FORMA?ÃO ASP.NET (COM VB.NET)

MANEL26 01/10/2014 13:09:38
#441629
Boa tarde a todos.

A questão é o seguinte:

Eu sou um iniciado na programação em VB.NET e á pouco tempo, por questões profissionais, tive que desenvolver um aplicativo que utilizasse dados da web e que os trabalhasse.

Usei o webrequest, mas como é sabido, esta opção apresenta vários problemas.

Para tentar melhorar o aplicativo estou tentando aprender ASP.NET, baseado em VB.NET e o problema é esse.

Todos os cursos, vídeo-cursos e vídeos da Internet (em português e espanhol) são sobre ASP.NET em C#.

Mesmo no Youtube praticamente todos os cursos (e vídeos em geral) de ASP.NET só falam de C# e os poucos que existem sobre VB são incompletos.

Por vezes se encontram alguns artigos que falam sobre VB, mas normalmente são “páginas soltas” e para quem esta começando fica difícil entender a relação entre os conceitos.

Por isso abri este tópico para que os usuários mais avançados possam colocar aqui algumas fontes de material de estudo (sites, documentos, vídeos, etc.), de preferência em português, mas também em espanhol ou até em Inglês, sobra ASP.NET em VB.NET para que usuários iniciantes saibam por onde começar a estudar.

Espero poder contar com a ajuda de todos e que todos possam beneficiar deste tópico.

Abraço galera.
PROFESSOR 23/11/2014 16:04:06
#442714
é, infelizmente, o VB.Net está cada vez mais no escanteio da programação. Resumindo, segue a mesma trajetória do Rubinho Barrichello. Até o fantasma VB6 está melhor pontuado na TIOBE do que o VB.Net. Isso graças em muito á própria Microsoft. Aqui em Santos, maior porto da América Latina, por exemplo, nem mesmo os cursos oficiais da Microsoft para VB são oferecidos.

Ainda há muita gente boa que, ao contrário dos MVP C#, não vendem idéias prontas e não se negam em compartilhar conhecimento. Dessa forma, mesmo com a carência atual de material, sempre é possível fazer um curso direcionado, pois existem muitos bons profissionais que dispõe de tempo livre e têm a afinidade necessária com a didática.

Apontar é sempre complicado, pois parece que a gente está indicando um em detrimento de outros, mas deixando claro que não é isso, eu poderia citar o Eduardo Pires, o Alexandre Tarifa, o José Carlos Macoratti e outros tantos.

Tudo hoje é voltado para CSharp, PHP e Java. E o Mercado também é restriro: Por não terem a menor idéia de que VB.Net faz exatamente as mesmas coisas e gera basicamente os mesmos aplicativos que o CSharp, diferenciando-se apenas por uma sintaxe bem mais didática, as empresas acabam por optar pelo CSharp, por imaginarem que tecnicamente isso as favorece de alguma forma. Claro que, financeiramente, isso favorece as empresas, pois com mais gente no CSharp, se formando e disponível para o trabalho, o custo dessa mão-de-obra cai.

Mas, como eu disse, VB.Net e CSharp são duas portas que acabam na mesma sala. Assim, todo o material que é disponibilizado para CSharp vale para VB.Net, com a devida adaptação de sintaxe. Um exemplo super-básico:

Dim o As New Button = Dimensione (a variável) [Ô]o[Ô] como um Novo Botão.
o Button = new Button(); = [Ô]o[Ô] (variável) como botão seja um novo botão.

Como se pode perceber, ambas as linhas fazem a mesma coisa. Difere apenas o modo de falar: Acima, é uma pessoa normal, que entende o que se quer dizer independente de caixa alta/baixa, enquanto que abaixo é o uma frase do Mesre Yoda, e deve-se prestar atenção ao caixa e ao [Ô];[Ô] para avisar que a linha acabou, pois apesar de não haver mais nada além, o CSharp [Ô]imagina[Ô] que você vai continuar na próxima linha.

Ao se tornar esse exemplo mais complexo, fica ainda mais fácil perceber o quanto o CSharp é pouco didático em comparação com o VB. A maior vantagem do CSharp é sua similaridade intencional com o Java, que tem um grande volume de programadores, volume esse que sempre interessou á Microsoft atrair como Mercado, desde a época da Sun e do Netscape Navigator.

Outra possibilidade ainda, se o WebMaster concordar, é que os usuários com boa vontade do site enviem artigos VB.Net que sejam de acesso público. Hoje o site já possui as seções de códigos, e que têm um papel similar, mas que não são direcionadas especificamente para uma vocação didática, ou melhor dizendo, não têm um conteúdo programático sequencial.
TUNUSAT 23/11/2014 22:05:36
#442715
Resposta escolhida
MANEL26,

é verdade o que o Professor falou ... digo ... escreveu.
A burra da Micro$oft está desestimulando o uso do VB.Net para descontinuá-lo o mais breve possível. Desta forma ela poderá enxugar seus quadros de funcionários e de uma maneira errada economizar, pois muita gente que sair do VB.Net vai optar por aprender Java da mesma forma que muitos saíram do VB6 para ir para o Java. Em resumo, a Micro$oft está errando novamente.

Outro SACO é achar exemplos Designer Patterns em C# ou VB.Net.


Bom ... realmente em português não achei nada, mas achei em Espanhol de Hondurenho:

---------------------------------------------------------
Tutorial en español en ASP NET VB Sistema de inventario y utilizando el IIS #1
https://www.youtube.com/watch?v=y52zFLV94-g
---------------------------------------------------------

Não ri não, é possível entender sí ...

---------------------------------------------------------
CURSO ASP .NET (VERSION VISUAL BASIC .NET) - VIDEO 01
https://www.youtube.com/watch?v=80QfPVC0PAQ
---------------------------------------------------------

Achei algo!

---------------------------------------------------------
Cadastro e Tela de Login VB.net - Parte 1
Página feita em aspnet usando visual studio 2008, tela de cadastro e tela de login de usuários.
https://www.youtube.com/watch?v=fqVONjgG0zE
---------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------
Part 1 - Introduction to ASP.NET using VB.NET In Urdu
https://www.youtube.com/watch?v=NIgZp5Ti9lA
---------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------
ASP .NET Programming using VB.NET, Web User Controls, Master Page, CSS, HTML. Part 1
https://www.youtube.com/watch?v=lmBic-jBFzM
---------------------------------------------------------

Ei! Quem quiser fazer um vídeo eu ajudo a gravar!

[][ô]s,
Tunusat.
MANEL26 25/11/2014 14:32:13
#442762
Boa tarde e obrigado a todos pelo contributo.

PROFESSOR e TUNASAT, grato pelo vosso contributo e espero que os vossos esclarecimentos ajudem os usuários a compreenderem não só de ASP, VB, ou C# mas também o rumo que essas linguagens levam.

TUNASAT, desculpa o reparo mas o seu segundo link eu já conheço, ainda das minhas primeiras pesquisas antes de abrir este tópico.

Esse vídeo no Youtube é a primeira aula de um curso pago, em que quem o publicou o colocou lá para divulgar e promover o curso.

Em todo o caso o meu sincero agradecimento a todos.

Deixo ainda dois cursos (um em português e o outro em espanhol) de VB.NET (sem ASP) que muito me ajudaram e que estou certo que também poderão ajudar muita gente.

Boson Treinamentos - http://cur.lv/fx24n

Código facilito - http://cur.lv/fx2ez

(é só aguardar 10 segundos e pular a publicidade).

Abraço.
NILSONTRES 25/11/2014 14:48:03
#442764
PROFESSOR, disse tudo.
Citação:

é, infelizmente, o VB.Net está cada vez mais no escanteio da programação



Citação:

Tudo hoje é voltado para CSharp, PHP e Java. E o Mercado também é restriro: Por não terem a menor idéia de que VB.Net faz exatamente as mesmas coisas e gera basicamente os mesmos aplicativos que o CSharp, diferenciando-se apenas por uma sintaxe bem mais didática



Sai do VB6 e entrei no VB.net, embora quem já tem pratica em C, diga que é mais simples, nunca vi uma linguagem tão fácil de aprender igual ao VB.net.
Lamentavel deixar o VB para escanteio.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas