FIZ A PARTE DIFÍCIL.O COMPLICADO AGORA É O F?CIL

MARCOS 07/07/2016 10:05:25
#464603
Bom dia,Pessoal!
Dúvida Prática bem simples !
Tenho um Projeto feito em VB.NET + Base de Dados num servidor de Banco na rede (Oracle).
Na minha máquina de desenvolvimento aqui na empresa funciona tudo perfeito.
Minha intensão, foi é a de colocar o programa no servidor e criar um atalho na máquina do usuário,
apontando para o executável no servidor.


Para colocar para rodar para o usuário na rede.Solicitei ao pessoal da infraestrutura (Redes)
um servidor de aplicação,para colocar o programa.Mas, fui informado,de que só existem disponíveis servidores Linux.

Dúvidas:

1. Tem de ser um servidor Windows,ou posso colocar os arquivos no servidor Linux mesmo?
Se for obrigatório ser um servidor Windows,pode-se usar um Emulador Windows como o Wine,no Servidor Linux para colocar
o projeto .NET.??????

2.) Do meu projeto VB.NET, o que deve ficar no servidor ( Somente o Executavel + Arquivo .Config ?????)
3.) O que deve ser instalado na máquina do Usuário ??? ( Somente o Framework ???)

Agradeço qualquer orientação dos colegas


Obs: O Programa utiliza somente recursos do própio Visual Studio.NET (2013). Nada de terceiros.
GUIMORAES 07/07/2016 10:32:12
#464606
Resposta escolhida
MARCOS,

Sobre colocar os arquivos em um emulador Wine no linux: Veja Aqui

Agora, veja bem, o .NET exige o Framework, certo? Até onde sei, o Framework não é suportado pelo linux, em sua versão nativa, a não ser nos casos em que você escreveu seu aplicativo no MONO, que tem um framework modificado, e que tem suporte ao linux.

Seu projeto não precisa ficar no seu servidor, apenas o banco de dados, a não ser que você criou algum serviço que deverá ser direcionado ao seu servidor, mas caso contrário, o sistema pode ficar apenas instalado nas estações de trabalho.

Já que seu banco de dados é ORACLE, nada mais justo que ele ficar em um servidor linux.

O que você pode fazer também é instalar uma maquina virtual com windows server no linux, e direcionar sua aplicação a ela.

Abraços.
ACCIOLLY 07/07/2016 10:53:50
#464607
A melhor solução é essa que o GUIMARAES falou. Você deixa no servidor apenas o banco e nos clientes a aplicação, não se esquecendo de instalar o .Net Framework equivalente a ela. Até porque, por mais que o executável fique em outra pasta na rede, ao executa-lo, é como se fosse abrir na sua máquina, ou seja, vc deverá de toda forma ter o Framework instalado.
MARCOS 07/07/2016 13:37:53
#464609
Pessoal,vocês podem esclarecer se:

1.Na hipótese de eu instalar o programa na máquina do usuário e deixar somente a Base na rede,
Basta Copiar o executável para máquina do usuário e instalar o Framework na máquina do usuário,
ou eu sou obrigado a criar um pacote de Instalação no Visual Studio?

2.) Se eu instalar um Framework superior ao que eu utilizei para o projeto, irá rodar sem problemas de compatibilidade?
GUIMORAES 07/07/2016 13:43:42
#464610
MARCOS,

Basicamente você pode copiar o executável e suas dependências (as dlls utilizadas no seu projeto). Não é obrigatório criar um instalador, mas se você quer automatizar o processo, fica mais fácil assim.
O Framework deverá ser o que você utilizou no desenvolvimento, nada de superior ou inferior, mas sim a que foi utilizada!
ACCIOLLY 07/07/2016 14:10:01
#464613
Você pode criar um instalador com o INNO Setup com um script que verifica se o framework do desenvolvimento está instalado. Caso não esteja ele irá baixar e instalar automaticamente antes de instalar o programa.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas