FORMULARIO CONSULTA

NETOCAZUZA 05/07/2013 16:36:10
#425629
Tenho um programa que funciona da seguinte forma: O usuário tem clicar em grids para ir selecionando suas opções. Por exemplo: Quanto ele tem que selecionar um ano específico, aparece um grid com o ano, ele clica no ano (do grid) e o sistema atribui o valor ao textbox do ano clicado e já preenche o text box e o desabilita para digitação. Basicamente o que eu estou fazendo é estabelecendo vínculos entre tabelas, para evitar erros de digitação. Sempre que eu precisar de um dado, vou buscar numa tabela que já existe.
Faço isso usando simplesmente os objetos dbgrid e data, e exibo o grid dentro da própria tela. Até aqui tá tudo certo, funcionando, mas ocorre que na medida que estão aumentando os objetos grids e datas, to ficando sem lugar na tela para colocar tanta coisa. Estou utilizando recursos como Visible = True/false, mas tá ficando confuso para programar.
Então pensei na solução de colocar apenas uma janela popup, que abra todos os grids, sempre que o código solicitar e a minha dúvida reside aí, exatamente.
Tem como fazer isso, com apenas um label, um objeto data, e um objeto grid? Do jeito que venho fazendo, são vários, então gostaria de fazer um código para fazer tudo isso com apenas uma janela. Ex:
Ao clicar (ou qualquer outro evento) no textbox ano, abrir um form chamado exibição, mostrar os dados da tabela ano e exibir e mudar o caption do label para tabela ano. Ou seja, associar os dados da tabela ao data1 e grid1.

Ao próximo evento, no próximo textbox, buscar os dados na tabela específica e exibir nesse mesmo data1 e grid1.
Imagino que dê pra fazer, mas estou na dúvida com o código. Provavelmente um select case ou coisa parecida. Devo criar um módulo pra isso?
ROBSON 05/07/2013 21:03:29
#425638
Simples, basta modificar as propriedades do objeto data de acordo com a tabela que deseja vincular e o grid ja estara associado a este datacontrol.
e pode ate ser em uma janela tipo pop-up.
não há necessidade de modulo para isto mas sim o select case.


NETOCAZUZA 05/07/2013 23:34:56
#425643
Como faço para referenciar em outro form ROBSON? Devo colocar o objeto data na janela normal, ou na janela pop-up? Que comando devo usar para atualizar o grid?
ROBSON 07/07/2013 07:28:35
#425678
O que você quer não é impossível nem difícil, mas esta muito confuso.
Se voce quer apenas capturar um ano que esta em uma tabela do banco, para que usar um grid?
o ideal seria um combo ou um list box.

como você esta usando controle vinculado para atualizar o grid você tem que atualizar o data control com o método update control.
NETOCAZUZA 07/07/2013 11:47:56
#425682
Já fiz isso, o ano foi só pra exemplificar. Na verdade estou testando todas as possibilidades, começando com as mais simples. Simplificando:
Quero fazer todas as entradas com o mínimo de digitação possível, tudo usando apenas o objeto data e grid, que são mais simples. Por exemplo, no cadastro da pessoa (é só um exemplo), quando eu tratar a certidão de nascimento, livro, folha e número serão digitados, pois varia de pessoa a pessoa, mas cartório que é comum, terei um grid só com os cartórios, que quando não tiver um cartório específico na lista, o cara vai digitar, alimentando o grid, que já irá servir pro próximo, pois quando aparecer outro registrado naquele cartório, já terá essa informação. Tá ficando confuso, na medida que forem aumentando os item fixos (grids), então queria abrir numa janela pop-up, só pra isso, ao invés de abrir no próprio form, abrirá numa janelinha, do tamanho do grid. Ainda to tentando aqui.
Faça seu login para responder