FIREBIRD E GRATUITO OU OPEN SOURCE

JGSOFTWARE 29/10/2011 17:33:21
#388093
Boa tarde amigos

hj trabalho com vb6 e Access e estava estudando a migração para o MySql até gostei ja fiz alguns exemplos e funcionou tranquilo, sendo q depois verifiquei que ele é open source, ou seja, não é gratuito e isso ao meu ver pode me dar dor de cabeça para comercializar meu software. Já o Firebird pelo q vi em alguns topicos é gratuito, ou seja, posso comercializar ele sem problemas, incluisive disponibilizando o instalador do servidor do banco de dados. Essa afirmação é verdadeira ou tem algum problema que eu não vi, digo isso para não fazer todos os testes novamente e depois ficar na mão. rs rs rs
outra dúvida é em relação ao uso dele pela net eu queira deixar o banco na Net num servidor como se fosse hospedado em um servidor, tenho hospedagem da minha pagina será que consigo colocar meu banco lá dentro tem alguma possibilidade disso ou tenho q adquirir outro serviço, pelo q podem ver estou meio perdido nessa questão

desde ja grato

Joel Junior
TECLA 29/10/2011 17:52:58
#388095
Voce ira distribuir o MySql com sua aplicacao ou o mesmo ficara hospedado em um servidor remoto?
JGSOFTWARE 29/10/2011 17:58:40
#388097
não devo ter sido muito claro peço desculpas, na verdade estava pensando em usar o FireBird por ser gratuito ja que o MySql pelo que entendi não é. Eu queria deixar a base de dados num servidor(esse servidor teria que ser na Net, não queria um servidor fisico) e poder acessar ele de qq lugar. Por isso mencionei q tenho uma hospedagem do meu site e queira saber se poderia usar esse espaço para isso.

obrigado pela atenção

Joel Junior
MARCELO.TREZE 29/10/2011 18:22:07
#388100
Resposta escolhida
olha vc pode até migrar pro firebird pois é um ótimo SGBD mas não deve se preocupar com mysql, lógico depois de varias discuções, eu cheguei a seguinte conclusão, vc poderá distribuir o mysql gratuitamente com seu software, o que vc não poderá fazer é incluir o fonte do mysql em seu sistema pois assim teria de conseguir uma licensa, entrando em contato com os responsaveis pelo mysql no brasil, vc terá melhores esclarecimentos.


JGSOFTWARE 29/10/2011 22:28:14
#388121
Então deixa ver se eu entendi o q eu não posso fazer é pegar o fonte do MySql e unir no meu sistema e vende-lo como se fosse de minha autoria. Agora fazer meu sistema usando o banco de dados é tranquilo, se for assim blz. Pq não queria fazer nada de errado. e acredito que para colocar ele na Web será facil, pois vi q no Locaweb tem compatibilidade com o MySql.


Obrigado pelo esclarecimento,

Grato

Joel Junior
GUTOTEC 29/10/2011 23:10:40
#388124
JGSOFTWARE , já fiquei nesse empasse .A ultima opção virou primeira opção SQLServer tanto para WEB como Desktop estara sucegado , acho o mais flexivel após o ACCESS

TECLA 30/10/2011 01:08:29
#388126
Sendo assim, sugiro que continue com o MySql e seja feliz!
RXGOMES 31/10/2011 09:23:10
#388161
Eu pesquisei, também sobre este assunto e concordo com o Marcelo.

Um exemplo temo um aplicação que usa o MySQL só que um cliente me pediu para utilizar o Access. hoje a minha aplicação roda com os dois banco. Caso a minha aplicação rodasse somente com o MySQL (fonte do Mysql compilado junto com a minha aplicação) ai eu teria que ter licença comercial

Veja este LINK
JGSOFTWARE 31/10/2011 10:24:59
#388165
Obrigado a todos. pelo tempo e atenção assim vamos longe. Um abraço

Joel Junior
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas