SYSDBA -pw NovaSenha -user SYSDBA -password masterkey[Ô], vbMinimizedNoFocus)
End If
resume next
end select

e é isso ai
RICATOM 28/09/2010 08:35:03
#353967
Só lembrando que se vc alterar a senha do firebird outros programas, instalados na maquina, que também usarem o fb não terão mais acesso aos seus respectivos banco de dados.
ADRIANOM 28/09/2010 11:21:12
#353981
Agradeço a todos... e sucesso para aqueles que usam firebird...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas