FORMA DE MINIMIZAR DEMORA DE ACESSO BANCO INTERNET

ADEMIRDS 04/11/2011 09:23:45
#388442
Bom dia a todos.
Estamos desenvolvendo um sistema em VB6 para uma empresa que possui lojas em areas de pouca disponibilidade em internet, links de 512k e as vezes somente mobile para dividir numa rede de 3 micros.
Colocamos o programa para rodar local nos micros acessando a base de dados via internet, porem esta muito demorado.
Gostaria de uma ajuda para uma solução que minimizasse essa demora ao executar o programa.
Como temos muitas pessoas trabalhando em VB6 com base na internet. seria interessante c onhecer as experiências desse pessoal do forum que muitas vezes nos [Ô]salvam as vidas[Ô] em situaqções dificeis.rsrs
Nossa experiência é em sistema Client/Server acesso local e sempre tivemos boa performance com eles, agora no acesso a banco de Dados fora, em [Ô]Cloud[Ô] a performance esta péssima.
Conto com a colaboração e experiência de vocês para me ajudarem.
RODRIGOFERRO 04/11/2011 10:18:40
#388445
Eu acredito que cada caso é um caso, tudo que eu disse aqui pode ser aplicado ou nao, o que [Ô]pesa[Ô] nesse caso poderia ser [Ô]n[Ô] fatores !

Mas uma aplicação online ja perde velocidade, agora com uma internet de 512k entao nem se fala !
eu sou a favor de trabalhar com banco de dados OFF e buscar uma integração de dados Separada.

Ex 1: um programa que rode em segundo Plano para baixar as modificações e enviar essas modificações para um servidor central que agrupa esses dados !
Ex 2: trabalhar com banco de dados replicado, por exemplo o MYSQL.
Ex 3: Trabalhar com exportação de dados para um FTP da vida, em que todas as filiais vao ler e gravar seus dados
Ex 4: Trabalhar com atualizações diarias, ao final do expediente é executada uma rotina para atualizar os dados entre filiais !

Cada caso deve ser estudado minunciosamente, e cada um deles vai dar um tremendo trabalho !

Abraços
MARCELO.TREZE 04/11/2011 12:57:33
#388457
Resposta escolhida
Também pode acontecer o seguinte:

se vc abre e fecha a conexão a cada transação isto tornará o programa extremamente lerdo, porém se vc conectar ao iniciar o programa e manter conectado, o processo será muito mais rapido
ADEMIRDS 04/11/2011 16:14:26
#388493
Eu havia aberto um outro topico, porque queria sugestões para solucionar o problema de demora no acesso a internet, porem em cada loja esta sendo instalada cameras de segurança e o cara das cameras fez as medições dele e diz que meu programa consome quase toda a banda e eu não sei se isso é uma verdade, por isso eu queria ver uma ferramenta ou forma de verificar quanto é usada da banda quando faço o acesso ao banco de dados na Internet.
Se alguem puder me ajudar eu agredeço em mais essa informação alem da anterior.
Grato.
MARCELO.TREZE 04/11/2011 16:40:29
#388495
Bom não sei quem foi esta pessoa, mas verificar quanto seu programa consome, ainda não vi nada parecido, mas posso informar o seguinte:

se seu programa for o unico a estar sendo utilizado para enviar e receber dados da net, então naturalmente ele vai consumir toda banda, ou seja o prorio windows vai gerenciar isto, não tem ninguem mais usando nada então porque não usar toda banda para melhorar o desempenho ao maximo, porém quando as cameras forém instaladas, duvido que o envio das imagens seja inferior, a conexão do programa, peça para esta pessoa analizar isto OK.
FEDERHEN 07/11/2011 10:23:47
#388603
Procure solicitar do servidor somente os dados que vai necessitar.
Por exemplo, se você precisa o nome do cliente, não deve fazer um [Ô]SELECT * FROM CLIENTES WHERE CODIGO = 1[Ô] e sim [Ô]SELECT NOME FROM CLIENTES WHERE CODIGO = 1[Ô]

O trafico de informações não necessários, colabora com a lentidão do sistema.

VELDRAME 07/11/2011 10:53:26
#388608
Outra coisa importante a fazer são as Procedures (ou Routines no MySQL) pois desta forma todo o select, por exemplo, estará sendo rodado no servidor e o seu programa só ira passar os parâmetros e receber os resultados.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas