FRONT-END DESTKOP BACK-END API RESTFULL

ALTAIR148 21/03/2023 06:19:31
#501176
Bom dia,

Hoje com desktop tenho muita facilidade e back-end em asp.net core, queria saber o seguinte, eu teria algum ganho em fazer o front-end em windows forms e o back-end uma API?

Hoje consigo fazer API para ser consumido por outras aplicações tranquilamente, ai queria saber se eu ganho em performance por exemplo e facilidade de manutenção, na visão dos mais experientes, seria retrabalho? O ganho não seria tão considerável? Lembrando que essa aplicação será acessada remotamente também.

Preciso iniciar a aplicação rápido e o meu front-end posso usar o framework que for, eu até consigo fazer, mas apanho muito ainda.

Obrigado.
KERPLUNK 21/03/2023 09:39:23
#501178
Se voce já tem um front-end web, porque não encapsular com o Electron?
ALTAIR148 21/03/2023 09:41:54
#501179
Citação:

:
Se voce já tem um front-end web, porque não encapsular com o Electron?



Não conheço o Electron ví falar muito nele, mas não conheço, e como preciso meio que urgente. O meu front-end tá bem no inicio e ainda tenho muita dificuldade, mas já faço até bastante coisa, mas tem horas que o negócio complica e fico dias tentando resolver. Ai como domino o back-end bem pensei em fazer API e usar o front-end em Windows Forms.
KERPLUNK 21/03/2023 12:19:24
#501185
Deixa ver se eu entendi, voce quer fazer um front-end para um backend que voce já tem, isso? E quer fazer em windows forms
ALTAIR148 21/03/2023 12:21:43
#501187
Citação:

:
Deixa ver se eu entendi, voce quer fazer um front-end para um backend que voce já tem, isso? E quer fazer em windows forms



Mais ou menos isso, digo o back-end pois tenho facilidade, comecei o sistema mas o cliente precisa com urgencia, ai vou abandonar o WEB e passar para desktop, sei que muita coisa do backend tenho que mudar, mas eu queria a opinião se roda bem um windows forms com api ou conexao direta com o banco.
NILSONTRES 21/03/2023 12:49:44
#501189
Citação:

mas eu queria a opinião se roda bem um windows forms com api ou conexao direta com o banco


Eu faço isso, API e mysql via google cloud, vai muito bem.
Para o caso de falta de Net nas empresas, fiz um pequeno app Mobile para consultas e pedidos em contingencia digamos assim.
KERPLUNK 21/03/2023 14:00:47
#501193
Citação:

:
:
Deixa ver se eu entendi, voce quer fazer um front-end para um backend que voce já tem, isso? E quer fazer em windows forms

Mais ou menos isso, digo o back-end pois tenho facilidade, comecei o sistema mas o cliente precisa com urgencia, ai vou abandonar o WEB e passar para desktop, sei que muita coisa do backend tenho que mudar, mas eu queria a opinião se roda bem um windows forms com api ou conexao direta com o banco.



Bem, roda normalmente. Muitas vezes até com melhor desempenho e interoperabilidade, já que não tem driver de dados nenhum pra instalar ou usar.

Se está tendo dificuldade em fazer as suas telas Web, já pensou em usar o ChatGPT para adiantar o trabalho? Voce pode descrever seu endpoint para ele, os campos certinhos e ele monta tela pra voce, quase no ponto de copiar e colar e pronto. Bem poucas alterações à fazer. Já fiz um monte de telas assim. Com HTML puro, Angular, React, Razor...
Faça seu login para responder