GAME - MEGA SENHA

JHONIE777 13/01/2016 12:09:11
#456082
Olá todos! Eu sou designer gráfico, resolvi iniciar meus estudos em visual basic esta semana. Estou desenvolvendo um jogo com palavras, baseado no jogo Milion Dollar Password (Mega Senha no Brasil). Gostaria de uma direção de como começar a criar um código que pegue 5 palavras do meu banco de dados e as exiba em uma caixa de texto. No caso vou criar um botão que ao clicar nele a próxima das 5 palavras selecionada é exibida.

Agradeço desde já pela atenção!
OBS: Já criei toda a interface gráfico do jogo (UI), agora é só programar.

Facebook
ACCIOLLY 13/01/2016 12:29:11
#456084
Blz
Que tipo de banco vai utilizar? relacional (Access, MySql, Oracle), arquivos de texto, xml???
Dependendo do tipo existem formas diferentes de se trabalhar.
Você vai precisar entender de SQL caso queira utilizar um banco relacional.
Entender de tipos de dados primitivos (String, Integer, Boolean, ...)
Pra colocar as palavras sorteadas acho interessante vc estudar um pouco de vetores pra elas serem armazenadas quando fizer a pesquisa.
Entender de estruturas de decisão simples e composta (If else e tudo mais)
Entender como comparar Strings e como concatená-las

Bem esse é o basico pelo menos
Té mais
JHONIE777 13/01/2016 12:49:24
#456085
Citação:

:
Blz
Que tipo de banco vai utilizar? relacional (Access, MySql, Oracle), arquivos de texto, xml???
Dependendo do tipo existem formas diferentes de se trabalhar.
Você vai precisar entender de SQL caso queira utilizar um banco relacional.
Entender de tipos de dados primitivos (String, Integer, Boolean, ...)
Pra colocar as palavras sorteadas acho interessante vc estudar um pouco de vetores pra elas serem armazenadas quando fizer a pesquisa.
Entender de estruturas de decisão simples e composta (If else e tudo mais)
Entender como comparar Strings e como concatená-las

Bem esse é o basico pelo menos
Té mais



Obrigado pela atenção ACCIOLLY. Como quero criar apenas um protótipo inicial eu usaria o ACCESS. Eu pensei em criar várias colunas com 5 palavras e criar um código que puxe aleatoriamente uma dessas colunas em cada rodada, seria possível trabalhar nessa linha ou assim vai complicar mais ainda minha vida de newbie? Tu teria alguma apostila que aborde os assuntos acima referidos para indicar? Vlw
ACCIOLLY 13/01/2016 13:36:27
#456089
Cara não tenho apostilas mas podemos te ajudar.
Só precisamos entender um pouco mais desse jogo
Essas cinco palavras tem a ver com algum tema? por que se tiver fica mais fácil (Ao meu ver) vc criar um banco com duas tabelas

Tabela [Ô]Tema[Ô]
cod_Tema (Autonumérico) Chave primária
descricao_Tema (Texto)

Tabela [Ô]Palavra[Ô]
cod_Palavra (Autonumérico) Chave primária
palavra (Texto)
cod_Tema (Numero) Chave estrangeira

Então vc cria um relacionamento entre os atributos Palavra.cod_Tema e Tema.cod_Tema

Acho que não há necessidade de criar uma tabela com cinco colunas só pra guardar essas palavras.

Depois quando for fazer a pesquisa vc pode criar um select com sorteio (SORT)

Sugiro então que faça um banco relacionado como acima e continue postando suas dúvidas posteriores nesse tópico.

Qualquer coisa estamos aí
JHONIE777 13/01/2016 14:03:31
#456091
Citação:

:
Cara não tenho apostilas mas podemos te ajudar.
Só precisamos entender um pouco mais desse jogo
Essas cinco palavras tem a ver com algum tema? por que se tiver fica mais fácil (Ao meu ver) vc criar um banco com duas tabelas

Tabela [Ô]Tema[Ô]
cod_Tema (Autonumérico) Chave primária
descricao_Tema (Texto)

Tabela [Ô]Palavra[Ô]
cod_Palavra (Autonumérico) Chave primária
palavra (Texto)
cod_Tema (Numero) Chave estrangeira

Então vc cria um relacionamento entre os atributos Palavra.cod_Tema e Tema.cod_Tema

Acho que não há necessidade de criar uma tabela com cinco colunas só pra guardar essas palavras.

Depois quando for fazer a pesquisa vc pode criar um select com sorteio (SORT)

Sugiro então que faça um banco relacionado como acima e continue postando suas dúvidas posteriores nesse tópico.

Qualquer coisa estamos aí



Ótimo, já tenho uma base para comçar agora, rsrs obrigado!
Só pra especificar melhor o jogo funciona assim:
Tem que ser jogado entre 2 pessoas, uma delas consegue ver as palavras na tela e a outra está de costas para a tela então não consegue ver as palavras. Cada rodada tem 5 palavras. O jogador 1 (que está vendo as palavras) deve dar dicas ao jogador 2 para que ele adivinhe qual palavra está aparecendo na tela, porém essa dica se limita a só 1 palavra também. Assim que o jogador consegue acertar 1 palavra então passa-se para a próxima. O jogador 1 tem 30 segundos para fazer com que o jogador 2 consiga descobrir todas as 5 palavras. Daí tem a opção de pular e tal mas deixa isso mais pra frente. Para ficar melhor de entender segue um exemplo em vídeo de como funciona o jogo e uma Screenshot da UI que eu criei para a tela do Round:

Vídeo
ACCIOLLY 13/01/2016 14:22:29
#456092
Blz se as palavras não são regidas por um tema, crie apenas a tabela palavra como a que citei antes.

A próxima fase é vc se conectar a esse banco pelo VB.NET

http://www.vbmania.com.br/index.php?modulo=forum&metodo=abrir&id=452885&pagina=1
Nesse post aqui no vbmania eu coloquei uma classe de conexao ao access pelo vb.net dá uma estudada nela.

qualquer coisa estamos aí
JHONIE777 13/01/2016 15:33:45
#456094
Citação:

:
Blz se as palavras não são regidas por um tema, crie apenas a tabela palavra como a que citei antes.

A próxima fase é vc se conectar a esse banco pelo VB.NET

http://www.vbmania.com.br/index.php?modulo=forum&metodo=abrir&id=452885&pagina=1
Nesse post aqui no vbmania eu coloquei uma classe de conexao ao access pelo vb.net dá uma estudada nela.

qualquer coisa estamos aí



Fiz a conexão com o banco de dados, agora pela lógica que se passa pela minha cabeça eu tenho que criar um botão que ao clicar nele seja exibida uma palavra do meu banco de dados aleatoriamente em uma textbox correto?
ACCIOLLY 14/01/2016 11:40:26
#456122
é isso mesmo
No Access se nao me engano pra vc sortear os registro é assim

SELECT TOP 1 palavra FROM TB_Palavras ORDER BY RND(LEN(palavra))


Onde [Ô]TOP 1[Ô] limita em apenas 1 registro (é claro que se colocar TOP 10 limita em 10 registros)
E [Ô]RND(LEN(palavra))[Ô] faz uma busca aleatória no banco

Agora é só colocar o resultado no seu TextBox

Se está usando a classe de conexão que te passei anteriormente, é só fazer assim

Dim conn As New Conexao() [ô]Nova instancia da classe de conexao
[ô]Em apenas uma linha faço a pesquisa e coloco o resultado dentro do textbox
TextBox1.Text = conn.Pesquisar([Ô]SELECT TOP 1 palavra FROM TB_Palavras ORDER BY RND(LEN(palavra))[Ô]).Row(0)([Ô]palavra[Ô]).ToString()


inté
MOUSER 08/02/2016 15:26:24
#457368
Conseguiu um progresso?
Faça seu login para responder