FOTOS PRODUTOS E CLIENTES

LIZA 27/08/2014 10:27:55
#440716
Coloquei no meu sistema imagens de produtos e fotos de clientes, as imagens dos produtos o usuário busca através de uma dialog no cadastro do próprio produto e a mesma fica disponível também na tela de consultas e vendas. Ja as fotos dos clientes, é adquirida através de uma webcam que é acionada no cadastro, e também fica disponível na tela de consultas e vendas. Não é toda loja que usa, mas é um recurso a mais agregado. as imagens são salvas em pastas separadas, uma para produtos e outra para clientes, que ficam na pasta do exe no servidor, assim toda a rede compartilha. E o nome das imagens, é sempre o código do produto ou cliente. As fotos dos clientes, através da minha webcam 1.3 HD, que da ótima resolução, ficam em torno de 200 KB, a de produtos não tenho como controlar, pois o cliente pega da net...

Minha pergunta seria, esqueci de algo ?, seria interessante algum controle diferente ?, talvez criptografar o nome das imagens ?
NETMANIA 27/08/2014 11:26:57
#440717
Liza,

Eu desenvolvi um album de fotos e para o nome dos arquivos gero um código via MD5, onde misturo o nome do arquivo mais a data e hora do upload, assim reduzindo a chande de ter arquivos duplicados e dificuldade o acesso a imagem.
LIZA 27/08/2014 11:53:04
#440719
mas esse código md5, voce gerou em vb6 ?
SINCLAIR 27/08/2014 16:26:36
#440724
Resposta escolhida
Liza,

Acredito que você já fez o que precisava.

Hash code (MD5) seria para validar os arquivos (se não foram modificados ou corrompidos). Por exemplo, ao enviar arquivos via TED para a secretaria da fazenda, relativos a NF modelo 21, tem que enviar o Hash Code do arquivo TXT com os dados.

Mas no seu caso, creio eu, já está pronto.

Também fiz como você em meu sistema e está há anos funcionando bem.

Tudo de bom.
LIZA 27/08/2014 16:47:29
#440727
Euzébio, eu havia pensando em alterar ou criptografar o nome das imagens salvas nas pastas, para impedir usuários de ficarem usando fora do sistema, mas ai acho que ja não seria um problema meu, e sim do cliente. Para mostrar a imagem na tela de vendas, estou usando o dir() para verificar se a imagem existe, sera que pode ficar lento com muitas imagens na pasta ?

Outra dúvida que pintou, nos meus testes, usei minha webcam do notebook , o cliente devera usar uma webcam usb, em relação ao posicionamento do cliente na camera, como voce faz ?, é necessário montar um local adequado levando em conta plano de fundo, distancia da cam, etc ??
SINCLAIR 27/08/2014 20:15:52
#440733
Liza...

Com muitos arquivos na pasta, realmente fica lento. Acima de 2.000 arquivos fica lento (te digo por experiência própria).

Quanto a criptografar os nomes dos arquivos, realmente é um problema do cliente, mas como diz respeito ao seu software, creio que que você poderia ajudá-lo da seguinte forma: ao invés de usar o dir() para pegar a foto pelo nome do cliente (por exemplo) grave o path do arquivo em um campo do banco de dados e leia diretamente do path que estiver no campo. Eu fiz assim e deixo sempre 500 arquivos por pasta. Fica super rápido.

Em relação ao pano de fundo eu sempre usei apenas um painel branco de 1,50 x 1,50 metros. Padrão.

Tudo de bom.
SINCLAIR 27/08/2014 20:18:11
#440734
Liza,

Complementando a resposta anterior, é até um pouco arriscado ter o nome do arquivo igual ao nome do cliente.

Nunca me aconteceu, mas se acontecer te ter duas pessoas com mesmo nome (dois [Ô]José da Silva[Ô]) por exemplo, haverá problema. Use um campo autonumerado para o código do cliente e deixe o nome da foto sendo o código que é mais seguro e não dará problemas com homônimos.
LIZA 28/08/2014 09:03:08
#440741
exato, fiz tudo pelo código mesmo..
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas