FLEXGRID OU DATAGRID OU DBGRID?

USUARIO.EXCLUIDOS 13/08/2007 21:15:15
#230790
Qual a diferença nesses três??

Já usei o DataGrid e DBGrid com controle ADODC e achei o DataGrid mais flexível. Nunca usei o FlexGrid.

Tem alguma diferença relevante?

Tipo quando eu usava o DAO. Ele Funciona muito bem, mas achei que eu estava ultrapassado e resolvi migrar para o ADO. Tive pouquíssima dificuldade da migração e hoje só uso ADO.

A mesma coisa podemos dizer do DataGrid (que uso atualmente), comparado com o FlexGrid (que nunca usei)?


Se não me engando é possível fazer algo tipo o Excel (linha x coluna)... que seria muito útil.

[ ]ÂÂ's
USUARIO.EXCLUIDOS 13/08/2007 23:20:31
#230794
Continua no DATAGRID que acho que vc tá no caminho certo, eu comecei com o Flex e pulei pro DATAGRID e vou muito bem obrigado...creio que pra trabalhar com o adodc é o melhor. O DBGrid segundo me consta é proprio para trabalhar com o DATACONTROL e não com o ADODC
Sem querer alterar o rumo de seu post, mas já alterando, vc usa o Datacombo e o Datalist ou ainda usa o Listbox e combobox? se ainda usa estes ultimos aconselho também dar uma manipulada nos Datacombo e Datalist já que vc trabalha com o ADODC, tem propiedades muito boas para trabalhar com o adodc, em destaque as propriedades ROWSORCE e LISFIELD.

Posta ai pra agente continuar esse papo saudável...beleza camarada?
USUARIO.EXCLUIDOS 14/08/2007 07:10:08
#230799

Bom...eu usava dbgrid qdo usava DAO...agora só uso o DataGrid. Mas algumas vezes necessito do FlexGrid ou do próprio ListView...principalmente para opçoes de multiseleção, linhas com cores, etc..

tudo depende da aplicação que vai e do tipo de lista q deseja mostrar..

boa sorte e sucesso!
USUARIO.EXCLUIDOS 14/08/2007 08:16:46
#230806
Então,

Eu tb achei o DataGrid mais flexível. Um exemplo disso são os formatos dos dados que são exibidos. No DBGrid o formato é limitado, e no DataGrid o formato pode ser customizado. Isso me ajudou mto.

Tb já cheguei a ler sobre o que o JILNEY falou. O DBGrid seria usado com DataControl e o DataGrid com ADODC. Porém eu já usei o DBGrid com ADODC e o DataGrid com DataControl. Porém tive que mudar para o ADODC porque precisava inserir uma strings SQL em determinados momentos do projeto. O que não consegui com o DataControl.

Em relação ao DataCombo e DataList, já usei mas dou preferência para os ComboBox e ListBox tradicionais. Já fiz várias aplicações com banco de dados (na verdade só faço isso...) e eles nunca deixaram a desejar.

Eu tÃÂ' tão acostumado a codificar a SQL dentro do DropDown do ComboBox (ou na inicialização do ListBox) que não uso as propriedades ROWSOURCE e LISTFIELD, até porque alguns controles ComboBox exibem um mesmo conteúdo de maneiras diferentes, como por exemplo usando um controle Option para organizar um recordset composto por IDÂÂ's e Nomes por ordem alfabética ou numérica.

O DataGrid trabalha com colunas apenas. O FelxGrid trabalha com linhas x colunas. Isso vai ser muito útil no próximo porgrama que estou fazendo...
ROBIU 14/08/2007 09:14:24
#230811
VÃÅ  no inicio neste artigo a diferença entre controles usados pelo DAO e controles usados pelo ADO.
O DBGrid e o MsFlexGrid são controles DAO. Assim eles não podem ser vinculados ao Adocd. No entanto, Você pode usar o MsflexGrid com o Ado via código.
O controle DataGrid realmente é o mais prático para mostrar os registros com um Adodc, porém não recomendo o uso de controle vinculado como o Data Grid ou o Adodc. O melhor é usar o acesso a dados sem esses controles, tudo via código. Neste caso, o MSHFlexgrid é o melhor.

O MsFlexgrid (DAO) e o MSHFlexgrid(ADO) tem propriedades que facilita capturar o conteudo de qualquer parte dos registros rapidamente. é só usar o Grid.TextMatrix(Linha,Coluna), por exemplo. Além disso, esses controles tem várias opções de cores o que não acontece com o DBGrid ou o DataGrid.

Minha conclusão é a seguinte. Se você vai usar o adodc, use com o dataGrid, se vai usar o ADO via código, use o MSHFlexgrid.
O MshFlex grid ainda tem um recurso que os outros grids não possui: Você pode montar uma grid Mestre-Detalhe (como as tabelas do access onde os campos relacionados com chave primária mostra um sinal de (+) para incluir os dados de outra tabela). Assim podemos montar uma grid que mostre os dados de um formecedor e ao expandir a grid(clicando no sinal do +) mostrar os pedidos deste fornecedor, por exemplo.

Mais um Tutorial sobre o assunto

Veja o exemplo que anexei neste tópico. Mostra como trabalhar com o MsHFlexGrid, sem ADODC

Outro Tópico onde anexei exemplo do uso das grids


SILVERDRAGON 14/08/2007 10:28:22
#230816
Para falar a verdade... Nenhuma das 3 opções citadas em minha opinião superam o TDBGrid da ConponentOne, se alguem ja utilizou sabe do que estou falando.


+ DataGrid é uma boa tbm....
USUARIO.EXCLUIDOS 14/08/2007 18:05:47
#230906
Robiu.
comecei a fazer aplicativos a pouco tempo, uns 5 meses e com as leituras que fiz e pesquisas optei por usar o controle ADODC, considero que para o momento estes aplicativos supriram minhas necessidades, mas agora que tenho um pouco mais de noção estou querendo fazer a coisa toda via código, gostaria de te pedir um pequeno favor cara.
Tem como vc fazer um pequeno aplicativo, um BD feito no visdata mesmo com uma tabela com uns 3 campos (nome, data, valor) e no forme apenas os botões: inserir, alterar, salvar e excluir e suas respectivas text's só isso pra eu pegar o primeiro empurrão pra pular pra programação via código.
a conexão eu até que já sei fazer, falta todo o resto.
assim eu olho o código e começo.

desde já agradeço
ROBIU 15/08/2007 19:46:32
#231104
Amigo JILNEY, não use o VisData para gerar o BD access. Evite usar a versão 97 do access também (Já ultrapassada). O que vc está pedindo tem nos links da minha resposta anterior. Leia os tópicos com atenção e baixe os exemplos que coloquei nestes tópicos. Tem um que é isatamente isso que você quer.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas