FRAMEWORK OU LINGUAGEM NATIVA?

MARCOS 27/06/2022 16:59:18
#500123
Boa tarde,
Não programo para Mobile, (Mas, quero aprender) por isso minha pergunta é um pouco simplória:

O caso:

A pouco tempo, um colega da equipe, desenvolveu um aplicativo
Mobile (Android), usando o SDK do Android. Ou seja, usando Java.
Ele fez o projeto, para uma determinada versão do Android , que rodava
em um celular da LG na época..

Pois bem, agora ao tentar instalar o aplicativo num Sansung com versão do
Android mais recente, muita coisa não funcionou.
Ele descobriu que a versão atual do Android tem tantas mudanças, que tornaram
necessário reescrever boa parte do código.


Minha dúvida:

Um colega, me disse algo que não sei se é verdade.

Ele me explicou , que se o aplicativo tivesse sido desenvolvido com um Framework,
como React native ou um destes framework"s para Mobile, isto não aconteceria. Pois,
estes Framework"s tem bibliotecas que abstraem estas diferenças entre versões de Android.
Ou seja, basta usar a biblioteca em qualquer versão do Android, que o código gerado peloFramework se
encarrega de usar o código certo, para a versão de Android do aparelho.


Eu gostaria de saber, se os Frameworks para Mobile chegam sim , a este grau de sofisticação.
Ou ele exagerou???

KERPLUNK 27/06/2022 22:53:23
#500124
A retrocompatibilidade existe mas não é infinita.
MARCOS 28/06/2022 08:23:52
#500125
Vou lhes dar um exemplo,
Uma das funcionalidades que o aplicativo tem, é a de que ele consegue "ler" , o IMEI do celular, para se certificar se o celular
é autorizado a ter o aplicativo instalado. "Em apenas 2 anos", o Google modificou o Android, e passou a informar na documentação
que esta biblioteca não existe mais e que o modo de se obter o IMEI é outro novo que ela decidiu criar.
Ou seja, "Em apenas 2 anos", o código que rodava antes, não roda mais na versão atual do Android.

Este meu colega, me disse que isso acontece porque estamos utilizando linguagens de programação nativa, como Java,Kotlin,etc...
Segundo ele , se estivesse programando usando Framework"s como React Native e outros do mercado, o própio Framework"s adaptaria
o código que foi feito para a nova versão do android. Ou seja, nós não precisariamos nos preocupar com estas mudanças.

Mas, para ser sincero não sei se isto é correto.
Algum colega, que já tenha programado paraXMobile, pode esclarecer se isso é verdade???

SAMUKA 07/07/2022 07:28:16
#500174
Resposta escolhida
MARCOS, não sou programador Mobile. Dito isso, em uma rápida pesquisa encontrei a biblioteca React-Native que le o IMEI. Não fala nada sobre a versão do Android. Então creio que muitas funcionalidades sejam acessíveis no framework ou até desenvolvidas por terceiros. E o framework se adapta a versão do Android.

https://www.npmjs.com/package/react-native-imei
MARCOS 07/07/2022 07:40:06
#500175
Obrigado, Pessoal !
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas