GRADE DE PRODUTOS

RODEGARIUS 26/03/2014 16:05:58
#436557
Pessoal, alguém já montou algum controle de estoque com grade de produtos ????
Eu comecei a montar algumas tabelas aqui relacionadas a isto: Grade_Cor, Grade_Numero, Grade_Tamanho.
Confesso que estou perdido, por exemplo, durante a entrada, onde em uma nota fiscal por exemplo, há produtos que tem grade de estoque e outros não...
Algum ja fez algo parec
ido ?
TUNUSAT 26/03/2014 16:31:41
#436559
RODEGARIUS,

Minha experiência:
Uma vez montei em VB6 um sistema de estoque de armazenagem de amostras por lote. Estas deveriam ficar guardadas e somente seriam requisitadas em caso de algum problema ou processo judicial. Depois de 1 ano de data de validade vencida elas eram removidas e incineradas. Elas eram armazenadas em caixas guardadas em prateleiras especídicas dentro de um depósito isolado (para se evitar roubo).

Não entendi bem o que você quis dizer com a palavra [Ô]grade[Ô] ... [Ô]grades[Ô] seriam propriedades dos produtos armazenados em estoque ou seriam as áreas de armazenamento de produtos, tipo prateleiras?!? Os produtos seriam envelopados, encaixotados, empalletados (colocados em Pallets)?!?

[][ô]s,
Tunusat.
RODEGARIUS 26/03/2014 17:35:02
#436561
Olá TUNUSAT...
a grade que me refiro é a seguinte:
a compra de um calça por exemplo, você teria um produto que poder tamanhos 40, 42, 44, 46, 48...
ou um calçado que teria uma grade de cores, por exemplo: uma sandália de tamanho 38, 40, 42 ,44 ... em cores: vermelho, branco, azul... etc.
é este tipo de grade que me refiro....
O uso de grade é muito comum em loja de roupas e calçados....
TUNUSAT 26/03/2014 18:09:04
#436562
RODEGARIUS,

Okay.
Então eu acho que você pode resolver de várias formas.
Se estes valores forem bem fixos e é certeza que não mudarão, podem ser arrays constantes globais ou propertys somente de leitura.
Podem ser gravados em arquivos fixos tipo [Ô]TXT[Ô] ou [Ô]XML[Ô] e serem lidos ao carregar o programa.
Bom ... tem várias formas ... pode ser um BD com uma tabela só para isto ... não é tão legal assim ...
Legal seria se você puder reaproveitar o máximo estas estruturas.

Vamos pensar em algo.
Mais alguém tem alguma sugestão?

[[ô]]s,
Tunusat.
RODEGARIUS 27/03/2014 08:37:36
#436570
Bem, em princípio pensei no seguinte:
Além da tabela PRODUTOS, será necessária uma tabela para cada tipo de grade, ou seja, GRADE_COR, GRADE_TAMANHO, GRADE_NUMERO e uma outra tabela com os seguintes campos: Id, IdProduto, IdGrade_Cor, IdGrade_Tamanho, IdGrade_Numero, Quantidade.
é nesta última tabela que será armazenado o saldo do produto com sua respectiva grade...
Ainda tem o seguinte detalhe: e se o produto não conter grade, ser um produto simples ? Eu gravaria somente o IdProduto e Quantidade nesta última tabela.
Acho que o caminho seria mais ou menos por aqui...
NILSONTRES 27/03/2014 23:08:06
#436610
Relativo,
Eu tenho um pequeno sistema de lojas de roupa, eu trato simplesmente como um novo produto, isso porque o codigo de barras é outro, sendo assim um novo item.
Agora se for o mesmo codbar, ai sim.

RODEGARIUS 28/03/2014 08:33:13
#436624
Verdade NILSONTRES, realmente é relativo.....
Mas há casos em lojas de sapato onde a compra é feita por grade, ou seja, vc não compra como por exemplo: eu quero comprar 2 pares do tamanho 36 na cor verde e 5 pares do tamanho 40 na branca...
Vc simplesmente compra uma grade de produtos. Isto ainda, sem dizer que na nota fiscal de compra não vem especificado o tamanho, cor ou número.
Mas há também na loja de roupas algumas compras de produtos que são genéricos e não tem código de barras. Geralmente são compradas várias blusas de estampas diferentes. Tecnicamente dizendo seria bom se cada blusa fosse um produto diferente, mas imagine só o tamanho da tabela de cadastro de produtos....
Bem, da forma como estou criando as tabelas, já dá pra resolver tranquilamente o problema de grade única, ou seja, o produto tem grade de COR, ou TAMANHO ou NÚMERO. Agora, quando eu tiver que pensar numa grade com COR e TAMANHO por exemplo, o negócio será mais complicado, pois terei que fazer uma [Ô]planilha[Ô] de vínculo cruzado. Este cenário seria para calçados, onde a grade [Ô]dupla[Ô] seria para controlar a COR e o TAMANHO do produto.
NILSONTRES 28/03/2014 12:48:10
#436649
Citação:

Mas há casos em lojas de sapato


Pois é, estou pensando em algo para esse segmento, calçados, nesse caso acho que vem um unico código, com tamanhos e cores.
Certinho RODEGARIUS.

GUIMORAES 28/03/2014 14:14:19
#436653
Bom, deixa eu refrescar sua memória.
Pense em um método simples, uma grade nada mais é que uma matriz, onde você armazena coluna x linhas.

Se um produto possui varias grades, é necessário que você crie uma forma de identificar a grade para aquele produto. Como fazer isto de forma simples, e melhor, de uma forma que você possa reutilizar seu código?

Vamos supor um cadastro de produto, irei demonstrar abaixo.

|CODIGO| NOME | QTD | PRECO| GRADE_COLUNA | GRADE_LINHA | GRADE_QTD| - Estas são as colunas do meu banco de dados.
|0000001| TESTE 1 | 4 | 1,00 | [PRETO],[AMARELO] | [38],[36],[34] | [PRETO,38=2],[PRETO,36=0],[PRETO,34=0],[AMARELO,38=2],[AMARELO,36=0],[AMARELO,34=0]

Bom, neste produto eu possuo uma grade de coluna, onde eu criei a cor, poderia ser a numeração também, você pode fazer isto de forma dinâmica, como utilizar um datagridview, deixando o usuário criar sua própria grade.
Desta forma você não tem que fazer muita modificação em seu software, crie uma tela para cadastrar as colunas e as linhas (x e y) em um datagridview, de forma que o usuário possa ir digitando os valores desejados, na coluna e linha desejada.
Após isto basta percorrer a grid, transformar ela na forma que citei acima e gravar na base, e quando for carregar é só fazer o processo inverso para carregar a grade.
Com isto você pode escolher se o produto possui ou não uma grade, sendo opcional.

Você pode usar a mesma analogia para vender, dar entrada, basta usar a criatividade.


FPRADO 11/04/2014 09:28:47
#437186
Olha... eu trabalho a muito tempo com sistemas e abandonei a ideia de grade porque na NFe e no ECF cada produto tem que ser tratado individualmente, então acaba atrapalhando a logica de grade, mas talvez você possa adaptar alguma solução que resolva essa questao
Faça seu login para responder